Projeto Genus: uma ferramenta pedagógica para auxiliar no processo ensino-aprendizagem de genética

Acompanha: Manual do usuário do produto pedagógico Projeto Genus

Autor principal: Doliveira, Helio Sylvestre Dias
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1923
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-1923
recordtype dspace
spelling riut-1-19232017-01-25T18:36:44Z Projeto Genus: uma ferramenta pedagógica para auxiliar no processo ensino-aprendizagem de genética Genus project: an educational object to assist in the process of learning and teaching genetics Doliveira, Helio Sylvestre Dias Bezerra Júnior, Arandi Ginane http://lattes.cnpq.br/7811492311173264 Bezerra Júnior, Arandi Ginane Miquelin, Charlie Antoni Krieger, Marco Aurelio Genética - Estudo e ensino Mendel, Lei de Jogos educativos Professores e alunos Aprendizagem Prática de ensino Tecnologia educacional Ciência - Estudo e ensino Genetics - Study and teaching Mendel's law Educational games Teacher-student relationships Learning Student teaching Educational technology Science - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Acompanha: Manual do usuário do produto pedagógico Projeto Genus This work aims at the production of an educational object based on a game platform, entitled Genus Project. Our objective is to support and facilitate the understanding of classical mendelian genetics. This project is under a Professional Masters’ program in Scientific, Educational and Technological Formation – PPGFCET – at the Federal University of Technology, Paraná (UTFPR). Game platforms constitute important educational objects and motivational strategies to stimulate students’ learning. Games can also be considered as alternative proposals for the teaching of diverse aspects of scientific knowledge; in addition, they provide high quality interaction between students and teachers, encouraging cooperative relations between them. From the educational aspect, we focused on meaningful learning and active learning methodologies as pedagogical principles for the teaching of classical mendelian genetics at high school level. Hereditary phenomena are often pointed out as a especially difficult subject in the learning of genetics. Therefore, the Genus Project was developed in order to present alternatives to overcome those difficulties by establishing a science fiction scenario for the game – which is inspired by concepts of "gamification" – including traditional exercises and problems in genetics. In this way, the game stimulates students’ interaction, and promotes educational strategies to empower students and make them protagonists of their own learning process. O presente trabalho tem por objetivo a produção de um objeto educacional no formato de jogo didático, intitulado Projeto Genus, que constitui material de apoio e recurso facilitador para a compreensão da Genética mendeliana clássica. Este jogo é o produto referente a mestrado profissional desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica – PPGFCET – da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Parte-se da constatação que a compreensão dos fenômenos hereditários é constantemente referenciada como ponto de grandes dificuldades no ensino de biologia, particularmente o ensino de genética. O Projeto Genus foi concebido enquanto proposta metodológica e elemento motivacional para instigar uma prática de ensino visando à construção do conhecimento científico em contexto que proporciona uma interação de maior qualidade entre alunos e professores, estimulando relações cooperativas. Considerando o aspecto educacional, foram utilizados como princípios pedagógicos norteadores a aprendizagem significativa e as metodologias ativas aplicadas na fixação dos conhecimentos teóricos a respeito da genética mendeliana clássica trabalhada no ensino médio. A dinâmica do jogo inclui elementos que remetem à ficção científica e é inspirada em conceitos de “gamificação”. São apresentadas evidências, a partir da utilização do Projeto Genus em sala de aula, de que o jogo constitui material didático com potencial de ser utilizado em aulas genética, fomentando a interação entre professor e alunos no sentido de promover o protagonismo destes no processo educativo. 2016-12-22T12:11:09Z 2016-12-22T12:11:09Z 2015-12-18 masterThesis DOLIVEIRA, Helio Sylvestre Dias. Projeto Genus: uma ferramenta pedagógica para auxiliar no processo ensino-aprendizagem de genética. 2015. 109 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1923 por openAccess An error occurred getting the license - uri. application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Genética - Estudo e ensino
Mendel, Lei de
Jogos educativos
Professores e alunos
Aprendizagem
Prática de ensino
Tecnologia educacional
Ciência - Estudo e ensino
Genetics - Study and teaching
Mendel's law
Educational games
Teacher-student relationships
Learning
Student teaching
Educational technology
Science - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Genética - Estudo e ensino
Mendel, Lei de
Jogos educativos
Professores e alunos
Aprendizagem
Prática de ensino
Tecnologia educacional
Ciência - Estudo e ensino
Genetics - Study and teaching
Mendel's law
Educational games
Teacher-student relationships
Learning
Student teaching
Educational technology
Science - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Doliveira, Helio Sylvestre Dias
Projeto Genus: uma ferramenta pedagógica para auxiliar no processo ensino-aprendizagem de genética
description Acompanha: Manual do usuário do produto pedagógico Projeto Genus
format Dissertação
author Doliveira, Helio Sylvestre Dias
author_sort Doliveira, Helio Sylvestre Dias
title Projeto Genus: uma ferramenta pedagógica para auxiliar no processo ensino-aprendizagem de genética
title_short Projeto Genus: uma ferramenta pedagógica para auxiliar no processo ensino-aprendizagem de genética
title_full Projeto Genus: uma ferramenta pedagógica para auxiliar no processo ensino-aprendizagem de genética
title_fullStr Projeto Genus: uma ferramenta pedagógica para auxiliar no processo ensino-aprendizagem de genética
title_full_unstemmed Projeto Genus: uma ferramenta pedagógica para auxiliar no processo ensino-aprendizagem de genética
title_sort projeto genus: uma ferramenta pedagógica para auxiliar no processo ensino-aprendizagem de genética
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2016
citation DOLIVEIRA, Helio Sylvestre Dias. Projeto Genus: uma ferramenta pedagógica para auxiliar no processo ensino-aprendizagem de genética. 2015. 109 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1923
_version_ 1805296845020200960
score 10,814766