Gestão de custos de reparo de componentes aeronáuticos baseada em confiabilidade
To reduce maintenance costs on aircrafts operators can list the components installed in an airplane and removed after a short time in service, analyzing the root cause of the short life in service and correcting that problem. By automating this process, operators can get results quickly and identify...
Autor principal: | Jacobs, Rodrigo Carlos |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19238 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-19238 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-192382020-11-23T14:40:04Z Gestão de custos de reparo de componentes aeronáuticos baseada em confiabilidade Reliability based cost management of aeronautical repairable components Jacobs, Rodrigo Carlos Rodrigues, Marcelo Nogueira, Rozana Rodrigues, Marcelo Rigoni, Emerson Salata, Carlos Henrique Karam Nogueira, Rozana Manutenção Aeronaves - Manutenção e reparos Localização de falhas (Engenharia) Controle de estoque Maintenance Airships - Maintenance and repair Fault location (Engineering) Inventory control CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO To reduce maintenance costs on aircrafts operators can list the components installed in an airplane and removed after a short time in service, analyzing the root cause of the short life in service and correcting that problem. By automating this process, operators can get results quickly and identify root causes sooner. Outsourcing the rotable inventory by a fixed price per hour is a solution to eliminate the risks for operators and reduce the management costs. However, this business by itself is not a guarantee to eliminate the short life units, still affecting directly the airline's business. This scenario demands a joint effort to reduce risks and optimize resources for both sides, leaded now by the inventory providers. Componentes instalados em uma aeronave e removidos em um curto espaço de tempo podem ser listados por operadores de linhas aéreas com o objetivo de reduzir custos de manutenção, a serem analisadas as causas do curto ciclo de vida e intervindo na causa raiz. A automatização desse processo pode gerar resultados a curto prazo na identificação das causas antes de eventuais falhas. A terceirização do estoque de reparáveis por uma taxa fixa por hora de voo é uma solução para estabilizar o fluxo de caixa para operadores que também reduz os custos de gestão de estoque. Entretanto eventos de falhas prematuras não são evitados por esse tipo de serviço, mantendo-se a aviação comercial ainda exposta aos prejuízos financeiros por esse modo de falha. Propõe-se uma parceria para reduzir os riscos de perdas por falhas e otimizar recursos para ambos os lados, liderado agora pelos fornecedores de estoque de reparáveis. Como resultado se tem uma maior disponibilidade de aeronaves e uma manutenção mais eficiente para os clientes, e para o fornecedor um produto mais barato e competitivo no mercado, além de mais rentável pelo estoque otimizado com menos remoções. 2020-11-23T14:40:04Z 2020-11-23T14:40:04Z 2017-03-28 specializationThesis JACOBS, Rodrigo Carlos. Gestão de custos de reparo de componentes aeronáuticos baseada em confiabilidade. 2017. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gerência de Manutenção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19238 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especialização em Gerência de Manutenção UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Manutenção Aeronaves - Manutenção e reparos Localização de falhas (Engenharia) Controle de estoque Maintenance Airships - Maintenance and repair Fault location (Engineering) Inventory control CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO |
spellingShingle |
Manutenção Aeronaves - Manutenção e reparos Localização de falhas (Engenharia) Controle de estoque Maintenance Airships - Maintenance and repair Fault location (Engineering) Inventory control CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO Jacobs, Rodrigo Carlos Gestão de custos de reparo de componentes aeronáuticos baseada em confiabilidade |
description |
To reduce maintenance costs on aircrafts operators can list the components installed in an airplane and removed after a short time in service, analyzing the root cause of the short life in service and correcting that problem. By automating this process, operators can get results quickly and identify root causes sooner. Outsourcing the rotable inventory by a fixed price per hour is a solution to eliminate the risks for operators and reduce the management costs. However, this business by itself is not a guarantee to eliminate the short life units, still affecting directly the airline's business. This scenario demands a joint effort to reduce risks and optimize resources for both sides, leaded now by the inventory providers. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Jacobs, Rodrigo Carlos |
author_sort |
Jacobs, Rodrigo Carlos |
title |
Gestão de custos de reparo de componentes aeronáuticos baseada em confiabilidade |
title_short |
Gestão de custos de reparo de componentes aeronáuticos baseada em confiabilidade |
title_full |
Gestão de custos de reparo de componentes aeronáuticos baseada em confiabilidade |
title_fullStr |
Gestão de custos de reparo de componentes aeronáuticos baseada em confiabilidade |
title_full_unstemmed |
Gestão de custos de reparo de componentes aeronáuticos baseada em confiabilidade |
title_sort |
gestão de custos de reparo de componentes aeronáuticos baseada em confiabilidade |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
JACOBS, Rodrigo Carlos. Gestão de custos de reparo de componentes aeronáuticos baseada em confiabilidade. 2017. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gerência de Manutenção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19238 |
_version_ |
1805312569905250304 |
score |
10,814766 |