A influência da matemática no ensino das ciências exatas
A realização do trabalho ocorreu a partir da importância do conhecimento matemático para o aprendizado de disciplinas de ciências exatas. O entendimento de conceitos matemáticos pode favorecer o desenvolvimento de ferramentas intelectuais no aluno, permitindo o entendimento de conteúdos lógicos de d...
Autor principal: | Silva, Layani Crystini Antonio da |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20562 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-20562 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-205622020-11-24T14:02:12Z A influência da matemática no ensino das ciências exatas Silva, Layani Crystini Antonio da Sehn, Elizandra Sehn, Elizandra Sehn, Elizandra Sehn, Elizandra Aprendizagem Professores - Formação Raciocínio Learning Teachers, Training of Reasoning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO A realização do trabalho ocorreu a partir da importância do conhecimento matemático para o aprendizado de disciplinas de ciências exatas. O entendimento de conceitos matemáticos pode favorecer o desenvolvimento de ferramentas intelectuais no aluno, permitindo o entendimento de conteúdos lógicos de diversas disciplinas. Um dos principais motivos para a dificuldade de aprendizagem dos alunos pode estar relacionada a metodologia adotada pelo professor, que geralmente apresenta os conteúdos de forma bastante teórica, sendo necessária uma constante capacitação dos professores, de forma a garantir que busquem novas maneiras de apresentar os conteúdos. A pesquisa verificou que esta formação é importante principalmente pelo fato que 70% dos professores de exatas analisados possui formação em nível de bacharelado ou engenharia, não tendo uma formação pedagógica satisfatória. Dentre os professores analisados 80% considera que os alunos possuem um desempenho suficiente ou regular em suas disciplinas. Os professores também consideram que o conhecimento matemático possui influência no entendimento dos conteúdos de suas disciplinas, onde a grande maioria dos alunos que possui dificuldade de aprendizado também apresenta dificuldade em matemática. Por fim os professores acreditam que outras disciplinas que também apresentam influência no ensino de exatas são Física, Português, Química e Sociologia. 2020-11-24T14:02:12Z 2020-11-24T14:02:12Z 2015-10-30 specializationThesis SILVA, Layani Crystini Antonio da. A influência da matemática no ensino das ciências exatas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20562 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Aprendizagem Professores - Formação Raciocínio Learning Teachers, Training of Reasoning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Aprendizagem Professores - Formação Raciocínio Learning Teachers, Training of Reasoning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Silva, Layani Crystini Antonio da A influência da matemática no ensino das ciências exatas |
description |
A realização do trabalho ocorreu a partir da importância do conhecimento matemático para o aprendizado de disciplinas de ciências exatas. O entendimento de conceitos matemáticos pode favorecer o desenvolvimento de ferramentas intelectuais no aluno, permitindo o entendimento de conteúdos lógicos de diversas disciplinas. Um dos principais motivos para a dificuldade de aprendizagem dos alunos pode estar relacionada a metodologia adotada pelo professor, que geralmente apresenta os conteúdos de forma bastante teórica, sendo necessária uma constante capacitação dos professores, de forma a garantir que busquem novas maneiras de apresentar os conteúdos. A pesquisa verificou que esta formação é importante principalmente pelo fato que 70% dos professores de exatas analisados possui formação em nível de bacharelado ou engenharia, não tendo uma formação pedagógica satisfatória. Dentre os professores analisados 80% considera que os alunos possuem um desempenho suficiente ou regular em suas disciplinas. Os professores também consideram que o conhecimento matemático possui influência no entendimento dos conteúdos de suas disciplinas, onde a grande maioria dos alunos que possui dificuldade de aprendizado também apresenta dificuldade em matemática. Por fim os professores acreditam que outras disciplinas que também apresentam influência no ensino de exatas são Física, Português, Química e Sociologia. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Silva, Layani Crystini Antonio da |
author_sort |
Silva, Layani Crystini Antonio da |
title |
A influência da matemática no ensino das ciências exatas |
title_short |
A influência da matemática no ensino das ciências exatas |
title_full |
A influência da matemática no ensino das ciências exatas |
title_fullStr |
A influência da matemática no ensino das ciências exatas |
title_full_unstemmed |
A influência da matemática no ensino das ciências exatas |
title_sort |
influência da matemática no ensino das ciências exatas |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
SILVA, Layani Crystini Antonio da. A influência da matemática no ensino das ciências exatas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20562 |
_version_ |
1805320961009909760 |
score |
10,814766 |