Análise de produções científicas nas relações da educação infantil

Esse artigo se constitui como trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino. O presente trabalho objetivou a realização de um levantamento da literatura científica, publicada em bases de dados de periódicos científicos, a respeito das relações afetivas, n...

ver descrição completa

Autor principal: Fantin, Gisele de Brito Lima
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20517
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20517
recordtype dspace
spelling riut-1-205172020-11-24T14:01:23Z Análise de produções científicas nas relações da educação infantil Fantin, Gisele de Brito Lima Simonetto, Kátia Cardoso Campos Simonetto, Kátia Cardoso Campos Simonetto, Kátia Cardoso Campos Simonetto, Kátia Cardoso Campos Educação afetiva Crianças - Desenvolvimento Desenvolvimento da personalidade Affective education Child development Personality development CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Esse artigo se constitui como trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino. O presente trabalho objetivou a realização de um levantamento da literatura científica, publicada em bases de dados de periódicos científicos, a respeito das relações afetivas, na educação infantil, contribuindo para o desenvolvimento da criança como um todo. A afetividade pode influenciar no aprendizado do aluno, permitindo o sucesso assim como o fracasso. O desenvolvimento cognitivo da criança está intimamente ligado a afetividade, lidar com este tipo de emoção na educação infantil é um desafio constante. O contato afetivo é um processo onde o indivíduo que se sente amado, consegue construir sua personalidade, percebe que é capaz de alcançar seus desejos incentivados pela relação de afeto, o que contribui em muito para o desenvolvimento integral da criança. Para desenvolver este estudo a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com revisão sistemática, de autores que tratam do assunto, tendo como embasamento, Cunha (2008) Krueger (2013), Mello (2013) Alencastro (2009), Moraes (2012), Cury (2003). Os dados coletados são provenientes dos respectivos estados São Paulo(2 artigos) Rio Grande do Sul(1 artigo) Santa Catarina e Paraná( 1 artigo) Pretende-se com este estudo contribuir para novas pesquisas sobre assunto e oferecer um suporte ao profissional da educação infantil. 2020-11-24T14:01:23Z 2020-11-24T14:01:23Z 2015-10-30 specializationThesis FANTIN, Gisele de Brito Lima. Análise de produções científicas nas relações da educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20517 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Educação afetiva
Crianças - Desenvolvimento
Desenvolvimento da personalidade
Affective education
Child development
Personality development
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Educação afetiva
Crianças - Desenvolvimento
Desenvolvimento da personalidade
Affective education
Child development
Personality development
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Fantin, Gisele de Brito Lima
Análise de produções científicas nas relações da educação infantil
description Esse artigo se constitui como trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino. O presente trabalho objetivou a realização de um levantamento da literatura científica, publicada em bases de dados de periódicos científicos, a respeito das relações afetivas, na educação infantil, contribuindo para o desenvolvimento da criança como um todo. A afetividade pode influenciar no aprendizado do aluno, permitindo o sucesso assim como o fracasso. O desenvolvimento cognitivo da criança está intimamente ligado a afetividade, lidar com este tipo de emoção na educação infantil é um desafio constante. O contato afetivo é um processo onde o indivíduo que se sente amado, consegue construir sua personalidade, percebe que é capaz de alcançar seus desejos incentivados pela relação de afeto, o que contribui em muito para o desenvolvimento integral da criança. Para desenvolver este estudo a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica com revisão sistemática, de autores que tratam do assunto, tendo como embasamento, Cunha (2008) Krueger (2013), Mello (2013) Alencastro (2009), Moraes (2012), Cury (2003). Os dados coletados são provenientes dos respectivos estados São Paulo(2 artigos) Rio Grande do Sul(1 artigo) Santa Catarina e Paraná( 1 artigo) Pretende-se com este estudo contribuir para novas pesquisas sobre assunto e oferecer um suporte ao profissional da educação infantil.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Fantin, Gisele de Brito Lima
author_sort Fantin, Gisele de Brito Lima
title Análise de produções científicas nas relações da educação infantil
title_short Análise de produções científicas nas relações da educação infantil
title_full Análise de produções científicas nas relações da educação infantil
title_fullStr Análise de produções científicas nas relações da educação infantil
title_full_unstemmed Análise de produções científicas nas relações da educação infantil
title_sort análise de produções científicas nas relações da educação infantil
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation FANTIN, Gisele de Brito Lima. Análise de produções científicas nas relações da educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20517
_version_ 1805312650002825216
score 10,814766