O diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com Paulo Freire e Lev Vygotsky

Esta pesquisa tem por objetivo identificar, analisar e discutir os pontos de aproximação entre as teorias de Paulo Freire e Lev Vygotsky relacionadas ao diálogo no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada foi a coleta de dados partindo da leitura de livros dos autores citados, assi...

ver descrição completa

Autor principal: Pizani, Izabel Cristina Micheline
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20563
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20563
recordtype dspace
spelling riut-1-205632021-12-10T22:53:38Z O diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com Paulo Freire e Lev Vygotsky Pizani, Izabel Cristina Micheline Oliveira, Rogério Eduardo Cunha de Oliveira, Rogério Eduardo Cunha de Oliveira, Rogério Eduardo Cunha de Oliveira, Rogério Eduardo Cunha de Liberdade intelectual Conscientização Expressão Intellectual freedom Awareness Expression CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Esta pesquisa tem por objetivo identificar, analisar e discutir os pontos de aproximação entre as teorias de Paulo Freire e Lev Vygotsky relacionadas ao diálogo no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada foi a coleta de dados partindo da leitura de livros dos autores citados, assim como de outros autores relacionados ao tema.A partir da leitura elaborou – se duas subseções que discorrem sobre vida e concepção dos autores; foram identificados e analisados os pontos de convergências entre as duas teorias como resultados, puderam ser identificados pontos de aproximação entre as teorias freireana e a teoria vygotsky, no que diz respeito á importância do diálogo no processo de ensino e aprendizagem nas abordagens dos autores Paulo Freire que vê no diálogo a oportunidade de libertação dos oprimidos e opressores, e Lev Vygotsky que vê na linguagem e pensamentos a possibilidade do desenvolvimento e da aprendizagem. Desta forma essa pesquisa pode auxiliar a desenvolver uma pedagogia dialética, onde educandos e educadores tenham a oportunidade de se tomarem participantes da transformação de uma sociedade mais justa e igualitária. 2020-11-24T14:02:13Z 2020-11-24T14:02:13Z 2015-10-30 specializationThesis PIZANI, Izabel Cristina Micheline. O diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com Paulo Freire e Lev Vygotsky. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20563 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Liberdade intelectual
Conscientização
Expressão
Intellectual freedom
Awareness
Expression
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Liberdade intelectual
Conscientização
Expressão
Intellectual freedom
Awareness
Expression
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Pizani, Izabel Cristina Micheline
O diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com Paulo Freire e Lev Vygotsky
description Esta pesquisa tem por objetivo identificar, analisar e discutir os pontos de aproximação entre as teorias de Paulo Freire e Lev Vygotsky relacionadas ao diálogo no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada foi a coleta de dados partindo da leitura de livros dos autores citados, assim como de outros autores relacionados ao tema.A partir da leitura elaborou – se duas subseções que discorrem sobre vida e concepção dos autores; foram identificados e analisados os pontos de convergências entre as duas teorias como resultados, puderam ser identificados pontos de aproximação entre as teorias freireana e a teoria vygotsky, no que diz respeito á importância do diálogo no processo de ensino e aprendizagem nas abordagens dos autores Paulo Freire que vê no diálogo a oportunidade de libertação dos oprimidos e opressores, e Lev Vygotsky que vê na linguagem e pensamentos a possibilidade do desenvolvimento e da aprendizagem. Desta forma essa pesquisa pode auxiliar a desenvolver uma pedagogia dialética, onde educandos e educadores tenham a oportunidade de se tomarem participantes da transformação de uma sociedade mais justa e igualitária.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Pizani, Izabel Cristina Micheline
author_sort Pizani, Izabel Cristina Micheline
title O diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com Paulo Freire e Lev Vygotsky
title_short O diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com Paulo Freire e Lev Vygotsky
title_full O diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com Paulo Freire e Lev Vygotsky
title_fullStr O diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com Paulo Freire e Lev Vygotsky
title_full_unstemmed O diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com Paulo Freire e Lev Vygotsky
title_sort o diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com paulo freire e lev vygotsky
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation PIZANI, Izabel Cristina Micheline. O diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com Paulo Freire e Lev Vygotsky. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20563
_version_ 1805309710161674240
score 10,814766