A elaboração da escrita pautada na leitura de obras literárias no ensino fundamental
This work had the theme to work the reading and to develop the writing with direction of literary texts. It was observed and the construction of the writing of the students of the fifth year of elementary school, mediated by the use of literary texts.The proposal made with the students occurred with...
Autor principal: | Vieira, Elizabete da Conceição |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20620 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-20620 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-206202020-11-24T14:04:18Z A elaboração da escrita pautada na leitura de obras literárias no ensino fundamental Writing based on reading literary works in elementary school Vieira, Elizabete da Conceição Santos, Nelson dos Santos, Nelson dos Lima, Ivone Teresinha Carletto Bortoli, Marlene Magnoni Alfabetização Literatura - Estudo e ensino Ensino – Metodologia Literacy Literature - Study and teaching Teaching – Methodology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO This work had the theme to work the reading and to develop the writing with direction of literary texts. It was observed and the construction of the writing of the students of the fifth year of elementary school, mediated by the use of literary texts.The proposal made with the students occurred with a day of observation of the class, and two days of classes with the use of literary texts and textual production. The poem The Ballerina of Cecília Meireles and the text “The Flowers of Spring” by Ziraldo were worked. When the textual productions were realized, they were analyzed how the textual productions of the students happened after the use of literatures. In this sense it was observed the importance of literature teaching in the development of writing. The present work was divided in three parts: first the theoretical reference in which it presents a bibliographical survey of the theorists who discuss about the thematic approach. According to the methodological procedures and third, the presentation of the results and discussion of the proposed activities. Its theoretical basis is writers: Aguiar (2011); Colomer (2007); Gonçalves (2014); Liberato (2011); Martins (1999); Pires (2008); Page 2 Rangel (2012); Soares (2011); Zafalon (2009); Zilberman (2008). With the activities carried out it is concluded that the teaching of directed literature is fundamental for the writing of the writing for the students of Elementary School. For it will help the student to know the world around him, as well as to encourage new discoveries. Este trabalho teve como temática trabalhar a leitura e desenvolver a escrita com direcionamento de textos literários. Observou-se e a construção da escrita dos alunos do quinto ano do Ensino Fundamental, mediada pelo uso de textos literários. A proposta realizada com os alunos ocorreu com um dia de observação da turma, e dois dias de aulas com a utilização de textos literários e produção textual. Foram trabalhados o poema A bailarina de Cecília Meireles e o texto “As flores da primavera”, de Ziraldo. Ao ser realizadas as produções textuais foram analisadas como as produções textuais dos alunos aconteceram após o uso de literaturas. Neste sentido observou-se a importância do ensino de literatura no desenvolvimento da escrita. O presente trabalho foi dividido em três partes: primeiro o referencial teórico no qual apresenta levantamento bibliográfico dos teóricos que discutem sobre a temática abordada. Segundo os procedimentos metodológicos e terceiro a apresentação dos resultados e discussão das atividades propostas. Tem como fundamentação teórica os escritores: Aguiar (2011); Colomer (2007); Gonçalves (2014); Liberato (2011); Martins (1999); Pires e Piveta (2008); Queiroz (2012); Rangel e Machado (2012); Soares (2011); Zafalon (2009); Zilberman (2008). Com as atividades realizadas conclui-se que o ensino de literatura direcionada é fundamental para a elaboração da escrita para os alunos do Ensino Fundamental. Pois ele irá ajudar o aluno a conhecer o mundo que o rodeia, além de incentivar novas descobertas. 2020-11-24T14:04:18Z 2020-11-24T14:04:18Z 2018-05-25 specializationThesis VIEIRA, Elizabete da Conceição. A elaboração da escrita pautada na leitura de obras literárias no ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20620 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Alfabetização Literatura - Estudo e ensino Ensino – Metodologia Literacy Literature - Study and teaching Teaching – Methodology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
spellingShingle |
Alfabetização Literatura - Estudo e ensino Ensino – Metodologia Literacy Literature - Study and teaching Teaching – Methodology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Vieira, Elizabete da Conceição A elaboração da escrita pautada na leitura de obras literárias no ensino fundamental |
description |
This work had the theme to work the reading and to develop the writing with direction of literary texts. It was observed and the construction of the writing of the students of the fifth year of elementary school, mediated by the use of literary texts.The proposal made with the students occurred with a day of observation of the class, and two days of classes with the use of literary texts and textual production. The poem The Ballerina of Cecília Meireles and the text “The Flowers of Spring” by Ziraldo were worked. When the textual productions were realized, they were analyzed how the textual productions of the students happened after the use of literatures. In this sense it was observed the importance of literature teaching in the development of writing. The present work was divided in three parts: first the theoretical reference in which it presents a bibliographical survey of the theorists who discuss about the thematic approach. According to the methodological procedures and third, the presentation of the results and discussion of the proposed activities. Its theoretical basis is writers: Aguiar (2011); Colomer (2007); Gonçalves (2014); Liberato (2011); Martins (1999); Pires (2008); Page 2 Rangel (2012); Soares (2011); Zafalon (2009); Zilberman (2008). With the activities carried out it is concluded that the teaching of directed literature is fundamental for the writing of the writing for the students of Elementary School. For it will help the student to know the world around him, as well as to encourage new discoveries. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Vieira, Elizabete da Conceição |
author_sort |
Vieira, Elizabete da Conceição |
title |
A elaboração da escrita pautada na leitura de obras literárias no ensino fundamental |
title_short |
A elaboração da escrita pautada na leitura de obras literárias no ensino fundamental |
title_full |
A elaboração da escrita pautada na leitura de obras literárias no ensino fundamental |
title_fullStr |
A elaboração da escrita pautada na leitura de obras literárias no ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
A elaboração da escrita pautada na leitura de obras literárias no ensino fundamental |
title_sort |
elaboração da escrita pautada na leitura de obras literárias no ensino fundamental |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
VIEIRA, Elizabete da Conceição. A elaboração da escrita pautada na leitura de obras literárias no ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20620 |
_version_ |
1805323122178523136 |
score |
10,814766 |