Metodologias ativas: a utilização da sala de aula invertida na disciplina de filosofia no 3º ano do ensino médio

This study had the purpose of verifying of the 3rd year high school students perception as for increase possibility the level of satisfaction in relation to the didactics philosophy teaching developed by flipped classroom and if this methodology could contribute to a critical training and conscious,...

ver descrição completa

Autor principal: Godoi, Francis Pegorer
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20636
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20636
recordtype dspace
spelling riut-1-206362020-11-24T14:05:07Z Metodologias ativas: a utilização da sala de aula invertida na disciplina de filosofia no 3º ano do ensino médio Active methodologies: the use of flipped classroom in the philosophy discipline in the 3rd year of high school Godoi, Francis Pegorer Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Berghauser, Neron Alipio Cortes Gómez, Magela Reny Fonticiella Estratégias de aprendizagem Aprendizagem centrada no aluno Ensino – Metodologia Learning strategies Student-centered learning Teaching – Methodology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO This study had the purpose of verifying of the 3rd year high school students perception as for increase possibility the level of satisfaction in relation to the didactics philosophy teaching developed by flipped classroom and if this methodology could contribute to a critical training and conscious, aiming at a performance enables these young people in society. The need to use new philosophy teaching methodologies happened for the existence in classroom, where traditional methodologies already do not attend the educational necessities for the current generation that is immersed in technology. The verification of students’ perception in relation method was possible through observations and questionnaires applied after flipped classroom development that alternated moments in virtual classroom and classroom physics. The result was a clear students preference by an active education that involves the use of technologies that makes it só present in their daily life. Este trabalho teve o propósito de verificar a percepção dos alunos do 3º ano do Ensino Médio quanto à possiblidade de aumento no grau de satisfação em relação à didática nas aulas de Filosofia desenvolvidas pelo método sala de aula invertida e se essa metodologia poderia contribuir para uma formação crítica e consciente, visando uma atuação ativa desses jovens na sociedade. A necessidade do uso de novas metodologias para o ensino de filosofia se deu pela vivência em sala de aula, onde metodologias tradicionais já não atendem às necessidades didáticas para a atual geração que é imersa em tecnologia. A verificação da percepção dos alunos em relação ao método foi possível através das observações e questionários aplicados após o desenvolvimento da metodologia sala de aula invertida que alternou momentos na sala de aula virtual e na sala de aula física. O resultado foi uma clara preferência dos estudantes por uma educação ativa que envolva o uso das tecnologias que se faz tão presente no cotidiano dos mesmos. 2020-11-24T14:05:06Z 2020-11-24T14:05:06Z 2018-06-01 specializationThesis GODOI, Francis Pegorer. Metodologias ativas: a utilização da sala de aula invertida na disciplina de filosofia no 3º ano do ensino médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20636 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Estratégias de aprendizagem
Aprendizagem centrada no aluno
Ensino – Metodologia
Learning strategies
Student-centered learning
Teaching – Methodology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Estratégias de aprendizagem
Aprendizagem centrada no aluno
Ensino – Metodologia
Learning strategies
Student-centered learning
Teaching – Methodology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Godoi, Francis Pegorer
Metodologias ativas: a utilização da sala de aula invertida na disciplina de filosofia no 3º ano do ensino médio
description This study had the purpose of verifying of the 3rd year high school students perception as for increase possibility the level of satisfaction in relation to the didactics philosophy teaching developed by flipped classroom and if this methodology could contribute to a critical training and conscious, aiming at a performance enables these young people in society. The need to use new philosophy teaching methodologies happened for the existence in classroom, where traditional methodologies already do not attend the educational necessities for the current generation that is immersed in technology. The verification of students’ perception in relation method was possible through observations and questionnaires applied after flipped classroom development that alternated moments in virtual classroom and classroom physics. The result was a clear students preference by an active education that involves the use of technologies that makes it só present in their daily life.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Godoi, Francis Pegorer
author_sort Godoi, Francis Pegorer
title Metodologias ativas: a utilização da sala de aula invertida na disciplina de filosofia no 3º ano do ensino médio
title_short Metodologias ativas: a utilização da sala de aula invertida na disciplina de filosofia no 3º ano do ensino médio
title_full Metodologias ativas: a utilização da sala de aula invertida na disciplina de filosofia no 3º ano do ensino médio
title_fullStr Metodologias ativas: a utilização da sala de aula invertida na disciplina de filosofia no 3º ano do ensino médio
title_full_unstemmed Metodologias ativas: a utilização da sala de aula invertida na disciplina de filosofia no 3º ano do ensino médio
title_sort metodologias ativas: a utilização da sala de aula invertida na disciplina de filosofia no 3º ano do ensino médio
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation GODOI, Francis Pegorer. Metodologias ativas: a utilização da sala de aula invertida na disciplina de filosofia no 3º ano do ensino médio. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20636
_version_ 1805302117017059328
score 10,814766