Personalização de software como fator estratégico

This work presents a critical approach to the process of software customization in relation to the strategic management of companies, aiming to understand how these concepts relate and which is the best approach to the process, during the development are explained concepts related to information tec...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Pedro Luiz Moreira da
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19434
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-19434
recordtype dspace
spelling riut-1-194342020-11-23T19:18:57Z Personalização de software como fator estratégico Software customization as strategic factor Silva, Pedro Luiz Moreira da Corso, Jansen Maia Del Miziara, Alexandre Jorge Corso, Jansen Maia Del . Planejamento estratégico Software - Desenvolvimento Concorrência Gerenciamento de configurações de software Strategic planning Computer software - Development Competition Software configuration management CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE This work presents a critical approach to the process of software customization in relation to the strategic management of companies, aiming to understand how these concepts relate and which is the best approach to the process, during the development are explained concepts related to information technology, such as Hardware and software, and also how the software is distributed and sold. Concepts related to strategic management, such as strategy, competitive advantage and strategic administration process, are also discussed. In addition, the main ways of personalizing the software are demonstrated, as well as the advantages and disadvantages of each method. Fit and what results they can bring. We also carried out a case study of a company that used one of the methods of software customization, the purpose of this study was to demonstrate the effects of this process in a real scenario. As a conclusion is provided a view of the potential for generating advantage that the customization process can bring. Este trabalho apresenta uma abordagem crítica do processo de personalização de software em relação a gestão estratégica das empresas, com objetivo de entender como estes conceitos se relacionam e qual a melhor abordagem ao processo, durante o desenvolvimento são pontuados conceitos relativos a tecnologia da informação, como Hardware e software, e também como os softwares são distribuídos e comercializados. São abordados também conceitos referentes a gestão estratégica, como estratégia, vantagem competitiva e processo de administração estratégica, além disso são demonstradas as principais formas de personalizações dos softwares, passando pelas vantagens e desvantagens de cada método, efetuando ainda uma análise de quais ambientes melhor se encaixam e quais os resultados que podem trazer. Também foi efetuado um estudo de caso de uma empresa que utilizou um dos métodos de personalização de software. O objetivo deste estudo foi demonstrar os efeitos deste processo em um cenário real. Como conclusão é fornecida uma visão do potencial de geração de vantagem, que o processo de personalização pode trazer. 2020-11-23T19:18:57Z 2020-11-23T19:18:57Z 2018-12-04 specializationThesis SILVA, Pedro Luiz Moreira da. Personalização de software como fator estratégico. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19434 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especialização em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Planejamento estratégico
Software - Desenvolvimento
Concorrência
Gerenciamento de configurações de software
Strategic planning
Computer software - Development
Competition
Software configuration management
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE
spellingShingle Planejamento estratégico
Software - Desenvolvimento
Concorrência
Gerenciamento de configurações de software
Strategic planning
Computer software - Development
Competition
Software configuration management
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE
Silva, Pedro Luiz Moreira da
Personalização de software como fator estratégico
description This work presents a critical approach to the process of software customization in relation to the strategic management of companies, aiming to understand how these concepts relate and which is the best approach to the process, during the development are explained concepts related to information technology, such as Hardware and software, and also how the software is distributed and sold. Concepts related to strategic management, such as strategy, competitive advantage and strategic administration process, are also discussed. In addition, the main ways of personalizing the software are demonstrated, as well as the advantages and disadvantages of each method. Fit and what results they can bring. We also carried out a case study of a company that used one of the methods of software customization, the purpose of this study was to demonstrate the effects of this process in a real scenario. As a conclusion is provided a view of the potential for generating advantage that the customization process can bring.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Silva, Pedro Luiz Moreira da
author_sort Silva, Pedro Luiz Moreira da
title Personalização de software como fator estratégico
title_short Personalização de software como fator estratégico
title_full Personalização de software como fator estratégico
title_fullStr Personalização de software como fator estratégico
title_full_unstemmed Personalização de software como fator estratégico
title_sort personalização de software como fator estratégico
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation SILVA, Pedro Luiz Moreira da. Personalização de software como fator estratégico. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19434
_version_ 1805303516471754752
score 10,814766