Entendendo os olhares da alfabetização

To present research it looked for in the literature revision the necessary theoretical embasamento to discuss the referring subjects to the literacy and the letramento, besides, the bibliographical research also aids in the accomplishment of an analysis of the physical, emotional, cognitive characte...

ver descrição completa

Autor principal: Amorin, Alexandra Aparecida da Silva
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20593
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20593
recordtype dspace
spelling riut-1-205932020-11-24T14:03:10Z Entendendo os olhares da alfabetização Understanding the eyes of education Amorin, Alexandra Aparecida da Silva Santos, Cidmar Ortiz dos Santos, Cidmar Ortiz dos Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça Donel, Marlene Lucia Holz Pesquisa bibliográfica Crianças Cognição Searching, Bibliographical Children Cognition CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO To present research it looked for in the literature revision the necessary theoretical embasamento to discuss the referring subjects to the literacy and the letramento, besides, the bibliographical research also aids in the accomplishment of an analysis of the physical, emotional, cognitive characteristics, social of the child in literacy phase. He/she will contemplate concerning the directions that come being taken in the current society globalizada that, by means of methodological innovations and with base in new technologies, it can be used of several resources in its different disciplines, a differentiated practice of work is looked for, in that alphabetizing it not only it builds a knowledge on the language writing, but that gets to use it in society and to adapt of specific social practices. Being like this inside search a global work of the literacy, where it will integrate different disciplines involving the literacy process, as contextualizá-lo form and to turn it significant for child. A presente pesquisa buscou na revisão de literatura o embasamento teórico necessário para se discutir as questões referentes à alfabetização e ao letramento, Consideramos que pesquisa bibliográfica auxilia também na realização de análise das características físicas, emocionais, cognitivas, sociais da criança em fase de alfabetização. Irá refletir acerca dos rumos que vêm sendo tomados na atual sociedade globalizada que, por meio de inovações metodológicas e com base em novas tecnologias, viabilizar-se de vários recursos em suas diferentes disciplinas, buscar-se uma prática diferenciada de trabalho, em que o alfabetizando não somente construa um conhecimento sobre a língua escrita, mas consiga utilizá-la na sociedade e apropriar-se de práticas sociais específicas. Sendo assim, devemos buscar um trabalho global, contextualizado dentro da alfabetização, integrando as diferentes disciplinas que envolvem esse processo para torná-lo significativo para a criança. 2020-11-24T14:03:10Z 2020-11-24T14:03:10Z 2018-06-01 specializationThesis AMORIM, Alexandra Aparecida da Silva. Entendendo os olhares da alfabetização. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20593 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Pesquisa bibliográfica
Crianças
Cognição
Searching, Bibliographical
Children
Cognition
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Pesquisa bibliográfica
Crianças
Cognição
Searching, Bibliographical
Children
Cognition
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Amorin, Alexandra Aparecida da Silva
Entendendo os olhares da alfabetização
description To present research it looked for in the literature revision the necessary theoretical embasamento to discuss the referring subjects to the literacy and the letramento, besides, the bibliographical research also aids in the accomplishment of an analysis of the physical, emotional, cognitive characteristics, social of the child in literacy phase. He/she will contemplate concerning the directions that come being taken in the current society globalizada that, by means of methodological innovations and with base in new technologies, it can be used of several resources in its different disciplines, a differentiated practice of work is looked for, in that alphabetizing it not only it builds a knowledge on the language writing, but that gets to use it in society and to adapt of specific social practices. Being like this inside search a global work of the literacy, where it will integrate different disciplines involving the literacy process, as contextualizá-lo form and to turn it significant for child.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Amorin, Alexandra Aparecida da Silva
author_sort Amorin, Alexandra Aparecida da Silva
title Entendendo os olhares da alfabetização
title_short Entendendo os olhares da alfabetização
title_full Entendendo os olhares da alfabetização
title_fullStr Entendendo os olhares da alfabetização
title_full_unstemmed Entendendo os olhares da alfabetização
title_sort entendendo os olhares da alfabetização
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation AMORIM, Alexandra Aparecida da Silva. Entendendo os olhares da alfabetização. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20593
_version_ 1805317892726587392
score 10,814766