A tecnologia e educação: uma realidade levantada em três escolas de um município do norte do Paraná

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa aplicada em três escolas no município de Curiúva no Estado do Paraná, com a intenção de levantar as percepções dos atores sociais sobre o papel das tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC´s) nos espaços escolares. A ideia foi de levantar d...

ver descrição completa

Autor principal: Nakagawa, Juliana Kelly Morelli
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20569
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20569
recordtype dspace
spelling riut-1-205692020-11-24T14:02:23Z A tecnologia e educação: uma realidade levantada em três escolas de um município do norte do Paraná Nakagawa, Juliana Kelly Morelli Berghauser, Neron Alipio Cortes Berghauser, Neron Alipio Cortes Berghauser, Neron Alipio Cortes Berghauser, Neron Alipio Cortes Comunicação de massa - Programas educacionais Ensino - Metodologia Televisão e crianças Media programs (Education) Teaching - Methodology Television and children CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa aplicada em três escolas no município de Curiúva no Estado do Paraná, com a intenção de levantar as percepções dos atores sociais sobre o papel das tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC´s) nos espaços escolares. A ideia foi de levantar diferenças e semelhanças de entender como os recursos de tecnologia podem ajudar os estudantes no seu dia a dia e, por consequência,o professor em suas atividades de ensino. A pesquisas foi exploratória e a entrevista foi de caráter de semiestruturada. O tratamento de dados ocorreu por meio de análise do discurso do sujeito. Os atores pesquisador foram pedagogos, professores e responsáveis pelos laboratórios de Informática dessas escolas estudadas. Os resultados apontam para uma boa consciência destes personagens pesquisados indicando que eles percebem claramente a importância que as TI´s representam para a escola e para os alunos. Os resultados também comprovam que as políticas públicas voltadas para a implantação de infraestruturas de informática em escolas públicas estão muito aquém do esperado e do considerado mínimo para a dignidade do estudante e do professor em escolas públicas. 2020-11-24T14:02:23Z 2020-11-24T14:02:23Z 2015-10-23 specializationThesis NAKAGAWA, Juliana Kelly Morelli. A tecnologia e a educação: uma realidade levantada em três escolas de um município do norte do Paraná. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20569 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Comunicação de massa - Programas educacionais
Ensino - Metodologia
Televisão e crianças
Media programs (Education)
Teaching - Methodology
Television and children
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Comunicação de massa - Programas educacionais
Ensino - Metodologia
Televisão e crianças
Media programs (Education)
Teaching - Methodology
Television and children
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Nakagawa, Juliana Kelly Morelli
A tecnologia e educação: uma realidade levantada em três escolas de um município do norte do Paraná
description Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa aplicada em três escolas no município de Curiúva no Estado do Paraná, com a intenção de levantar as percepções dos atores sociais sobre o papel das tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC´s) nos espaços escolares. A ideia foi de levantar diferenças e semelhanças de entender como os recursos de tecnologia podem ajudar os estudantes no seu dia a dia e, por consequência,o professor em suas atividades de ensino. A pesquisas foi exploratória e a entrevista foi de caráter de semiestruturada. O tratamento de dados ocorreu por meio de análise do discurso do sujeito. Os atores pesquisador foram pedagogos, professores e responsáveis pelos laboratórios de Informática dessas escolas estudadas. Os resultados apontam para uma boa consciência destes personagens pesquisados indicando que eles percebem claramente a importância que as TI´s representam para a escola e para os alunos. Os resultados também comprovam que as políticas públicas voltadas para a implantação de infraestruturas de informática em escolas públicas estão muito aquém do esperado e do considerado mínimo para a dignidade do estudante e do professor em escolas públicas.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Nakagawa, Juliana Kelly Morelli
author_sort Nakagawa, Juliana Kelly Morelli
title A tecnologia e educação: uma realidade levantada em três escolas de um município do norte do Paraná
title_short A tecnologia e educação: uma realidade levantada em três escolas de um município do norte do Paraná
title_full A tecnologia e educação: uma realidade levantada em três escolas de um município do norte do Paraná
title_fullStr A tecnologia e educação: uma realidade levantada em três escolas de um município do norte do Paraná
title_full_unstemmed A tecnologia e educação: uma realidade levantada em três escolas de um município do norte do Paraná
title_sort tecnologia e educação: uma realidade levantada em três escolas de um município do norte do paraná
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation NAKAGAWA, Juliana Kelly Morelli. A tecnologia e a educação: uma realidade levantada em três escolas de um município do norte do Paraná. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20569
_version_ 1805302116489625600
score 10,814766