O uso das TICs no ensino da modalidade EJA: uma visão sobre a utilização de celulares nas práticas escolares

With the presence of cellular phones in the classroom and the need for education to meet the specificities of education in the EJA modality, it was necessary to carry out this research. The objective of this work is to analyze the potentialities of the use of mobile technologies in the view of learn...

ver descrição completa

Autor principal: Ruthes, Rafaela Eloisa
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19959
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-19959
recordtype dspace
spelling riut-1-199592020-11-24T11:19:55Z O uso das TICs no ensino da modalidade EJA: uma visão sobre a utilização de celulares nas práticas escolares The use of TICs in the teaching of the EJA modality: a view on the use of cell phones in school practices Ruthes, Rafaela Eloisa Motta, Marcelo Souza Motta, Marcelo Souza Filietaz, Marta Rejane Proença Kucharski, Marcus Vinicius Santos Telefone na educação Telefone celular Inovações educacionais Ensino - Meios auxiliares Inclusão digital Educação de adultos Telephone in education Cell phones Educational innovations Teaching - Aids and devices Digital divide Adult education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO With the presence of cellular phones in the classroom and the need for education to meet the specificities of education in the EJA modality, it was necessary to carry out this research. The objective of this work is to analyze the potentialities of the use of mobile technologies in the view of learners. To develop this research collected data with 42 students enrolled in the EJA in the Municipal School of Basic Education Aroldo de Azevedo, in modules 3B, 4A 4B. The issues addressed issues related to the presence of cell phones in the students' lives and the view of these as the insertion of these technologies in the schooling process. The data showed the importance of the cell phones in the students' daily life, being through it the first contact with the internet for many students. Regarding the use of mobile phones in the educational process, a positive evaluation was observed by the students, and the possible use perceived a superficial vision focused only on research and access to information. It is essential to reflect on the use of mobile phones in the educational process, taking advantage of students' positive views on this process. Activities undertaken in any way may develop resistance from students to use. It is necessary to develop work reflecting in everyday use practices to assist teachers in this process. Com presença dos celulares na celulares na sala de aula e a necessidade da educação atender as especificidades da educação na modalidade EJA levaram a necessidade da realização dessa pesquisa. O objetivo desse trabalho é analisar as potencialidades da utilização das tecnologias móveis na visão dos educandos. Para desenvolver essa pesquisa coletados dados com 42 alunos matriculados no EJA na Escola Municipal de Ensino Fundamental Aroldo de Azevedo, nos módulos 3B,4A 4B. As questões abordavam questões relacionadas a presença dos celulares na vida dos alunos e a visão destes quanto a inserção dessas tecnologias no processo de escolarização. Os dados mostraram a importância dos celulares no cotidiano dos alunos, sendo através dele o primeiro contato com a internet para muitos alunos. Quanto a utilização dos celulares no processo educativo observou-se uma avaliação positiva por parte dos alunos, quanto as possíveis utilização percebe-se uma visão superficial focada apenas na pesquisa e ao acesso a informações. É essencial refletir sobre a utilização dos celulares no processo educativo, aproveitando a visão positiva dos alunos sobre esse processo. Atividades realizadas de qualquer forma podem desenvolver resistência dos alunos para a utilização. Mostra-se necessário o desenvolvimento de trabalhos refletindo em práticas de utilização cotidiana para auxiliar os professores nesse processo. 2020-11-24T11:19:55Z 2020-11-24T11:19:55Z 2018-09-22 specializationThesis RUTHES, Rafaela Eloisa. O uso das TICs no ensino da modalidade EJA: uma visão sobre a utilização de celulares nas práticas escolares. 2018. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19959 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Telefone na educação
Telefone celular
Inovações educacionais
Ensino - Meios auxiliares
Inclusão digital
Educação de adultos
Telephone in education
Cell phones
Educational innovations
Teaching - Aids and devices
Digital divide
Adult education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Telefone na educação
Telefone celular
Inovações educacionais
Ensino - Meios auxiliares
Inclusão digital
Educação de adultos
Telephone in education
Cell phones
Educational innovations
Teaching - Aids and devices
Digital divide
Adult education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Ruthes, Rafaela Eloisa
O uso das TICs no ensino da modalidade EJA: uma visão sobre a utilização de celulares nas práticas escolares
description With the presence of cellular phones in the classroom and the need for education to meet the specificities of education in the EJA modality, it was necessary to carry out this research. The objective of this work is to analyze the potentialities of the use of mobile technologies in the view of learners. To develop this research collected data with 42 students enrolled in the EJA in the Municipal School of Basic Education Aroldo de Azevedo, in modules 3B, 4A 4B. The issues addressed issues related to the presence of cell phones in the students' lives and the view of these as the insertion of these technologies in the schooling process. The data showed the importance of the cell phones in the students' daily life, being through it the first contact with the internet for many students. Regarding the use of mobile phones in the educational process, a positive evaluation was observed by the students, and the possible use perceived a superficial vision focused only on research and access to information. It is essential to reflect on the use of mobile phones in the educational process, taking advantage of students' positive views on this process. Activities undertaken in any way may develop resistance from students to use. It is necessary to develop work reflecting in everyday use practices to assist teachers in this process.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Ruthes, Rafaela Eloisa
author_sort Ruthes, Rafaela Eloisa
title O uso das TICs no ensino da modalidade EJA: uma visão sobre a utilização de celulares nas práticas escolares
title_short O uso das TICs no ensino da modalidade EJA: uma visão sobre a utilização de celulares nas práticas escolares
title_full O uso das TICs no ensino da modalidade EJA: uma visão sobre a utilização de celulares nas práticas escolares
title_fullStr O uso das TICs no ensino da modalidade EJA: uma visão sobre a utilização de celulares nas práticas escolares
title_full_unstemmed O uso das TICs no ensino da modalidade EJA: uma visão sobre a utilização de celulares nas práticas escolares
title_sort o uso das tics no ensino da modalidade eja: uma visão sobre a utilização de celulares nas práticas escolares
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation RUTHES, Rafaela Eloisa. O uso das TICs no ensino da modalidade EJA: uma visão sobre a utilização de celulares nas práticas escolares. 2018. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19959
_version_ 1805316929125089280
score 10,814766