Análise da correlação de indicadores de configuração, desempenho e falhas na gestão da qualidade de redes e serviços de telecomunicações, utilizando conceitos e metodologias livres

O propósito desta monografia é avaliar e enumerar os principais Indicadores de Configuraração, Desempenho e Falhas, suas correlações, visando atingir índices adequados de Qualidade das Redes e dos Serviços contratados e/ou prestados. Das diversas formas e possibilidades de análise e definição de um...

ver descrição completa

Autor principal: Alvarenga, Nelmar José
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19836
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: O propósito desta monografia é avaliar e enumerar os principais Indicadores de Configuraração, Desempenho e Falhas, suas correlações, visando atingir índices adequados de Qualidade das Redes e dos Serviços contratados e/ou prestados. Das diversas formas e possibilidades de análise e definição de um plano de gerenciamento destes Indicadores, a referência buscada para direcionar este estudo, foi o eTOM (Framework aberto do TMF – Telecommunication Management Forum, detalhado mais adiante nesta monografia). Naturalmente, sempre são realizados os maiores esforços, por parte de todas as áreas de uma Empresa, para se obter ou entregar “Qualidade”, de forma cada vez melhor, porém com custos cada vez, menores. Mas, em se tratando de Redes e Serviços de Telecomunicações: - até quanto é possível obter e garantir que os Indicadores de Qualidade necessários para sustentar o Plano de Negócios de uma determinada Empresa ? - será possível “assegurá-los” apenas estabelecendo um Contrato de Prestação de Serviço ? - até quanto o custo desta Qualidade ainda a torna viável técnica e financeiramente (tanto na oferta quanto na contratação de Serviços) ? - porquê o simples assinar de um Acordo de Nível de Serviço (ANS, ou SLA) não garante plena entrega da Qualidade adquirida ? - monitorar a Qualidade das Redes e Serviços (prestados ou contratados) através de seus próprios mecanismos e indicadores, ou confiar cegamente nos relatórios periódicos enviados por Prestadores de Serviço, Operadoras, e Departamentos de TI ? Apesar da complexidade de todas estas variáveis, esta monografia apresentará um resumo considerável dos principais indicadores de Qualidade de Redes e Serviços, e a proposição de alguns métodos e ferramentas para monitorá-los, utilizando sistemas e aplicações baseados em Software Livre.