Análise do processo de change management utilizando as boas práticas do ITIL
The target of this study is providing an assessment of the maturity level concerning the Change Management process of evaluated company. To achieve the proposed objective an analysis was made based on the ITIL - Information Technology Infrastructure Library framework, which was used for the process...
Autor principal: | Santos, André Luiz Altheia de Mattos |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19393 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-19393 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-193932020-11-23T19:17:53Z Análise do processo de change management utilizando as boas práticas do ITIL Santos, André Luiz Altheia de Mattos Graeml, Alexandre Reis Governança corporativa Gerenciamento de níveis de serviço Software Corporate governance Service-level agreements Computer software Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação The target of this study is providing an assessment of the maturity level concerning the Change Management process of evaluated company. To achieve the proposed objective an analysis was made based on the ITIL - Information Technology Infrastructure Library framework, which was used for the process maturity classification. A questionnaire was applied to the services management team, the classification involved five dimensions of PMF: Vision and Guidance, Processes, People, Tools, and Culture. Based on these questions directed to the team, the result was identified as level 2 and defined as repetitive. Improvements were suggested in order to raise the level of maturity of the process. O objetivo geral deste trabalho é avaliar o atual nível de maturidade no processo de Gerenciamento de Mudanças, da empresa avaliada, com base no PMF (Process Maturity Framework) do ITIL (Information Technology Infraestructure Library). Para se atingir o objetivo proposto, utilizou-se a metodologia de estudo de caso. Como procedimentos metodológicos utilizaram-se a revisão bibliográfica e documental, e a aplicação de um questionário. O questionário foi aplicado a um conjunto de profissionais da equipe de gerenciamento de serviços. A classificação teve como base as cinco dimensões do PMF: Visão e Orientação, Processos, Pessoas, Ferramentas e Cultura. Por meio das perguntas direcionadas à equipe, identificou-se o nível 2 ou seja repetitivo. A partir da análise dos dados foram sugeridas melhorias com o intuito de elevar o nível de maturidade do processo. 2020-11-23T19:17:53Z 2020-11-23T19:17:53Z 2013-08-26 specializationThesis SANTOS, André Luiz Altheia de Mattos . Análise do processo de change management utilizando as boas práticas do ITIL. 2013. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19393 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Departamento Acadêmico de Eletrônica |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Governança corporativa Gerenciamento de níveis de serviço Software Corporate governance Service-level agreements Computer software Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação |
spellingShingle |
Governança corporativa Gerenciamento de níveis de serviço Software Corporate governance Service-level agreements Computer software Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação Santos, André Luiz Altheia de Mattos Análise do processo de change management utilizando as boas práticas do ITIL |
description |
The target of this study is providing an assessment of the maturity level concerning the Change Management process of evaluated company. To achieve the proposed objective an analysis was made based on the ITIL - Information Technology Infrastructure Library framework, which was used for the process maturity classification. A questionnaire was applied to the services management team, the classification involved five dimensions of PMF: Vision and Guidance, Processes, People, Tools, and Culture. Based on these questions directed to the team, the result was identified as level 2 and defined as repetitive. Improvements were suggested in order to raise the level of maturity of the process. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Santos, André Luiz Altheia de Mattos |
author_sort |
Santos, André Luiz Altheia de Mattos |
title |
Análise do processo de change management utilizando as boas práticas do ITIL |
title_short |
Análise do processo de change management utilizando as boas práticas do ITIL |
title_full |
Análise do processo de change management utilizando as boas práticas do ITIL |
title_fullStr |
Análise do processo de change management utilizando as boas práticas do ITIL |
title_full_unstemmed |
Análise do processo de change management utilizando as boas práticas do ITIL |
title_sort |
análise do processo de change management utilizando as boas práticas do itil |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
SANTOS, André Luiz Altheia de Mattos . Análise do processo de change management utilizando as boas práticas do ITIL. 2013. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19393 |
_version_ |
1805315800512331776 |
score |
10,814766 |