Análise do processo de change management utilizando as boas práticas do ITIL

The target of this study is providing an assessment of the maturity level concerning the Change Management process of evaluated company. To achieve the proposed objective an analysis was made based on the ITIL - Information Technology Infrastructure Library framework, which was used for the process...

ver descrição completa

Autor principal: Santos, André Luiz Altheia de Mattos
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19393
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-19393
recordtype dspace
spelling riut-1-193932020-11-23T19:17:53Z Análise do processo de change management utilizando as boas práticas do ITIL Santos, André Luiz Altheia de Mattos Graeml, Alexandre Reis Governança corporativa Gerenciamento de níveis de serviço Software Corporate governance Service-level agreements Computer software Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação The target of this study is providing an assessment of the maturity level concerning the Change Management process of evaluated company. To achieve the proposed objective an analysis was made based on the ITIL - Information Technology Infrastructure Library framework, which was used for the process maturity classification. A questionnaire was applied to the services management team, the classification involved five dimensions of PMF: Vision and Guidance, Processes, People, Tools, and Culture. Based on these questions directed to the team, the result was identified as level 2 and defined as repetitive. Improvements were suggested in order to raise the level of maturity of the process. O objetivo geral deste trabalho é avaliar o atual nível de maturidade no processo de Gerenciamento de Mudanças, da empresa avaliada, com base no PMF (Process Maturity Framework) do ITIL (Information Technology Infraestructure Library). Para se atingir o objetivo proposto, utilizou-se a metodologia de estudo de caso. Como procedimentos metodológicos utilizaram-se a revisão bibliográfica e documental, e a aplicação de um questionário. O questionário foi aplicado a um conjunto de profissionais da equipe de gerenciamento de serviços. A classificação teve como base as cinco dimensões do PMF: Visão e Orientação, Processos, Pessoas, Ferramentas e Cultura. Por meio das perguntas direcionadas à equipe, identificou-se o nível 2 ou seja repetitivo. A partir da análise dos dados foram sugeridas melhorias com o intuito de elevar o nível de maturidade do processo. 2020-11-23T19:17:53Z 2020-11-23T19:17:53Z 2013-08-26 specializationThesis SANTOS, André Luiz Altheia de Mattos . Análise do processo de change management utilizando as boas práticas do ITIL. 2013. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19393 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Departamento Acadêmico de Eletrônica
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Governança corporativa
Gerenciamento de níveis de serviço
Software
Corporate governance
Service-level agreements
Computer software
Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação
spellingShingle Governança corporativa
Gerenciamento de níveis de serviço
Software
Corporate governance
Service-level agreements
Computer software
Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação
Santos, André Luiz Altheia de Mattos
Análise do processo de change management utilizando as boas práticas do ITIL
description The target of this study is providing an assessment of the maturity level concerning the Change Management process of evaluated company. To achieve the proposed objective an analysis was made based on the ITIL - Information Technology Infrastructure Library framework, which was used for the process maturity classification. A questionnaire was applied to the services management team, the classification involved five dimensions of PMF: Vision and Guidance, Processes, People, Tools, and Culture. Based on these questions directed to the team, the result was identified as level 2 and defined as repetitive. Improvements were suggested in order to raise the level of maturity of the process.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Santos, André Luiz Altheia de Mattos
author_sort Santos, André Luiz Altheia de Mattos
title Análise do processo de change management utilizando as boas práticas do ITIL
title_short Análise do processo de change management utilizando as boas práticas do ITIL
title_full Análise do processo de change management utilizando as boas práticas do ITIL
title_fullStr Análise do processo de change management utilizando as boas práticas do ITIL
title_full_unstemmed Análise do processo de change management utilizando as boas práticas do ITIL
title_sort análise do processo de change management utilizando as boas práticas do itil
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation SANTOS, André Luiz Altheia de Mattos . Análise do processo de change management utilizando as boas práticas do ITIL. 2013. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19393
_version_ 1805315800512331776
score 10,814766