Contribuições das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem na alfabetização dos alunos do ensino fundamental

Com as tecnologias cada dia mais presente em todos os lugares e em praticamente em tudo que fazemos, principalmente nos espaços escolares, é preciso que a escola e o professor do ensino fundamental estejam preparados para serem colaboradores e mediadores de uma aprendizagem mais significativa para c...

ver descrição completa

Autor principal: Pauluk, Solange Daufembach Esser
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19405
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-19405
recordtype dspace
spelling riut-1-194052020-11-23T19:18:08Z Contribuições das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem na alfabetização dos alunos do ensino fundamental Pauluk, Solange Daufembach Esser Silva, Christian Luiz da Estratégias de aprendizagem Tecnologia da informação Inovações educacionais Tecnologia educacional Learning strategies Information technology Educational innovations Educational technology Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação Com as tecnologias cada dia mais presente em todos os lugares e em praticamente em tudo que fazemos, principalmente nos espaços escolares, é preciso que a escola e o professor do ensino fundamental estejam preparados para serem colaboradores e mediadores de uma aprendizagem mais significativa para com o estudante que cada vez mais necessita de subsídios para lidar com a avalanche de inovações e conhecimentos no início da alfabetização. Assim, surgem dúvidas pertinentes sobre como identificar as contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem dos alunos de 1º e 2º anos do Ciclo 1 no Ensino Fundamental. Portanto, os objetivos propostos neste trabalho foram de identificar e avaliar tais contribuições na fase da alfabetização, identificar a autonomia tecnológica e explorar usos criativos da tecnologia educacional utilizados no ambiente escolar pesquisado. Para isso se utilizou do método de abordagem dedutivo, partindo de análise qualitativa dos dados, o estudo exploratório e a técnica da observação participante. O acesso à tecnologia contribui para a formação de indivíduos “proativos”, de maneira crítica e de criativas soluções, agregando indivíduos pensantes para construir conhecimento, interagem e integra os diferentes conteúdos, proporciona o acesso a diferentes usos sociais da leitura e escrita, dando significado a aprendizagem, possibilitando escolhas e exigência da qualidade do que lhe é oferecido. 2020-11-23T19:18:08Z 2020-11-23T19:18:08Z 2013-08-26 specializationThesis PAULUK, Solange Daufembach Esser. Contribuições das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem na alfabetização dos alunos do ensino fundamental. 2013. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19405 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Departamento Acadêmico de Eletrônica
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Estratégias de aprendizagem
Tecnologia da informação
Inovações educacionais
Tecnologia educacional
Learning strategies
Information technology
Educational innovations
Educational technology
Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação
spellingShingle Estratégias de aprendizagem
Tecnologia da informação
Inovações educacionais
Tecnologia educacional
Learning strategies
Information technology
Educational innovations
Educational technology
Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação
Pauluk, Solange Daufembach Esser
Contribuições das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem na alfabetização dos alunos do ensino fundamental
description Com as tecnologias cada dia mais presente em todos os lugares e em praticamente em tudo que fazemos, principalmente nos espaços escolares, é preciso que a escola e o professor do ensino fundamental estejam preparados para serem colaboradores e mediadores de uma aprendizagem mais significativa para com o estudante que cada vez mais necessita de subsídios para lidar com a avalanche de inovações e conhecimentos no início da alfabetização. Assim, surgem dúvidas pertinentes sobre como identificar as contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino e aprendizagem dos alunos de 1º e 2º anos do Ciclo 1 no Ensino Fundamental. Portanto, os objetivos propostos neste trabalho foram de identificar e avaliar tais contribuições na fase da alfabetização, identificar a autonomia tecnológica e explorar usos criativos da tecnologia educacional utilizados no ambiente escolar pesquisado. Para isso se utilizou do método de abordagem dedutivo, partindo de análise qualitativa dos dados, o estudo exploratório e a técnica da observação participante. O acesso à tecnologia contribui para a formação de indivíduos “proativos”, de maneira crítica e de criativas soluções, agregando indivíduos pensantes para construir conhecimento, interagem e integra os diferentes conteúdos, proporciona o acesso a diferentes usos sociais da leitura e escrita, dando significado a aprendizagem, possibilitando escolhas e exigência da qualidade do que lhe é oferecido.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Pauluk, Solange Daufembach Esser
author_sort Pauluk, Solange Daufembach Esser
title Contribuições das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem na alfabetização dos alunos do ensino fundamental
title_short Contribuições das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem na alfabetização dos alunos do ensino fundamental
title_full Contribuições das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem na alfabetização dos alunos do ensino fundamental
title_fullStr Contribuições das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem na alfabetização dos alunos do ensino fundamental
title_full_unstemmed Contribuições das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem na alfabetização dos alunos do ensino fundamental
title_sort contribuições das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem na alfabetização dos alunos do ensino fundamental
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation PAULUK, Solange Daufembach Esser. Contribuições das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem na alfabetização dos alunos do ensino fundamental. 2013. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19405
_version_ 1805308706020130816
score 10,814766