Modelo de transferência de conhecimento e tecnologia entre universidades parceiras na mobilidade acadêmica internacional

The KTT process is in one of the main ways to keep up to date with the technological development. With the purpose of seeking scientific and technological development, in 2011 the Brazilian government created the international academic mobility program Science without Borders (CsF), which aims to pr...

ver descrição completa

Autor principal: Pagani, Regina Negri
Formato: Tese
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1966
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-1966
recordtype dspace
spelling riut-1-19662017-02-15T05:01:15Z Modelo de transferência de conhecimento e tecnologia entre universidades parceiras na mobilidade acadêmica internacional Knowledge and technology transfer model for partner universities in international academic mobility Pagani, Regina Negri Kovaleski, João Luiz http://lattes.cnpq.br/4238962623790586 Resende, Luis Mauricio Martins de http://lattes.cnpq.br/5368459603526305 Ramond, Bruno Léopold Serge Ayub, Ricardo Antonio Francisco, Antonio Carlos de Gaia, Silvia Transferência de tecnologia Conhecimento e aprendizagem Mobilidade social Technology transfer Knowledge and learning Social mobility CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO The KTT process is in one of the main ways to keep up to date with the technological development. With the purpose of seeking scientific and technological development, in 2011 the Brazilian government created the international academic mobility program Science without Borders (CsF), which aims to promote the training of Brazilian students and faculty through new educational and professional experiences focused on quality, entrepreneurship, competitiveness and innovation towards priority and strategic areas for Brazil. However, there is not a model to manage the scientific and technological knowledge absorbed by the students. The systematic literature review also revealed the absence of a knowledge and technology transfer model whose transferor and transferee are two universities simultaneously. So, the objective of this work is to propose a KTT model between partner universities in the international academic mobility. To achieve this goal, a field research in Brazil and France was done. In Brazil the research included ten universities that sent a greater number of students to CsF in engineering and technological areas; students from a technological university returned from CsF; non-structured participant observation in the inter-institutional relations department, and; documentary research on the CsF website. In France the research included the students returned from an international academic mobility program, and; non-structured participant observation in the international relations department and in academic activities. The results of the field survey confirm the results of the literature review, which is the absence of a KTT model whose transferor and transferee are two partner universities in the international academic mobility. At the end of the work is the KTTMUU model is proposed, which includes actions prior to the students’ departure, actions to be taken during the program, actions to obtain the feedback from students, and indicators to measure the results achieved with the TCT. A TCT constitui-se em uma das principais formas de uma organização ou país manter-se atualizado frente ao avanço tecnológico. Com o objetivo de buscar desenvolvimento científico e tecnológico, foi criado no Brasil em 2011 o Ciência sem Fronteiras (CsF), um programa de mobilidade acadêmica internacional cujo objetivo é promover a formação docente e discente por meio de novas experiências educacionais e profissionais voltadas para a qualidade, o empreendedorismo, a competitividade e a inovação em áreas prioritárias e estratégicas para o Brasil. Todavia, não existe um modelo de TCT para a gestão do conhecimento científico e tecnológico absorvido pelos estudantes durante a mobilidade no exterior. A revisão sistemática de literatura constatou igualmente a não existência de um modelo de transferência de conhecimento e tecnologia que tenha como cedente e cessionária duas universidades simultaneamente. Assim, o objetivo deste trabalho é propor um modelo de TCT entre universidades parceiras na mobilidade acadêmica internacional. Para alcançar este objetivo, foi realizada uma pesquisa de campo no Brasil e na França. No Brasil foram selecionadas as dez universidades que mais enviaram estudantes para o CsF nas engenharias e área tecnológicas; os estudantes de uma universidade tecnológica regressados do CsF; observação assistemática participante no departamento de relações interinstitucionais dessa universidade, e; uma pesquisa documental no site do CsF. Na França foram pesquisados os estudantes regressados da mobilidade acadêmica internacional, e; realização de observação assistemática no departamento de relações internacionais e em atividades acadêmicas. Os resultados da pesquisa de campo confirmam os resultados da revisão sistemática de literatura, que é a não existência de um modelo de TCT cujo cedente e cessionário sejam duas universidades simultaneamente. Ao final do trabalho propõe-se o modelo MTCTUU, que engloba ações prévias à partida dos intercambistas, ações durante o programa, ações no retorno dos estudantes, e indicadores para verificação dos resultados alcançados com a TCT. 2017-02-14T18:20:23Z 2017-02-14T18:20:23Z 2016-12-02 doctoralThesis PAGANI, Regina Negri. Modelo de transferência de conhecimento e tecnologia entre universidades parceiras na mobilidade acadêmica internacional . 2016. 279 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1966 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Ponta Grossa Brasil Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Transferência de tecnologia
Conhecimento e aprendizagem
Mobilidade social
Technology transfer
Knowledge and learning
Social mobility
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
spellingShingle Transferência de tecnologia
Conhecimento e aprendizagem
Mobilidade social
Technology transfer
Knowledge and learning
Social mobility
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Pagani, Regina Negri
Modelo de transferência de conhecimento e tecnologia entre universidades parceiras na mobilidade acadêmica internacional
description The KTT process is in one of the main ways to keep up to date with the technological development. With the purpose of seeking scientific and technological development, in 2011 the Brazilian government created the international academic mobility program Science without Borders (CsF), which aims to promote the training of Brazilian students and faculty through new educational and professional experiences focused on quality, entrepreneurship, competitiveness and innovation towards priority and strategic areas for Brazil. However, there is not a model to manage the scientific and technological knowledge absorbed by the students. The systematic literature review also revealed the absence of a knowledge and technology transfer model whose transferor and transferee are two universities simultaneously. So, the objective of this work is to propose a KTT model between partner universities in the international academic mobility. To achieve this goal, a field research in Brazil and France was done. In Brazil the research included ten universities that sent a greater number of students to CsF in engineering and technological areas; students from a technological university returned from CsF; non-structured participant observation in the inter-institutional relations department, and; documentary research on the CsF website. In France the research included the students returned from an international academic mobility program, and; non-structured participant observation in the international relations department and in academic activities. The results of the field survey confirm the results of the literature review, which is the absence of a KTT model whose transferor and transferee are two partner universities in the international academic mobility. At the end of the work is the KTTMUU model is proposed, which includes actions prior to the students’ departure, actions to be taken during the program, actions to obtain the feedback from students, and indicators to measure the results achieved with the TCT.
format Tese
author Pagani, Regina Negri
author_sort Pagani, Regina Negri
title Modelo de transferência de conhecimento e tecnologia entre universidades parceiras na mobilidade acadêmica internacional
title_short Modelo de transferência de conhecimento e tecnologia entre universidades parceiras na mobilidade acadêmica internacional
title_full Modelo de transferência de conhecimento e tecnologia entre universidades parceiras na mobilidade acadêmica internacional
title_fullStr Modelo de transferência de conhecimento e tecnologia entre universidades parceiras na mobilidade acadêmica internacional
title_full_unstemmed Modelo de transferência de conhecimento e tecnologia entre universidades parceiras na mobilidade acadêmica internacional
title_sort modelo de transferência de conhecimento e tecnologia entre universidades parceiras na mobilidade acadêmica internacional
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2017
citation PAGANI, Regina Negri. Modelo de transferência de conhecimento e tecnologia entre universidades parceiras na mobilidade acadêmica internacional . 2016. 279 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2016.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1966
_version_ 1805316377309872128
score 10,814766