Intertextualidade entre o filme "Cyrano de Bergerac", de Jean-Paul Rappeneau, e a obra de Pedro Bandeira, "A Marca de uma Lágrima"
Este artigo teve como objetivo conhecer e compreender, de maneira mais aprofundada, o fenômeno da intertextualidade que se caracteriza pela criação de um texto a partir de outro já existente. Dessa forma, foi realizado um estudo comparativo entre as obras “A marca de uma lágrima”, escrita por Pedro...
Autor principal: | Bottega, Ivânia Márcia |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20559 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-20559 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-205592020-11-24T14:02:07Z Intertextualidade entre o filme "Cyrano de Bergerac", de Jean-Paul Rappeneau, e a obra de Pedro Bandeira, "A Marca de uma Lágrima" Bottega, Ivânia Márcia Santos, Nelson dos Santos, Nelson dos Santos, Nelson dos Santos, Nelson dos Aprendizagem Incentivo à leitura Língua portuguesa Learning Reading promotion Portuguese language CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este artigo teve como objetivo conhecer e compreender, de maneira mais aprofundada, o fenômeno da intertextualidade que se caracteriza pela criação de um texto a partir de outro já existente. Dessa forma, foi realizado um estudo comparativo entre as obras “A marca de uma lágrima”, escrita por Pedro Bandeira, e o filme francês “Cyrano de Bergerac”, cuja reedição foi lançada na década de 90, tendo como inspiração uma peça de teatro encenada pela primeira vez em 1897. Como metodologia, realizou-se, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica almejando definir a intertextualidade e sua importância no processo educacional e, posteriormente, uma de campo com alunos matriculados em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na cidade de Foz do Iguaçu, PR. 2020-11-24T14:02:07Z 2020-11-24T14:02:07Z 2015-10-09 specializationThesis BOTTEGA, Ivânia Márcia. Intertextualidade entre o filme "Cyrano de Bergerac", de Jean-Paul Rappeneau, e a obra de Pedro Bandeira, "A Marca de uma Lágrima". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20559 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Aprendizagem Incentivo à leitura Língua portuguesa Learning Reading promotion Portuguese language CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Aprendizagem Incentivo à leitura Língua portuguesa Learning Reading promotion Portuguese language CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Bottega, Ivânia Márcia Intertextualidade entre o filme "Cyrano de Bergerac", de Jean-Paul Rappeneau, e a obra de Pedro Bandeira, "A Marca de uma Lágrima" |
description |
Este artigo teve como objetivo conhecer e compreender, de maneira mais aprofundada, o fenômeno da intertextualidade que se caracteriza pela criação de um texto a partir de outro já existente. Dessa forma, foi realizado um estudo comparativo entre as obras “A marca de uma lágrima”, escrita por Pedro Bandeira, e o filme francês “Cyrano de Bergerac”, cuja reedição foi lançada na década de 90, tendo como inspiração uma peça de teatro encenada pela primeira vez em 1897. Como metodologia, realizou-se, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica almejando definir a intertextualidade e sua importância no processo educacional e, posteriormente, uma de campo com alunos matriculados em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na cidade de Foz do Iguaçu, PR. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Bottega, Ivânia Márcia |
author_sort |
Bottega, Ivânia Márcia |
title |
Intertextualidade entre o filme "Cyrano de Bergerac", de Jean-Paul Rappeneau, e a obra de Pedro Bandeira, "A Marca de uma Lágrima" |
title_short |
Intertextualidade entre o filme "Cyrano de Bergerac", de Jean-Paul Rappeneau, e a obra de Pedro Bandeira, "A Marca de uma Lágrima" |
title_full |
Intertextualidade entre o filme "Cyrano de Bergerac", de Jean-Paul Rappeneau, e a obra de Pedro Bandeira, "A Marca de uma Lágrima" |
title_fullStr |
Intertextualidade entre o filme "Cyrano de Bergerac", de Jean-Paul Rappeneau, e a obra de Pedro Bandeira, "A Marca de uma Lágrima" |
title_full_unstemmed |
Intertextualidade entre o filme "Cyrano de Bergerac", de Jean-Paul Rappeneau, e a obra de Pedro Bandeira, "A Marca de uma Lágrima" |
title_sort |
intertextualidade entre o filme "cyrano de bergerac", de jean-paul rappeneau, e a obra de pedro bandeira, "a marca de uma lágrima" |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
BOTTEGA, Ivânia Márcia. Intertextualidade entre o filme "Cyrano de Bergerac", de Jean-Paul Rappeneau, e a obra de Pedro Bandeira, "A Marca de uma Lágrima". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20559 |
_version_ |
1760452805534941184 |
score |
10,966579 |