Entre novas e velhas distopias: admirável livro novo

Acompanha produto educacional

Autor principal: Pires, Priscila Aparecida Borges Ferreira
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1913
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-1913
recordtype dspace
spelling riut-1-19132016-12-20T05:01:07Z Entre novas e velhas distopias: admirável livro novo Between old and new dystopias: brave new book Pires, Priscila Aparecida Borges Ferreira Menon, Maurício Cesar http://lattes.cnpq.br/0277021640443026 Menon, Maurício Cesar Vieira, Miguel Heitor Braga Oliveira, Marilu Martens Comunicação de massa e literatura Distopias na literatura Literatura - Estudo e ensino Literatura e tecnologia Tecnologia da informação Mass media and literature Dystopias in literature Literature - Study and teaching Literature and technology Information technology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Acompanha produto educacional This dissertation presents the results of a bibliographic and exploratory research, with the main focus is the work with best-sellers and literature teaching in a school of Cornélio Procópio-PR. The main research topics are: mass literature, dystopia, technology and literature teaching. These issues have a theoretical research that underlies them and which is the foundation for the elaboration of activities presented, substantiate mainly on texts of Adorno; Horkheimer (2009), Candido (2002), Cosson (2012), Clayes (2013) and Eco (2011). The question that orients is, in which way guided reading of mass literature, appreciated and known by the students, could contribute to the formation of classical literature readers. Thus, the main aim of this work is to form readers of proposal literature (ECO, 2011). This text versa, therefore, on the website and fan page built Brave New book as an educational product, of the activities undertaken and applied during the stage of the Master program, used as the main corpus the best-seller The Hunger Games of Susanne Collins and The Dystopia 1984 of George Orwell. So, the data collected shows the importance of a teaching of literature that starts of reads chosen and performed by the students, showing possibilities of an effective training readers. A presente dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa de caráter bibliográfico e exploratório, tendo como principal enfoque o trabalho com best-sellers e ensino de literatura em uma escola de Cornélio Procópio-PR. Os temas principais dessa pesquisa são: literatura de massa, distopia, tecnologias e ensino de literatura. Esses temas possuem uma pesquisa teórica que os fundamenta e que é o alicerce para a elaboração das atividades apresentadas, calcadas principalmente em textos de Adorno; Horkheimer (2009), Candido (2002), Cosson (2012), Clayes (2013) e Eco (2011). A questão que norteia este trabalho é de que maneira a leitura orientada da literatura de massa, apreciada e conhecida pelos alunos, poderia contribuir para a formação de leitores de literatura clássica. Portanto, o principal objetivo do presente trabalho é o de contribuir para a formação de leitores de literatura de proposta (ECO,2011). Este texto versa, por conseguinte, sobre o website e a fan page Admirável Livro Novo construído como produto educacional, das atividades realizadas e aplicadas durante o estágio do programa de Mestrado, utilizando como corpus principal o best-seller Jogos Vorazes, de Susanne Collins, e a distopia 1984 de George Orwell. Assim, os dados coletados revelam a importância de um ensino de literatura que parta de leituras escolhidas e realizadas pelos alunos, evidenciando possibilidades de uma efetiva formação de leitores. 2016-12-19T12:27:49Z 2016-12-19T12:27:49Z 2016-06-18 masterThesis PIRES, Priscila Aparecida Borges Ferreira. Entre novas e velhas distopias: admirável livro novo. 2016. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina. 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1913 por openAccess application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Comunicação de massa e literatura
Distopias na literatura
Literatura - Estudo e ensino
Literatura e tecnologia
Tecnologia da informação
Mass media and literature
Dystopias in literature
Literature - Study and teaching
Literature and technology
Information technology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Comunicação de massa e literatura
Distopias na literatura
Literatura - Estudo e ensino
Literatura e tecnologia
Tecnologia da informação
Mass media and literature
Dystopias in literature
Literature - Study and teaching
Literature and technology
Information technology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Pires, Priscila Aparecida Borges Ferreira
Entre novas e velhas distopias: admirável livro novo
description Acompanha produto educacional
format Dissertação
author Pires, Priscila Aparecida Borges Ferreira
author_sort Pires, Priscila Aparecida Borges Ferreira
title Entre novas e velhas distopias: admirável livro novo
title_short Entre novas e velhas distopias: admirável livro novo
title_full Entre novas e velhas distopias: admirável livro novo
title_fullStr Entre novas e velhas distopias: admirável livro novo
title_full_unstemmed Entre novas e velhas distopias: admirável livro novo
title_sort entre novas e velhas distopias: admirável livro novo
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2016
citation PIRES, Priscila Aparecida Borges Ferreira. Entre novas e velhas distopias: admirável livro novo. 2016. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina. 2016.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1913
_version_ 1805304106673242112
score 10,814766