Qualidade do ensino público na Região Oeste do Paraná: uma análise exploratória e comparativa segundo os principais núcleos

This is study an exploratory and comparative analysis of marks obtained in the Basic Education Development Index (IDEB) 2013 by students who attended the 8th grade (9th grade) of state schools of the major regional centers of education of the western region of Paraná, emphasizing the quality of publ...

ver descrição completa

Autor principal: Vendrame, Jéssica Berta
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20478
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20478
recordtype dspace
spelling riut-1-204782020-11-24T13:51:35Z Qualidade do ensino público na Região Oeste do Paraná: uma análise exploratória e comparativa segundo os principais núcleos Quality public education in the Region of Paraná West: exploratory analysis and comparison by major centers Vendrame, Jéssica Berta Scherpinski, Neusa Idick Scherpinski, Neusa Idick Scherpinski, Neusa Idick Scherpinski, Neusa Idick Educação Avaliação Gestão da qualidade total na educação Education Evaluation Total quality management in education CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA This is study an exploratory and comparative analysis of marks obtained in the Basic Education Development Index (IDEB) 2013 by students who attended the 8th grade (9th grade) of state schools of the major regional centers of education of the western region of Paraná, emphasizing the quality of public education, which is represented by quality indicators that analyze the frequencies and the notes of the assessments made by these students. This average was compared to the inefficiency of Brazilian education. For data analysis were used the grades obtained by the colleges of the leading educational centers of western PR region, followed by histogram, Box plot and descriptive analysis that graphically present the averages obtained by schools, making appropriate comparisons with each other, then presents tests averages and analyzed using Tukey Fisher comparisons, which generally tests pointed to significant differences in the rates of the cores, the performance variation of IDEB depends on the geographical position. Este estudo faz uma análise exploratória e comparativa de notas obtidas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2013 pelos alunos que frequentaram a 8ª série(9ºano) dos colégios estaduais dos principais núcleos regionais de educação da região oeste do Paraná, enfatizando a qualidade do ensino público, que é representada por indicadores de qualidade que analisam as frequências e as notas das avaliações realizadas por esses alunos. Essa média foi comparada com a ineficiência da educação brasileira. Para análise de dados foram utilizados as notas obtidas pelos colégios dos principais núcleos de educação da região oeste do PR, seguido de histogramas, Boxplot e análise descritiva que graficamente apresentam as médias obtidas pelos colégios, fazendo as devidas comparações entre si, em seguida apresenta testes de comparações de médias analisados segundo Tukey e Fisher, que de modo geral os testes apontaram para diferenças significativas nos índices dos núcleos, a variação de desempenho do IDEB depende da posição geográfica. 2020-11-24T13:51:35Z 2020-11-24T13:51:35Z 2015-10-07 specializationThesis VENDRAME, Jéssica Berta. Qualidade do ensino público na Região Oeste do Paraná: uma análise exploratória e comparativa segundo os principais núcleos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Matemáticos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20478 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Estudos Matemáticos UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Educação
Avaliação
Gestão da qualidade total na educação
Education
Evaluation
Total quality management in education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
spellingShingle Educação
Avaliação
Gestão da qualidade total na educação
Education
Evaluation
Total quality management in education
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Vendrame, Jéssica Berta
Qualidade do ensino público na Região Oeste do Paraná: uma análise exploratória e comparativa segundo os principais núcleos
description This is study an exploratory and comparative analysis of marks obtained in the Basic Education Development Index (IDEB) 2013 by students who attended the 8th grade (9th grade) of state schools of the major regional centers of education of the western region of Paraná, emphasizing the quality of public education, which is represented by quality indicators that analyze the frequencies and the notes of the assessments made by these students. This average was compared to the inefficiency of Brazilian education. For data analysis were used the grades obtained by the colleges of the leading educational centers of western PR region, followed by histogram, Box plot and descriptive analysis that graphically present the averages obtained by schools, making appropriate comparisons with each other, then presents tests averages and analyzed using Tukey Fisher comparisons, which generally tests pointed to significant differences in the rates of the cores, the performance variation of IDEB depends on the geographical position.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Vendrame, Jéssica Berta
author_sort Vendrame, Jéssica Berta
title Qualidade do ensino público na Região Oeste do Paraná: uma análise exploratória e comparativa segundo os principais núcleos
title_short Qualidade do ensino público na Região Oeste do Paraná: uma análise exploratória e comparativa segundo os principais núcleos
title_full Qualidade do ensino público na Região Oeste do Paraná: uma análise exploratória e comparativa segundo os principais núcleos
title_fullStr Qualidade do ensino público na Região Oeste do Paraná: uma análise exploratória e comparativa segundo os principais núcleos
title_full_unstemmed Qualidade do ensino público na Região Oeste do Paraná: uma análise exploratória e comparativa segundo os principais núcleos
title_sort qualidade do ensino público na região oeste do paraná: uma análise exploratória e comparativa segundo os principais núcleos
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation VENDRAME, Jéssica Berta. Qualidade do ensino público na Região Oeste do Paraná: uma análise exploratória e comparativa segundo os principais núcleos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Estudos Matemáticos) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20478
_version_ 1805315821640089600
score 10,814766