Práticas e concepções de alunos do ensino fundamental sobre resíduos, reciclagem e conservação do meio ambiente

A escassez dos recursos naturais alavancado pelo comunismo exagerado promoveu a preocupação com questão ambiental. Este trabalho teve como objetivo mapear conceitos sobre resíduos, reciclagem conservação e abordar a Educação Ambiental (EA) como tema transversal no ensino fundamental a apresenta-la d...

ver descrição completa

Autor principal: Penayo, Victor Antonio
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20522
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20522
recordtype dspace
spelling riut-1-205222020-11-24T14:01:28Z Práticas e concepções de alunos do ensino fundamental sobre resíduos, reciclagem e conservação do meio ambiente Penayo, Victor Antonio Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera Educação ambiental Conscientização Redução de resíduos Environmental education Awareness Waste minimization CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO A escassez dos recursos naturais alavancado pelo comunismo exagerado promoveu a preocupação com questão ambiental. Este trabalho teve como objetivo mapear conceitos sobre resíduos, reciclagem conservação e abordar a Educação Ambiental (EA) como tema transversal no ensino fundamental a apresenta-la de forma lúdica como novo métodos de aprendizagem. Apresentou-se um teatro e aplicaram-se questionário a 30 alunos de uma 6a série de Foz do Iguaçu. Constatou-se que: 40% associam o conceito de lixo a sujeira e poluição; 57% separam os materiais que são recolhidos por catadores; 73% citaram como importantes os aspectos econômicos e ambientais da coleta seletiva, 67% responderam corretamente os materiais que podem ser reciclados. Durante o teatro notou-se interesse dos alunos, 30% destacaram a importância da reciclagem, 23% a importância da preservação, 17% proteção a natureza. Faz-se necessário realizar atividades ambientais, construindo novas visões sobre a educação ambiental, abolindo-se os métodos tradicionais e buscar novas estratégias de ensino. 2020-11-24T14:01:28Z 2020-11-24T14:01:28Z 2015-10-09 specializationThesis PENAYO, Victor Antonio. Práticas e concepções de alunos do ensino fundamental sobre resíduos, reciclagem e conservação do meio ambiente. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20522 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Educação ambiental
Conscientização
Redução de resíduos
Environmental education
Awareness
Waste minimization
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Educação ambiental
Conscientização
Redução de resíduos
Environmental education
Awareness
Waste minimization
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Penayo, Victor Antonio
Práticas e concepções de alunos do ensino fundamental sobre resíduos, reciclagem e conservação do meio ambiente
description A escassez dos recursos naturais alavancado pelo comunismo exagerado promoveu a preocupação com questão ambiental. Este trabalho teve como objetivo mapear conceitos sobre resíduos, reciclagem conservação e abordar a Educação Ambiental (EA) como tema transversal no ensino fundamental a apresenta-la de forma lúdica como novo métodos de aprendizagem. Apresentou-se um teatro e aplicaram-se questionário a 30 alunos de uma 6a série de Foz do Iguaçu. Constatou-se que: 40% associam o conceito de lixo a sujeira e poluição; 57% separam os materiais que são recolhidos por catadores; 73% citaram como importantes os aspectos econômicos e ambientais da coleta seletiva, 67% responderam corretamente os materiais que podem ser reciclados. Durante o teatro notou-se interesse dos alunos, 30% destacaram a importância da reciclagem, 23% a importância da preservação, 17% proteção a natureza. Faz-se necessário realizar atividades ambientais, construindo novas visões sobre a educação ambiental, abolindo-se os métodos tradicionais e buscar novas estratégias de ensino.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Penayo, Victor Antonio
author_sort Penayo, Victor Antonio
title Práticas e concepções de alunos do ensino fundamental sobre resíduos, reciclagem e conservação do meio ambiente
title_short Práticas e concepções de alunos do ensino fundamental sobre resíduos, reciclagem e conservação do meio ambiente
title_full Práticas e concepções de alunos do ensino fundamental sobre resíduos, reciclagem e conservação do meio ambiente
title_fullStr Práticas e concepções de alunos do ensino fundamental sobre resíduos, reciclagem e conservação do meio ambiente
title_full_unstemmed Práticas e concepções de alunos do ensino fundamental sobre resíduos, reciclagem e conservação do meio ambiente
title_sort práticas e concepções de alunos do ensino fundamental sobre resíduos, reciclagem e conservação do meio ambiente
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation PENAYO, Victor Antonio. Práticas e concepções de alunos do ensino fundamental sobre resíduos, reciclagem e conservação do meio ambiente. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20522
_version_ 1805305933094453248
score 10,814766