A influência da matemática no ensino das ciências exatas

A realização do trabalho ocorreu a partir da importância do conhecimento matemático para o aprendizado de disciplinas de ciências exatas. O entendimento de conceitos matemáticos pode favorecer o desenvolvimento de ferramentas intelectuais no aluno, permitindo o entendimento de conteúdos lógicos de d...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Layani Crystini Antonio da
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20562
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20562
recordtype dspace
spelling riut-1-205622020-11-24T14:02:12Z A influência da matemática no ensino das ciências exatas Silva, Layani Crystini Antonio da Sehn, Elizandra Sehn, Elizandra Sehn, Elizandra Sehn, Elizandra Aprendizagem Professores - Formação Raciocínio Learning Teachers, Training of Reasoning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO A realização do trabalho ocorreu a partir da importância do conhecimento matemático para o aprendizado de disciplinas de ciências exatas. O entendimento de conceitos matemáticos pode favorecer o desenvolvimento de ferramentas intelectuais no aluno, permitindo o entendimento de conteúdos lógicos de diversas disciplinas. Um dos principais motivos para a dificuldade de aprendizagem dos alunos pode estar relacionada a metodologia adotada pelo professor, que geralmente apresenta os conteúdos de forma bastante teórica, sendo necessária uma constante capacitação dos professores, de forma a garantir que busquem novas maneiras de apresentar os conteúdos. A pesquisa verificou que esta formação é importante principalmente pelo fato que 70% dos professores de exatas analisados possui formação em nível de bacharelado ou engenharia, não tendo uma formação pedagógica satisfatória. Dentre os professores analisados 80% considera que os alunos possuem um desempenho suficiente ou regular em suas disciplinas. Os professores também consideram que o conhecimento matemático possui influência no entendimento dos conteúdos de suas disciplinas, onde a grande maioria dos alunos que possui dificuldade de aprendizado também apresenta dificuldade em matemática. Por fim os professores acreditam que outras disciplinas que também apresentam influência no ensino de exatas são Física, Português, Química e Sociologia. 2020-11-24T14:02:12Z 2020-11-24T14:02:12Z 2015-10-30 specializationThesis SILVA, Layani Crystini Antonio da. A influência da matemática no ensino das ciências exatas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20562 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Aprendizagem
Professores - Formação
Raciocínio
Learning
Teachers, Training of
Reasoning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Aprendizagem
Professores - Formação
Raciocínio
Learning
Teachers, Training of
Reasoning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Silva, Layani Crystini Antonio da
A influência da matemática no ensino das ciências exatas
description A realização do trabalho ocorreu a partir da importância do conhecimento matemático para o aprendizado de disciplinas de ciências exatas. O entendimento de conceitos matemáticos pode favorecer o desenvolvimento de ferramentas intelectuais no aluno, permitindo o entendimento de conteúdos lógicos de diversas disciplinas. Um dos principais motivos para a dificuldade de aprendizagem dos alunos pode estar relacionada a metodologia adotada pelo professor, que geralmente apresenta os conteúdos de forma bastante teórica, sendo necessária uma constante capacitação dos professores, de forma a garantir que busquem novas maneiras de apresentar os conteúdos. A pesquisa verificou que esta formação é importante principalmente pelo fato que 70% dos professores de exatas analisados possui formação em nível de bacharelado ou engenharia, não tendo uma formação pedagógica satisfatória. Dentre os professores analisados 80% considera que os alunos possuem um desempenho suficiente ou regular em suas disciplinas. Os professores também consideram que o conhecimento matemático possui influência no entendimento dos conteúdos de suas disciplinas, onde a grande maioria dos alunos que possui dificuldade de aprendizado também apresenta dificuldade em matemática. Por fim os professores acreditam que outras disciplinas que também apresentam influência no ensino de exatas são Física, Português, Química e Sociologia.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Silva, Layani Crystini Antonio da
author_sort Silva, Layani Crystini Antonio da
title A influência da matemática no ensino das ciências exatas
title_short A influência da matemática no ensino das ciências exatas
title_full A influência da matemática no ensino das ciências exatas
title_fullStr A influência da matemática no ensino das ciências exatas
title_full_unstemmed A influência da matemática no ensino das ciências exatas
title_sort influência da matemática no ensino das ciências exatas
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation SILVA, Layani Crystini Antonio da. A influência da matemática no ensino das ciências exatas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20562
_version_ 1805320961009909760
score 10,814766