O diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com Paulo Freire e Lev Vygotsky
Esta pesquisa tem por objetivo identificar, analisar e discutir os pontos de aproximação entre as teorias de Paulo Freire e Lev Vygotsky relacionadas ao diálogo no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada foi a coleta de dados partindo da leitura de livros dos autores citados, assi...
Autor principal: | Pizani, Izabel Cristina Micheline |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20563 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-20563 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-205632021-12-10T22:53:38Z O diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com Paulo Freire e Lev Vygotsky Pizani, Izabel Cristina Micheline Oliveira, Rogério Eduardo Cunha de Oliveira, Rogério Eduardo Cunha de Oliveira, Rogério Eduardo Cunha de Oliveira, Rogério Eduardo Cunha de Liberdade intelectual Conscientização Expressão Intellectual freedom Awareness Expression CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Esta pesquisa tem por objetivo identificar, analisar e discutir os pontos de aproximação entre as teorias de Paulo Freire e Lev Vygotsky relacionadas ao diálogo no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada foi a coleta de dados partindo da leitura de livros dos autores citados, assim como de outros autores relacionados ao tema.A partir da leitura elaborou – se duas subseções que discorrem sobre vida e concepção dos autores; foram identificados e analisados os pontos de convergências entre as duas teorias como resultados, puderam ser identificados pontos de aproximação entre as teorias freireana e a teoria vygotsky, no que diz respeito á importância do diálogo no processo de ensino e aprendizagem nas abordagens dos autores Paulo Freire que vê no diálogo a oportunidade de libertação dos oprimidos e opressores, e Lev Vygotsky que vê na linguagem e pensamentos a possibilidade do desenvolvimento e da aprendizagem. Desta forma essa pesquisa pode auxiliar a desenvolver uma pedagogia dialética, onde educandos e educadores tenham a oportunidade de se tomarem participantes da transformação de uma sociedade mais justa e igualitária. 2020-11-24T14:02:13Z 2020-11-24T14:02:13Z 2015-10-30 specializationThesis PIZANI, Izabel Cristina Micheline. O diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com Paulo Freire e Lev Vygotsky. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20563 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Liberdade intelectual Conscientização Expressão Intellectual freedom Awareness Expression CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Liberdade intelectual Conscientização Expressão Intellectual freedom Awareness Expression CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Pizani, Izabel Cristina Micheline O diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com Paulo Freire e Lev Vygotsky |
description |
Esta pesquisa tem por objetivo identificar, analisar e discutir os pontos de aproximação entre as teorias de Paulo Freire e Lev Vygotsky relacionadas ao diálogo no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada foi a coleta de dados partindo da leitura de livros dos autores citados, assim como de outros autores relacionados ao tema.A partir da leitura elaborou – se duas subseções que discorrem sobre vida e concepção dos autores; foram identificados e analisados os pontos de convergências entre as duas teorias como resultados, puderam ser identificados pontos de aproximação entre as teorias freireana e a teoria vygotsky, no que diz respeito á importância do diálogo no processo de ensino e aprendizagem nas abordagens dos autores Paulo Freire que vê no diálogo a oportunidade de libertação dos oprimidos e opressores, e Lev Vygotsky que vê na linguagem e pensamentos a possibilidade do desenvolvimento e da aprendizagem. Desta forma essa pesquisa pode auxiliar a desenvolver uma pedagogia dialética, onde educandos e educadores tenham a oportunidade de se tomarem participantes da transformação de uma sociedade mais justa e igualitária. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Pizani, Izabel Cristina Micheline |
author_sort |
Pizani, Izabel Cristina Micheline |
title |
O diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com Paulo Freire e Lev Vygotsky |
title_short |
O diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com Paulo Freire e Lev Vygotsky |
title_full |
O diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com Paulo Freire e Lev Vygotsky |
title_fullStr |
O diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com Paulo Freire e Lev Vygotsky |
title_full_unstemmed |
O diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com Paulo Freire e Lev Vygotsky |
title_sort |
o diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com paulo freire e lev vygotsky |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
PIZANI, Izabel Cristina Micheline. O diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com Paulo Freire e Lev Vygotsky. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20563 |
_version_ |
1805309710161674240 |
score |
10,814766 |