Análise do livro didático de química utilizado em Apucarana na educação de jovens e adultos
This work describes the research conducted with teachers of chemistry of Apucarana in the State of Paraná of the state network, on education for young people and adults, identifying the materials used in the training room, methodologies and evaluation criteria in the choice of the textbook. The rese...
Autor principal: | Casini, Débora Mayumi Kawahara |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20176 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-20176 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-201762020-11-24T12:27:02Z Análise do livro didático de química utilizado em Apucarana na educação de jovens e adultos Casini, Débora Mayumi Kawahara Lima, Lisandra Ferreira de Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia Livros didáticos Química - Estudo e ensino Textbooks Chemistry - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This work describes the research conducted with teachers of chemistry of Apucarana in the State of Paraná of the state network, on education for young people and adults, identifying the materials used in the training room, methodologies and evaluation criteria in the choice of the textbook. The research went on this public, because they are students who did not have access to school age, passed through any deletion process of exclusion and require a differentiated teaching. For this reason we sought to check which the contributions to the teaching of chemistry though the textbook used in the classroom and verification of the criteria used by teachers in the choice of the textbook, by means of a questionnaire. The type of research was selected to field research with structured questionnaire. The results pointed out there is the concern of educators with the learning process, but that the textbook did not satisfy in full the needs of the public in analysis. Este trabalho descreve a pesquisa realizada com professores de química de Apucarana no Estado do Paraná da rede estadual, sobre o ensino para jovens e adultos, identificando os materiais utilizados em sala, metodologias e critérios de avaliação na escolha do livro didático. A investigação partiu sobre este público, pois são alunos que não tiveram acesso à escola na idade própria, ou seja, passaram por algum processo de exclusão e necessitam de um ensino diferenciado. Para isso buscou-se verificar quais as contribuições ao ensino de química através do livro didático utilizado em sala de aula e verificação dos critérios utilizados pelos professores na escolha do livro didático, através de um questionário. O tipo de pesquisa selecionada foi a de pesquisa de campo com questionário estruturado. Os resultados apontaram existir a preocupação dos educadores com o aprendizado, mas que o livro didático adotado não satisfaz na integralidade as necessidades do público em análise. 2020-11-24T12:27:02Z 2020-11-24T12:27:02Z 2013-11-21 specializationThesis CASINI, Débora Mayumi Kawahara. Análise do livro didático de química utilizado em Apucarana na Educação de Jovens e Adultos. 2013. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná de Londrina, 2013. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20176 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Livros didáticos Química - Estudo e ensino Textbooks Chemistry - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Livros didáticos Química - Estudo e ensino Textbooks Chemistry - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Casini, Débora Mayumi Kawahara Análise do livro didático de química utilizado em Apucarana na educação de jovens e adultos |
description |
This work describes the research conducted with teachers of chemistry of Apucarana in the State of Paraná of the state network, on education for young people and adults, identifying the materials used in the training room, methodologies and evaluation criteria in the choice of the textbook. The research went on this public, because they are students who did not have access to school age, passed through any deletion process of exclusion and require a differentiated teaching. For this reason we sought to check which the contributions to the teaching of chemistry though the textbook used in the classroom and verification of the criteria used by teachers in the choice of the textbook, by means of a questionnaire. The type of research was selected to field research with structured questionnaire. The results pointed out there is the concern of educators with the learning process, but that the textbook did not satisfy in full the needs of the public in analysis. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Casini, Débora Mayumi Kawahara |
author_sort |
Casini, Débora Mayumi Kawahara |
title |
Análise do livro didático de química utilizado em Apucarana na educação de jovens e adultos |
title_short |
Análise do livro didático de química utilizado em Apucarana na educação de jovens e adultos |
title_full |
Análise do livro didático de química utilizado em Apucarana na educação de jovens e adultos |
title_fullStr |
Análise do livro didático de química utilizado em Apucarana na educação de jovens e adultos |
title_full_unstemmed |
Análise do livro didático de química utilizado em Apucarana na educação de jovens e adultos |
title_sort |
análise do livro didático de química utilizado em apucarana na educação de jovens e adultos |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
CASINI, Débora Mayumi Kawahara. Análise do livro didático de química utilizado em Apucarana na Educação de Jovens e Adultos. 2013. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná de Londrina, 2013. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20176 |
_version_ |
1805315136425033728 |
score |
10,814766 |