Contribuições das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem na alfabetização dos alunos do ensino fundamental
Com as tecnologias cada dia mais presente em todos os lugares e em praticamente em tudo que fazemos, principalmente nos espaços escolares, é preciso que a escola e o professor do ensino fundamental estejam preparados para serem colaboradores e mediadores de uma aprendizagem mais significativa para c...
Autor principal: | Pauluk, Solange Daufembach Esser |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19405 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-19405 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-194052020-11-23T19:18:08Z Contribuições das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem na alfabetização dos alunos do ensino fundamental Pauluk, Solange Daufembach Esser Silva, Christian Luiz da Estratégias de aprendizagem Tecnologia da informação Inovações educacionais Tecnologia educacional Learning strategies Information technology Educational innovations Educational technology Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação Com as tecnologias cada dia mais presente em todos os lugares e em praticamente em tudo que fazemos, principalmente nos espaços escolares, é preciso que a escola e o professor do ensino fundamental estejam preparados para serem colaboradores e mediadores de uma aprendizagem mais significativa para com o estudante que cada vez mais necessita de subsídios para lidar com a avalanche de inovações e conhecimentos no início da alfabetização. Assim, surgem dúvidas pertinentes sobre como identificar as contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem dos alunos de 1º e 2º anos do Ciclo 1 no Ensino Fundamental. Portanto, os objetivos propostos neste trabalho foram de identificar e avaliar tais contribuições na fase da alfabetização, identificar a autonomia tecnológica e explorar usos criativos da tecnologia educacional utilizados no ambiente escolar pesquisado. Para isso se utilizou do método de abordagem dedutivo, partindo de análise qualitativa dos dados, o estudo exploratório e a técnica da observação participante. O acesso à tecnologia contribui para a formação de indivíduos “proativos”, de maneira crítica e de criativas soluções, agregando indivíduos pensantes para construir conhecimento, interagem e integra os diferentes conteúdos, proporciona o acesso a diferentes usos sociais da leitura e escrita, dando significado a aprendizagem, possibilitando escolhas e exigência da qualidade do que lhe é oferecido. 2020-11-23T19:18:08Z 2020-11-23T19:18:08Z 2013-08-26 specializationThesis PAULUK, Solange Daufembach Esser. Contribuições das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem na alfabetização dos alunos do ensino fundamental. 2013. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19405 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Departamento Acadêmico de Eletrônica |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Estratégias de aprendizagem Tecnologia da informação Inovações educacionais Tecnologia educacional Learning strategies Information technology Educational innovations Educational technology Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação |
spellingShingle |
Estratégias de aprendizagem Tecnologia da informação Inovações educacionais Tecnologia educacional Learning strategies Information technology Educational innovations Educational technology Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação Pauluk, Solange Daufembach Esser Contribuições das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem na alfabetização dos alunos do ensino fundamental |
description |
Com as tecnologias cada dia mais presente em todos os lugares e em praticamente em tudo que fazemos, principalmente nos espaços escolares, é preciso que a escola e o professor do ensino fundamental estejam preparados para serem colaboradores e mediadores de uma aprendizagem mais significativa para com o estudante que cada vez mais necessita de subsídios para lidar com a avalanche de inovações e conhecimentos no início da alfabetização. Assim, surgem dúvidas pertinentes sobre como identificar as contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem dos alunos de 1º e 2º anos do Ciclo 1 no Ensino Fundamental. Portanto, os objetivos propostos neste trabalho foram de identificar e avaliar tais contribuições na fase da alfabetização, identificar a autonomia tecnológica e explorar usos criativos da tecnologia educacional utilizados no ambiente escolar pesquisado. Para isso se utilizou do método de abordagem dedutivo, partindo de análise qualitativa dos dados, o estudo exploratório e a técnica da observação participante. O acesso à tecnologia contribui para a formação de indivíduos “proativos”, de maneira crítica e de criativas soluções, agregando indivíduos pensantes para construir conhecimento, interagem e integra os diferentes conteúdos, proporciona o acesso a diferentes usos sociais da leitura e escrita, dando significado a aprendizagem, possibilitando escolhas e exigência da qualidade do que lhe é oferecido. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Pauluk, Solange Daufembach Esser |
author_sort |
Pauluk, Solange Daufembach Esser |
title |
Contribuições das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem na alfabetização dos alunos do ensino fundamental |
title_short |
Contribuições das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem na alfabetização dos alunos do ensino fundamental |
title_full |
Contribuições das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem na alfabetização dos alunos do ensino fundamental |
title_fullStr |
Contribuições das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem na alfabetização dos alunos do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Contribuições das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem na alfabetização dos alunos do ensino fundamental |
title_sort |
contribuições das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem na alfabetização dos alunos do ensino fundamental |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
PAULUK, Solange Daufembach Esser. Contribuições das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem na alfabetização dos alunos do ensino fundamental. 2013. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19405 |
_version_ |
1805308706020130816 |
score |
10,814766 |