A elaboração da escrita pautada na leitura de obras literárias no ensino fundamental

This work had the theme to work the reading and to develop the writing with direction of literary texts. It was observed and the construction of the writing of the students of the fifth year of elementary school, mediated by the use of literary texts.The proposal made with the students occurred with...

ver descrição completa

Autor principal: Vieira, Elizabete da Conceição
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20620
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20620
recordtype dspace
spelling riut-1-206202020-11-24T14:04:18Z A elaboração da escrita pautada na leitura de obras literárias no ensino fundamental Writing based on reading literary works in elementary school Vieira, Elizabete da Conceição Santos, Nelson dos Santos, Nelson dos Lima, Ivone Teresinha Carletto Bortoli, Marlene Magnoni Alfabetização Literatura - Estudo e ensino Ensino – Metodologia Literacy Literature - Study and teaching Teaching – Methodology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO This work had the theme to work the reading and to develop the writing with direction of literary texts. It was observed and the construction of the writing of the students of the fifth year of elementary school, mediated by the use of literary texts.The proposal made with the students occurred with a day of observation of the class, and two days of classes with the use of literary texts and textual production. The poem The Ballerina of Cecília Meireles and the text “The Flowers of Spring” by Ziraldo were worked. When the textual productions were realized, they were analyzed how the textual productions of the students happened after the use of literatures. In this sense it was observed the importance of literature teaching in the development of writing. The present work was divided in three parts: first the theoretical reference in which it presents a bibliographical survey of the theorists who discuss about the thematic approach. According to the methodological procedures and third, the presentation of the results and discussion of the proposed activities. Its theoretical basis is writers: Aguiar (2011); Colomer (2007); Gonçalves (2014); Liberato (2011); Martins (1999); Pires (2008); Page 2 Rangel (2012); Soares (2011); Zafalon (2009); Zilberman (2008). With the activities carried out it is concluded that the teaching of directed literature is fundamental for the writing of the writing for the students of Elementary School. For it will help the student to know the world around him, as well as to encourage new discoveries. Este trabalho teve como temática trabalhar a leitura e desenvolver a escrita com direcionamento de textos literários. Observou-se e a construção da escrita dos alunos do quinto ano do Ensino Fundamental, mediada pelo uso de textos literários. A proposta realizada com os alunos ocorreu com um dia de observação da turma, e dois dias de aulas com a utilização de textos literários e produção textual. Foram trabalhados o poema A bailarina de Cecília Meireles e o texto “As flores da primavera”, de Ziraldo. Ao ser realizadas as produções textuais foram analisadas como as produções textuais dos alunos aconteceram após o uso de literaturas. Neste sentido observou-se a importância do ensino de literatura no desenvolvimento da escrita. O presente trabalho foi dividido em três partes: primeiro o referencial teórico no qual apresenta levantamento bibliográfico dos teóricos que discutem sobre a temática abordada. Segundo os procedimentos metodológicos e terceiro a apresentação dos resultados e discussão das atividades propostas. Tem como fundamentação teórica os escritores: Aguiar (2011); Colomer (2007); Gonçalves (2014); Liberato (2011); Martins (1999); Pires e Piveta (2008); Queiroz (2012); Rangel e Machado (2012); Soares (2011); Zafalon (2009); Zilberman (2008). Com as atividades realizadas conclui-se que o ensino de literatura direcionada é fundamental para a elaboração da escrita para os alunos do Ensino Fundamental. Pois ele irá ajudar o aluno a conhecer o mundo que o rodeia, além de incentivar novas descobertas. 2020-11-24T14:04:18Z 2020-11-24T14:04:18Z 2018-05-25 specializationThesis VIEIRA, Elizabete da Conceição. A elaboração da escrita pautada na leitura de obras literárias no ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20620 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Alfabetização
Literatura - Estudo e ensino
Ensino – Metodologia
Literacy
Literature - Study and teaching
Teaching – Methodology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Alfabetização
Literatura - Estudo e ensino
Ensino – Metodologia
Literacy
Literature - Study and teaching
Teaching – Methodology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Vieira, Elizabete da Conceição
A elaboração da escrita pautada na leitura de obras literárias no ensino fundamental
description This work had the theme to work the reading and to develop the writing with direction of literary texts. It was observed and the construction of the writing of the students of the fifth year of elementary school, mediated by the use of literary texts.The proposal made with the students occurred with a day of observation of the class, and two days of classes with the use of literary texts and textual production. The poem The Ballerina of Cecília Meireles and the text “The Flowers of Spring” by Ziraldo were worked. When the textual productions were realized, they were analyzed how the textual productions of the students happened after the use of literatures. In this sense it was observed the importance of literature teaching in the development of writing. The present work was divided in three parts: first the theoretical reference in which it presents a bibliographical survey of the theorists who discuss about the thematic approach. According to the methodological procedures and third, the presentation of the results and discussion of the proposed activities. Its theoretical basis is writers: Aguiar (2011); Colomer (2007); Gonçalves (2014); Liberato (2011); Martins (1999); Pires (2008); Page 2 Rangel (2012); Soares (2011); Zafalon (2009); Zilberman (2008). With the activities carried out it is concluded that the teaching of directed literature is fundamental for the writing of the writing for the students of Elementary School. For it will help the student to know the world around him, as well as to encourage new discoveries.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Vieira, Elizabete da Conceição
author_sort Vieira, Elizabete da Conceição
title A elaboração da escrita pautada na leitura de obras literárias no ensino fundamental
title_short A elaboração da escrita pautada na leitura de obras literárias no ensino fundamental
title_full A elaboração da escrita pautada na leitura de obras literárias no ensino fundamental
title_fullStr A elaboração da escrita pautada na leitura de obras literárias no ensino fundamental
title_full_unstemmed A elaboração da escrita pautada na leitura de obras literárias no ensino fundamental
title_sort elaboração da escrita pautada na leitura de obras literárias no ensino fundamental
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation VIEIRA, Elizabete da Conceição. A elaboração da escrita pautada na leitura de obras literárias no ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20620
_version_ 1805323122178523136
score 10,814766