Análise de produções científicas nas relações da educação infantil
Esse artigo se constitui como trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino. O presente trabalho objetivou a realização de um levantamento da literatura científica, publicada em bases de dados de periódicos científicos, a respeito das relações afetivas, n...
Autor principal: | Fantin, Gisele de Brito Lima |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20517 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-20517 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-205172020-11-24T14:01:23Z Análise de produções científicas nas relações da educação infantil Fantin, Gisele de Brito Lima Simonetto, Kátia Cardoso Campos Simonetto, Kátia Cardoso Campos Simonetto, Kátia Cardoso Campos Simonetto, Kátia Cardoso Campos Educação afetiva Crianças - Desenvolvimento Desenvolvimento da personalidade Affective education Child development Personality development CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Esse artigo se constitui como trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino. O presente trabalho objetivou a realização de um levantamento da literatura científica, publicada em bases de dados de periódicos científicos, a respeito das relações afetivas, na educação infantil, contribuindo para o desenvolvimento da criança como um todo. A afetividade pode influenciar no aprendizado do aluno, permitindo o sucesso assim como o fracasso. O desenvolvimento cognitivo da criança está intimamente ligado a afetividade, lidar com este tipo de emoção na educação infantil é um desafio constante. O contato afetivo é um processo onde o indivíduo que se sente amado, consegue construir sua personalidade, percebe que é capaz de alcançar seus desejos incentivados pela relação de afeto, o que contribui em muito para o desenvolvimento integral da criança. Para desenvolver este estudo a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com revisão sistemática, de autores que tratam do assunto, tendo como embasamento, Cunha (2008) Krueger (2013), Mello (2013) Alencastro (2009), Moraes (2012), Cury (2003). Os dados coletados são provenientes dos respectivos estados São Paulo(2 artigos) Rio Grande do Sul(1 artigo) Santa Catarina e Paraná( 1 artigo) Pretende-se com este estudo contribuir para novas pesquisas sobre assunto e oferecer um suporte ao profissional da educação infantil. 2020-11-24T14:01:23Z 2020-11-24T14:01:23Z 2015-10-30 specializationThesis FANTIN, Gisele de Brito Lima. Análise de produções científicas nas relações da educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20517 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Educação afetiva Crianças - Desenvolvimento Desenvolvimento da personalidade Affective education Child development Personality development CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Educação afetiva Crianças - Desenvolvimento Desenvolvimento da personalidade Affective education Child development Personality development CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Fantin, Gisele de Brito Lima Análise de produções científicas nas relações da educação infantil |
description |
Esse artigo se constitui como trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino. O presente trabalho objetivou a realização de um levantamento da literatura científica, publicada em bases de dados de periódicos científicos, a respeito das relações afetivas, na educação infantil, contribuindo para o desenvolvimento da criança como um todo. A afetividade pode influenciar no aprendizado do aluno, permitindo o sucesso assim como o fracasso. O desenvolvimento cognitivo da criança está intimamente ligado a afetividade, lidar com este tipo de emoção na educação infantil é um desafio constante. O contato afetivo é um processo onde o indivíduo que se sente amado, consegue construir sua personalidade, percebe que é capaz de alcançar seus desejos incentivados pela relação de afeto, o que contribui em muito para o desenvolvimento integral da criança. Para desenvolver este estudo a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com revisão sistemática, de autores que tratam do assunto, tendo como embasamento, Cunha (2008) Krueger (2013), Mello (2013) Alencastro (2009), Moraes (2012), Cury (2003). Os dados coletados são provenientes dos respectivos estados São Paulo(2 artigos) Rio Grande do Sul(1 artigo) Santa Catarina e Paraná( 1 artigo) Pretende-se com este estudo contribuir para novas pesquisas sobre assunto e oferecer um suporte ao profissional da educação infantil. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Fantin, Gisele de Brito Lima |
author_sort |
Fantin, Gisele de Brito Lima |
title |
Análise de produções científicas nas relações da educação infantil |
title_short |
Análise de produções científicas nas relações da educação infantil |
title_full |
Análise de produções científicas nas relações da educação infantil |
title_fullStr |
Análise de produções científicas nas relações da educação infantil |
title_full_unstemmed |
Análise de produções científicas nas relações da educação infantil |
title_sort |
análise de produções científicas nas relações da educação infantil |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
FANTIN, Gisele de Brito Lima. Análise de produções científicas nas relações da educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20517 |
_version_ |
1805312650002825216 |
score |
10,814766 |