Estratégias para estimular a participação dos alunos durante as aulas de educação física
O presente trabalho visa analisar as dificuldades encontradas no processo de aprendizagem da educação física, de modo a sugerir didáticas de ensino com enfoque pedagógico que motivem e melhorem o envolvimento de alunos e professores na realização das atividades da educação física. Diante de diversos...
Autor principal: | Kuhn, Reickson Carlos |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20580 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-20580 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-205802020-11-24T14:02:43Z Estratégias para estimular a participação dos alunos durante as aulas de educação física Kuhn, Reickson Carlos Santos, Cidmar Ortiz dos Santos, Cidmar Ortiz dos Santos, Cidmar Ortiz dos Santos, Cidmar Ortiz dos Motivação na educação Esportes - Aspectos psicológicos Aprendizagem Motivation in education Sports - Psychological aspects Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O presente trabalho visa analisar as dificuldades encontradas no processo de aprendizagem da educação física, de modo a sugerir didáticas de ensino com enfoque pedagógico que motivem e melhorem o envolvimento de alunos e professores na realização das atividades da educação física. Diante de diversos obstáculos encontrados no processo educacional atual, seja em questões de indisciplina de alunos, falta de preparo adequado das aulas pelo professor e mesmo por ausência ou limitações de infraestrutura para realização das aulas, o professor se torna o sujeito responsável por intermediar essas dificuldades e ainda assim obter os resultados esperados pelo processo educacional de educação física no que refere a mudança de hábitos e postura de alunos que não se exercitam e fogem de atividades físicas, melhorando não apenas seu condicionamento e postura, como sua saúde de modo geral. Através desde estudo pode-se perceber que metodologias pedagógicas adequadas podem auxiliar os professores e atrair a motivação dos alunos em relação as aulas e a prática da atividade física. Acredita-se que o preparo adequado das aulas pode vir a minimizar os efeitos das dificuldades de infraestrutura e de indisciplina encontrada nas escolas, e garantir que alunos e professores sejam conduzidos por um bom planejamento pedagógico escolar, e que professores e alunos tenham os resultados esperados. 2020-11-24T14:02:43Z 2020-11-24T14:02:43Z 2015-10-09 specializationThesis KUHN, Reickson Carlos. Estratégias para estimular a participação dos alunos durante as aulas de educação física. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20580 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Motivação na educação Esportes - Aspectos psicológicos Aprendizagem Motivation in education Sports - Psychological aspects Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Motivação na educação Esportes - Aspectos psicológicos Aprendizagem Motivation in education Sports - Psychological aspects Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Kuhn, Reickson Carlos Estratégias para estimular a participação dos alunos durante as aulas de educação física |
description |
O presente trabalho visa analisar as dificuldades encontradas no processo de aprendizagem da educação física, de modo a sugerir didáticas de ensino com enfoque pedagógico que motivem e melhorem o envolvimento de alunos e professores na realização das atividades da educação física. Diante de diversos obstáculos encontrados no processo educacional atual, seja em questões de indisciplina de alunos, falta de preparo adequado das aulas pelo professor e mesmo por ausência ou limitações de infraestrutura para realização das aulas, o professor se torna o sujeito responsável por intermediar essas dificuldades e ainda assim obter os resultados esperados pelo processo educacional de educação física no que refere a mudança de hábitos e postura de alunos que não se exercitam e fogem de atividades físicas, melhorando não apenas seu condicionamento e postura, como sua saúde de modo geral. Através desde estudo pode-se perceber que metodologias pedagógicas adequadas podem auxiliar os professores e atrair a motivação dos alunos em relação as aulas e a prática da atividade física. Acredita-se que o preparo adequado das aulas pode vir a minimizar os efeitos das dificuldades de infraestrutura e de indisciplina encontrada nas escolas, e garantir que alunos e professores sejam conduzidos por um bom planejamento pedagógico escolar, e que professores e alunos tenham os resultados esperados. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Kuhn, Reickson Carlos |
author_sort |
Kuhn, Reickson Carlos |
title |
Estratégias para estimular a participação dos alunos durante as aulas de educação física |
title_short |
Estratégias para estimular a participação dos alunos durante as aulas de educação física |
title_full |
Estratégias para estimular a participação dos alunos durante as aulas de educação física |
title_fullStr |
Estratégias para estimular a participação dos alunos durante as aulas de educação física |
title_full_unstemmed |
Estratégias para estimular a participação dos alunos durante as aulas de educação física |
title_sort |
estratégias para estimular a participação dos alunos durante as aulas de educação física |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
KUHN, Reickson Carlos. Estratégias para estimular a participação dos alunos durante as aulas de educação física. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20580 |
_version_ |
1805302674575327232 |
score |
10,814766 |