A tecnologia e educação: uma realidade levantada em três escolas de um município do norte do Paraná
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa aplicada em três escolas no município de Curiúva no Estado do Paraná, com a intenção de levantar as percepções dos atores sociais sobre o papel das tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC´s) nos espaços escolares. A ideia foi de levantar d...
Autor principal: | Nakagawa, Juliana Kelly Morelli |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20569 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-20569 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-205692020-11-24T14:02:23Z A tecnologia e educação: uma realidade levantada em três escolas de um município do norte do Paraná Nakagawa, Juliana Kelly Morelli Berghauser, Neron Alipio Cortes Berghauser, Neron Alipio Cortes Berghauser, Neron Alipio Cortes Berghauser, Neron Alipio Cortes Comunicação de massa - Programas educacionais Ensino - Metodologia Televisão e crianças Media programs (Education) Teaching - Methodology Television and children CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa aplicada em três escolas no município de Curiúva no Estado do Paraná, com a intenção de levantar as percepções dos atores sociais sobre o papel das tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC´s) nos espaços escolares. A ideia foi de levantar diferenças e semelhanças de entender como os recursos de tecnologia podem ajudar os estudantes no seu dia a dia e, por consequência,o professor em suas atividades de ensino. A pesquisas foi exploratória e a entrevista foi de caráter de semiestruturada. O tratamento de dados ocorreu por meio de análise do discurso do sujeito. Os atores pesquisador foram pedagogos, professores e responsáveis pelos laboratórios de Informática dessas escolas estudadas. Os resultados apontam para uma boa consciência destes personagens pesquisados indicando que eles percebem claramente a importância que as TI´s representam para a escola e para os alunos. Os resultados também comprovam que as políticas públicas voltadas para a implantação de infraestruturas de informática em escolas públicas estão muito aquém do esperado e do considerado mínimo para a dignidade do estudante e do professor em escolas públicas. 2020-11-24T14:02:23Z 2020-11-24T14:02:23Z 2015-10-23 specializationThesis NAKAGAWA, Juliana Kelly Morelli. A tecnologia e a educação: uma realidade levantada em três escolas de um município do norte do Paraná. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20569 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Comunicação de massa - Programas educacionais Ensino - Metodologia Televisão e crianças Media programs (Education) Teaching - Methodology Television and children CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Comunicação de massa - Programas educacionais Ensino - Metodologia Televisão e crianças Media programs (Education) Teaching - Methodology Television and children CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Nakagawa, Juliana Kelly Morelli A tecnologia e educação: uma realidade levantada em três escolas de um município do norte do Paraná |
description |
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa aplicada em três escolas no município de Curiúva no Estado do Paraná, com a intenção de levantar as percepções dos atores sociais sobre o papel das tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC´s) nos espaços escolares. A ideia foi de levantar diferenças e semelhanças de entender como os recursos de tecnologia podem ajudar os estudantes no seu dia a dia e, por consequência,o professor em suas atividades de ensino. A pesquisas foi exploratória e a entrevista foi de caráter de semiestruturada. O tratamento de dados ocorreu por meio de análise do discurso do sujeito. Os atores pesquisador foram pedagogos, professores e responsáveis pelos laboratórios de Informática dessas escolas estudadas. Os resultados apontam para uma boa consciência destes personagens pesquisados indicando que eles percebem claramente a importância que as TI´s representam para a escola e para os alunos. Os resultados também comprovam que as políticas públicas voltadas para a implantação de infraestruturas de informática em escolas públicas estão muito aquém do esperado e do considerado mínimo para a dignidade do estudante e do professor em escolas públicas. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Nakagawa, Juliana Kelly Morelli |
author_sort |
Nakagawa, Juliana Kelly Morelli |
title |
A tecnologia e educação: uma realidade levantada em três escolas de um município do norte do Paraná |
title_short |
A tecnologia e educação: uma realidade levantada em três escolas de um município do norte do Paraná |
title_full |
A tecnologia e educação: uma realidade levantada em três escolas de um município do norte do Paraná |
title_fullStr |
A tecnologia e educação: uma realidade levantada em três escolas de um município do norte do Paraná |
title_full_unstemmed |
A tecnologia e educação: uma realidade levantada em três escolas de um município do norte do Paraná |
title_sort |
tecnologia e educação: uma realidade levantada em três escolas de um município do norte do paraná |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
NAKAGAWA, Juliana Kelly Morelli. A tecnologia e a educação: uma realidade levantada em três escolas de um município do norte do Paraná. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20569 |
_version_ |
1805302116489625600 |
score |
10,814766 |