Elaboração de instrumento para o desenvolvimento de estratégias autorreguladoras da aprendizagem a partir da ferramenta Model Business Canvas

The use of self-regulatory strategies of learning and understanding the motivational related factors can contribute significantly to achieving academic success. Knowing this, he tried to work through this develop a tool to help students develop strategies autoregulators learning. The proposed instru...

ver descrição completa

Autor principal: Oliveira, Juliano Cesar de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20276
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20276
recordtype dspace
spelling riut-1-202762020-11-24T13:11:05Z Elaboração de instrumento para o desenvolvimento de estratégias autorreguladoras da aprendizagem a partir da ferramenta Model Business Canvas Instrument of development for the development of strategies autoregulators learning from the Business Model Canvas Oliveira, Juliano Cesar de Eccheli, Simone Deperon Eccheli, Simone Deperon Fabri, José Augusto Guandeline, Eidy Leandro Tanaka Estratégias de aprendizagem Metacognição Motivação na educação Learning strategies Metacognition Motivation in education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL The use of self-regulatory strategies of learning and understanding the motivational related factors can contribute significantly to achieving academic success. Knowing this, he tried to work through this develop a tool to help students develop strategies autoregulators learning. The proposed instrument was created from bibliographic studies and Business Model Canvas tool. Pre-tests to verify the possibilities of application were carried out in addition to the difficulties that could be encountered in use and what could be improved for ease of use. The study demonstrated that the developed instrument can help in planning and monitoring of study contributing to the self-regulation of learning. A utilização de estratégias autorreguladoras da aprendizagem e a compreensão dos fatores motivacionais podem contribuir de forma significativa para obtenção do sucesso acadêmico e formação de alunos autônomos, críticos e reflexivos. Sabendo disso, este trabalho teve por objetivo elaborar um instrumento para ajudar os alunos no desenvolvimento de estratégias autorreguladoras da aprendizagem. O instrumento foi elaborado utilizando como modelo a ferramenta Moldel Bussiness Canvas. Realizou-se uma aplicação piloto do instrumento com um grupo de dez alunos durante duas semanas para verificar sua efetividade e coletar sugestões de melhoria. A partir das sugestões de melhoria uma nova versão do instrumento foi apresentada. O trabalho demonstrou que o instrumento elaborado pode ajudar no planejamento e monitoramento do estudo contribuindo para autorregulação da aprendizagem. Sugere-se que novas aplicações pilotos com um tempo maior de utilização do instrumento possam trazer novas contribuições. 2020-11-24T13:11:05Z 2020-11-24T13:11:05Z 2016-10-15 specializationThesis OLIVEIRA, Juliano Cesar de. Elaboração de instrumento para o desenvolvimento de estratégias autorreguladoras da aprendizagem a partir da ferramenta Model Business Canvas. 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20276 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Ensino e Tecnologia UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Estratégias de aprendizagem
Metacognição
Motivação na educação
Learning strategies
Metacognition
Motivation in education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
spellingShingle Estratégias de aprendizagem
Metacognição
Motivação na educação
Learning strategies
Metacognition
Motivation in education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Oliveira, Juliano Cesar de
Elaboração de instrumento para o desenvolvimento de estratégias autorreguladoras da aprendizagem a partir da ferramenta Model Business Canvas
description The use of self-regulatory strategies of learning and understanding the motivational related factors can contribute significantly to achieving academic success. Knowing this, he tried to work through this develop a tool to help students develop strategies autoregulators learning. The proposed instrument was created from bibliographic studies and Business Model Canvas tool. Pre-tests to verify the possibilities of application were carried out in addition to the difficulties that could be encountered in use and what could be improved for ease of use. The study demonstrated that the developed instrument can help in planning and monitoring of study contributing to the self-regulation of learning.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Oliveira, Juliano Cesar de
author_sort Oliveira, Juliano Cesar de
title Elaboração de instrumento para o desenvolvimento de estratégias autorreguladoras da aprendizagem a partir da ferramenta Model Business Canvas
title_short Elaboração de instrumento para o desenvolvimento de estratégias autorreguladoras da aprendizagem a partir da ferramenta Model Business Canvas
title_full Elaboração de instrumento para o desenvolvimento de estratégias autorreguladoras da aprendizagem a partir da ferramenta Model Business Canvas
title_fullStr Elaboração de instrumento para o desenvolvimento de estratégias autorreguladoras da aprendizagem a partir da ferramenta Model Business Canvas
title_full_unstemmed Elaboração de instrumento para o desenvolvimento de estratégias autorreguladoras da aprendizagem a partir da ferramenta Model Business Canvas
title_sort elaboração de instrumento para o desenvolvimento de estratégias autorreguladoras da aprendizagem a partir da ferramenta model business canvas
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation OLIVEIRA, Juliano Cesar de. Elaboração de instrumento para o desenvolvimento de estratégias autorreguladoras da aprendizagem a partir da ferramenta Model Business Canvas. 2016. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20276
_version_ 1805320290772713472
score 10,814766