Análise do livro didático de química utilizado em Apucarana na educação de jovens e adultos

This work describes the research conducted with teachers of chemistry of Apucarana in the State of Paraná of the state network, on education for young people and adults, identifying the materials used in the training room, methodologies and evaluation criteria in the choice of the textbook. The rese...

ver descrição completa

Autor principal: Casini, Débora Mayumi Kawahara
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20176
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20176
recordtype dspace
spelling riut-1-201762020-11-24T12:27:02Z Análise do livro didático de química utilizado em Apucarana na educação de jovens e adultos Casini, Débora Mayumi Kawahara Lima, Lisandra Ferreira de Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia Livros didáticos Química - Estudo e ensino Textbooks Chemistry - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This work describes the research conducted with teachers of chemistry of Apucarana in the State of Paraná of the state network, on education for young people and adults, identifying the materials used in the training room, methodologies and evaluation criteria in the choice of the textbook. The research went on this public, because they are students who did not have access to school age, passed through any deletion process of exclusion and require a differentiated teaching. For this reason we sought to check which the contributions to the teaching of chemistry though the textbook used in the classroom and verification of the criteria used by teachers in the choice of the textbook, by means of a questionnaire. The type of research was selected to field research with structured questionnaire. The results pointed out there is the concern of educators with the learning process, but that the textbook did not satisfy in full the needs of the public in analysis. Este trabalho descreve a pesquisa realizada com professores de química de Apucarana no Estado do Paraná da rede estadual, sobre o ensino para jovens e adultos, identificando os materiais utilizados em sala, metodologias e critérios de avaliação na escolha do livro didático. A investigação partiu sobre este público, pois são alunos que não tiveram acesso à escola na idade própria, ou seja, passaram por algum processo de exclusão e necessitam de um ensino diferenciado. Para isso buscou-se verificar quais as contribuições ao ensino de química através do livro didático utilizado em sala de aula e verificação dos critérios utilizados pelos professores na escolha do livro didático, através de um questionário. O tipo de pesquisa selecionada foi a de pesquisa de campo com questionário estruturado. Os resultados apontaram existir a preocupação dos educadores com o aprendizado, mas que o livro didático adotado não satisfaz na integralidade as necessidades do público em análise. 2020-11-24T12:27:02Z 2020-11-24T12:27:02Z 2013-11-21 specializationThesis CASINI, Débora Mayumi Kawahara. Análise do livro didático de química utilizado em Apucarana na Educação de Jovens e Adultos. 2013. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná de Londrina, 2013. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20176 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Livros didáticos
Química - Estudo e ensino
Textbooks
Chemistry - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Livros didáticos
Química - Estudo e ensino
Textbooks
Chemistry - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Casini, Débora Mayumi Kawahara
Análise do livro didático de química utilizado em Apucarana na educação de jovens e adultos
description This work describes the research conducted with teachers of chemistry of Apucarana in the State of Paraná of the state network, on education for young people and adults, identifying the materials used in the training room, methodologies and evaluation criteria in the choice of the textbook. The research went on this public, because they are students who did not have access to school age, passed through any deletion process of exclusion and require a differentiated teaching. For this reason we sought to check which the contributions to the teaching of chemistry though the textbook used in the classroom and verification of the criteria used by teachers in the choice of the textbook, by means of a questionnaire. The type of research was selected to field research with structured questionnaire. The results pointed out there is the concern of educators with the learning process, but that the textbook did not satisfy in full the needs of the public in analysis.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Casini, Débora Mayumi Kawahara
author_sort Casini, Débora Mayumi Kawahara
title Análise do livro didático de química utilizado em Apucarana na educação de jovens e adultos
title_short Análise do livro didático de química utilizado em Apucarana na educação de jovens e adultos
title_full Análise do livro didático de química utilizado em Apucarana na educação de jovens e adultos
title_fullStr Análise do livro didático de química utilizado em Apucarana na educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed Análise do livro didático de química utilizado em Apucarana na educação de jovens e adultos
title_sort análise do livro didático de química utilizado em apucarana na educação de jovens e adultos
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation CASINI, Débora Mayumi Kawahara. Análise do livro didático de química utilizado em Apucarana na Educação de Jovens e Adultos. 2013. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná de Londrina, 2013.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20176
_version_ 1805315136425033728
score 10,814766