Alfabetização pelo método fônico

Em busca de um método mais eficaz de alfabetização alguns países adotaram o Método fônico obtendo sucesso e melhora significativa em seus índices de proficiência. No Brasil, este Método ainda tímido, caminha a passos lentos e poucas escolas o aplicam por ainda não ser de domínio de todos. Amplamente...

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Autor principal: Avila, Sibelly Khetrin Guedes de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20524
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Resumo: Em busca de um método mais eficaz de alfabetização alguns países adotaram o Método fônico obtendo sucesso e melhora significativa em seus índices de proficiência. No Brasil, este Método ainda tímido, caminha a passos lentos e poucas escolas o aplicam por ainda não ser de domínio de todos. Amplamente se discutem estratégias e métodos para tirar o país do ranking de um dos últimos colados em programas de avaliações internacionais como PISA (Programme for International Student Assesment – Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), porém, nenhuma mudança significativa aconteceu. Em 2009, o município de Foz do Iguaçu implantou o método fonético na alfabetização dos alunos da rede municipal de ensino e obteve excelentes resultados em leitura e escrita com alunos de 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental. Assim também o fez uma escola privada trilíngue, também de Foz do Iguaçu, que após o uso deste método conseguiu com que seus alunos fossem alfabetizados em um espaço de tempo muito menor que outros métodos anteriormente aplicados em sala de aula.