Práticas e concepções de alunos do ensino fundamental sobre resíduos, reciclagem e conservação do meio ambiente
A escassez dos recursos naturais alavancado pelo comunismo exagerado promoveu a preocupação com questão ambiental. Este trabalho teve como objetivo mapear conceitos sobre resíduos, reciclagem conservação e abordar a Educação Ambiental (EA) como tema transversal no ensino fundamental a apresenta-la d...
Autor principal: | Penayo, Victor Antonio |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20522 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-20522 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-205222020-11-24T14:01:28Z Práticas e concepções de alunos do ensino fundamental sobre resíduos, reciclagem e conservação do meio ambiente Penayo, Victor Antonio Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera Educação ambiental Conscientização Redução de resíduos Environmental education Awareness Waste minimization CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO A escassez dos recursos naturais alavancado pelo comunismo exagerado promoveu a preocupação com questão ambiental. Este trabalho teve como objetivo mapear conceitos sobre resíduos, reciclagem conservação e abordar a Educação Ambiental (EA) como tema transversal no ensino fundamental a apresenta-la de forma lúdica como novo métodos de aprendizagem. Apresentou-se um teatro e aplicaram-se questionário a 30 alunos de uma 6a série de Foz do Iguaçu. Constatou-se que: 40% associam o conceito de lixo a sujeira e poluição; 57% separam os materiais que são recolhidos por catadores; 73% citaram como importantes os aspectos econômicos e ambientais da coleta seletiva, 67% responderam corretamente os materiais que podem ser reciclados. Durante o teatro notou-se interesse dos alunos, 30% destacaram a importância da reciclagem, 23% a importância da preservação, 17% proteção a natureza. Faz-se necessário realizar atividades ambientais, construindo novas visões sobre a educação ambiental, abolindo-se os métodos tradicionais e buscar novas estratégias de ensino. 2020-11-24T14:01:28Z 2020-11-24T14:01:28Z 2015-10-09 specializationThesis PENAYO, Victor Antonio. Práticas e concepções de alunos do ensino fundamental sobre resíduos, reciclagem e conservação do meio ambiente. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20522 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Educação ambiental Conscientização Redução de resíduos Environmental education Awareness Waste minimization CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Educação ambiental Conscientização Redução de resíduos Environmental education Awareness Waste minimization CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Penayo, Victor Antonio Práticas e concepções de alunos do ensino fundamental sobre resíduos, reciclagem e conservação do meio ambiente |
description |
A escassez dos recursos naturais alavancado pelo comunismo exagerado promoveu a preocupação com questão ambiental. Este trabalho teve como objetivo mapear conceitos sobre resíduos, reciclagem conservação e abordar a Educação Ambiental (EA) como tema transversal no ensino fundamental a apresenta-la de forma lúdica como novo métodos de aprendizagem. Apresentou-se um teatro e aplicaram-se questionário a 30 alunos de uma 6a série de Foz do Iguaçu. Constatou-se que: 40% associam o conceito de lixo a sujeira e poluição; 57% separam os materiais que são recolhidos por catadores; 73% citaram como importantes os aspectos econômicos e ambientais da coleta seletiva, 67% responderam corretamente os materiais que podem ser reciclados. Durante o teatro notou-se interesse dos alunos, 30% destacaram a importância da reciclagem, 23% a importância da preservação, 17% proteção a natureza. Faz-se necessário realizar atividades ambientais, construindo novas visões sobre a educação ambiental, abolindo-se os métodos tradicionais e buscar novas estratégias de ensino. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Penayo, Victor Antonio |
author_sort |
Penayo, Victor Antonio |
title |
Práticas e concepções de alunos do ensino fundamental sobre resíduos, reciclagem e conservação do meio ambiente |
title_short |
Práticas e concepções de alunos do ensino fundamental sobre resíduos, reciclagem e conservação do meio ambiente |
title_full |
Práticas e concepções de alunos do ensino fundamental sobre resíduos, reciclagem e conservação do meio ambiente |
title_fullStr |
Práticas e concepções de alunos do ensino fundamental sobre resíduos, reciclagem e conservação do meio ambiente |
title_full_unstemmed |
Práticas e concepções de alunos do ensino fundamental sobre resíduos, reciclagem e conservação do meio ambiente |
title_sort |
práticas e concepções de alunos do ensino fundamental sobre resíduos, reciclagem e conservação do meio ambiente |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
PENAYO, Victor Antonio. Práticas e concepções de alunos do ensino fundamental sobre resíduos, reciclagem e conservação do meio ambiente. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20522 |
_version_ |
1805305933094453248 |
score |
10,814766 |