Estratégias para estimular a participação dos alunos durante as aulas de educação física

O presente trabalho visa analisar as dificuldades encontradas no processo de aprendizagem da educação física, de modo a sugerir didáticas de ensino com enfoque pedagógico que motivem e melhorem o envolvimento de alunos e professores na realização das atividades da educação física. Diante de diversos...

ver descrição completa

Autor principal: Kuhn, Reickson Carlos
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20580
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20580
recordtype dspace
spelling riut-1-205802020-11-24T14:02:43Z Estratégias para estimular a participação dos alunos durante as aulas de educação física Kuhn, Reickson Carlos Santos, Cidmar Ortiz dos Santos, Cidmar Ortiz dos Santos, Cidmar Ortiz dos Santos, Cidmar Ortiz dos Motivação na educação Esportes - Aspectos psicológicos Aprendizagem Motivation in education Sports - Psychological aspects Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O presente trabalho visa analisar as dificuldades encontradas no processo de aprendizagem da educação física, de modo a sugerir didáticas de ensino com enfoque pedagógico que motivem e melhorem o envolvimento de alunos e professores na realização das atividades da educação física. Diante de diversos obstáculos encontrados no processo educacional atual, seja em questões de indisciplina de alunos, falta de preparo adequado das aulas pelo professor e mesmo por ausência ou limitações de infraestrutura para realização das aulas, o professor se torna o sujeito responsável por intermediar essas dificuldades e ainda assim obter os resultados esperados pelo processo educacional de educação física no que refere a mudança de hábitos e postura de alunos que não se exercitam e fogem de atividades físicas, melhorando não apenas seu condicionamento e postura, como sua saúde de modo geral. Através desde estudo pode-se perceber que metodologias pedagógicas adequadas podem auxiliar os professores e atrair a motivação dos alunos em relação as aulas e a prática da atividade física. Acredita-se que o preparo adequado das aulas pode vir a minimizar os efeitos das dificuldades de infraestrutura e de indisciplina encontrada nas escolas, e garantir que alunos e professores sejam conduzidos por um bom planejamento pedagógico escolar, e que professores e alunos tenham os resultados esperados. 2020-11-24T14:02:43Z 2020-11-24T14:02:43Z 2015-10-09 specializationThesis KUHN, Reickson Carlos. Estratégias para estimular a participação dos alunos durante as aulas de educação física. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20580 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Motivação na educação
Esportes - Aspectos psicológicos
Aprendizagem
Motivation in education
Sports - Psychological aspects
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Motivação na educação
Esportes - Aspectos psicológicos
Aprendizagem
Motivation in education
Sports - Psychological aspects
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Kuhn, Reickson Carlos
Estratégias para estimular a participação dos alunos durante as aulas de educação física
description O presente trabalho visa analisar as dificuldades encontradas no processo de aprendizagem da educação física, de modo a sugerir didáticas de ensino com enfoque pedagógico que motivem e melhorem o envolvimento de alunos e professores na realização das atividades da educação física. Diante de diversos obstáculos encontrados no processo educacional atual, seja em questões de indisciplina de alunos, falta de preparo adequado das aulas pelo professor e mesmo por ausência ou limitações de infraestrutura para realização das aulas, o professor se torna o sujeito responsável por intermediar essas dificuldades e ainda assim obter os resultados esperados pelo processo educacional de educação física no que refere a mudança de hábitos e postura de alunos que não se exercitam e fogem de atividades físicas, melhorando não apenas seu condicionamento e postura, como sua saúde de modo geral. Através desde estudo pode-se perceber que metodologias pedagógicas adequadas podem auxiliar os professores e atrair a motivação dos alunos em relação as aulas e a prática da atividade física. Acredita-se que o preparo adequado das aulas pode vir a minimizar os efeitos das dificuldades de infraestrutura e de indisciplina encontrada nas escolas, e garantir que alunos e professores sejam conduzidos por um bom planejamento pedagógico escolar, e que professores e alunos tenham os resultados esperados.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Kuhn, Reickson Carlos
author_sort Kuhn, Reickson Carlos
title Estratégias para estimular a participação dos alunos durante as aulas de educação física
title_short Estratégias para estimular a participação dos alunos durante as aulas de educação física
title_full Estratégias para estimular a participação dos alunos durante as aulas de educação física
title_fullStr Estratégias para estimular a participação dos alunos durante as aulas de educação física
title_full_unstemmed Estratégias para estimular a participação dos alunos durante as aulas de educação física
title_sort estratégias para estimular a participação dos alunos durante as aulas de educação física
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation KUHN, Reickson Carlos. Estratégias para estimular a participação dos alunos durante as aulas de educação física. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20580
_version_ 1805302674575327232
score 10,814766