Pedagogia hospitalar: a importância de atividades lúdicas no processo de recuperação da criança hospitalizada
This study aims to analyze the importance and contribution of play activities performed with children who are hospitalized. The Toy Library in the hospital environment is one of the instruments used for this purpose, and seeks to soften the isolation caused by hospitalization. Thus, a bibliographica...
Autor principal: | Abreu, Joseane Valéria de |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20647 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-20647 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-206472020-11-24T14:05:43Z Pedagogia hospitalar: a importância de atividades lúdicas no processo de recuperação da criança hospitalizada Hospital pedagogy: the importance of play activities in the process of recovery of the hospitalized child Abreu, Joseane Valéria de Santos, Cidmar Ortiz dos Santos, Cidmar Ortiz dos Brandão, Henry Charles Albert David N T Mendonça Matos, Clizeide de Brinquedotecas Atividades criativas na sala de aula Estratégias de aprendizagem Toy lending libraries Creative activities and seat work Learning strategies CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO This study aims to analyze the importance and contribution of play activities performed with children who are hospitalized. The Toy Library in the hospital environment is one of the instruments used for this purpose, and seeks to soften the isolation caused by hospitalization. Thus, a bibliographical research will be carried out in order to verify the emergence of this space, its importance, its historical context, and the needs that triggered this idea. Based on the authors Matos and Mugiatti (2011), Porto (2010), Fortuna (2008), Viegas (2008), Cunha (2011), among others, it is understood that from the Pedagogy Hospital it is possible to add education and health, both united by a common goal, the wellbeing of the hospitalized child, since this is deprived of all his school routine and family. The professional that acts in this space is mostly Pedagogo, called Toy, which works together with the Medical and Nursing Team, respecting the limitations of each patient. At the end, a field survey will be carried out in a hospital in the city of Paranavaí-PR, which has Hospital Brinquedoteca to verify how the recreational activities contribute to the recovery of hospitalized children and what their results. Este estudo tem por objetivo analisar a importância e a contribuição das atividades lúdicas realizadas com crianças que encontram-se hospitalizadas. A Brinquedoteca no ambiente hospitalar é um dos instrumentos utilizados para este propósito, e busca amenizar o isolamento causado pela internação. Assim foi realizada uma pesquisa bibliográfica com o intuito de verificar o surgimento deste espaço, sua importância, seu contexto histórico, e as necessidades que desencadearam esta ideia. Na Pedagogia Hospitalar é possível agregar educação e saúde, ambas unidas por um objetivo em comum, o bem estar da criança hospitalizada, visto que esta se priva de toda a sua rotina escolar e familiar. O profissional que atua neste espaço em sua maioria é o Pedagogo, denominado Brinquedista, que atua em conjunto com a Equipe Médica e de Enfermagem, respeitando as limitações de cada paciente. Ao final, foi realizada uma pesquisa de campo em um hospital da cidade de Paranavaí-PR que possui Brinquedoteca Hospitalar para verificar de que forma as atividades lúdicas contribuem para a recuperação da criança hospitalizada e quais seus resultados. 2020-11-24T14:05:43Z 2020-11-24T14:05:43Z 2018-06-01 specializationThesis ABREU, Joseane Valéria de. Pedagogia hospitalar: a importância de atividades lúdicas no processo de recuperação da criança hospitalizada. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20647 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Brinquedotecas Atividades criativas na sala de aula Estratégias de aprendizagem Toy lending libraries Creative activities and seat work Learning strategies CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
spellingShingle |
Brinquedotecas Atividades criativas na sala de aula Estratégias de aprendizagem Toy lending libraries Creative activities and seat work Learning strategies CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Abreu, Joseane Valéria de Pedagogia hospitalar: a importância de atividades lúdicas no processo de recuperação da criança hospitalizada |
description |
This study aims to analyze the importance and contribution of play activities performed with children who are hospitalized. The Toy Library in the hospital environment is one of the instruments used for this purpose, and seeks to soften the isolation caused by hospitalization. Thus, a bibliographical research will be carried out in order to verify the emergence of this space, its importance, its historical context, and the needs that triggered this idea. Based on the authors Matos and Mugiatti (2011), Porto (2010), Fortuna (2008), Viegas (2008), Cunha (2011), among others, it is understood that from the Pedagogy Hospital it is possible to add education and health, both united by a common goal, the wellbeing of the hospitalized child, since this is deprived of all his school routine and family. The professional that acts in this space is mostly Pedagogo, called Toy, which works together with the Medical and Nursing Team, respecting the limitations of each patient. At the end, a field survey will be carried out in a hospital in the city of Paranavaí-PR, which has Hospital Brinquedoteca to verify how the recreational activities contribute to the recovery of hospitalized children and what their results. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Abreu, Joseane Valéria de |
author_sort |
Abreu, Joseane Valéria de |
title |
Pedagogia hospitalar: a importância de atividades lúdicas no processo de recuperação da criança hospitalizada |
title_short |
Pedagogia hospitalar: a importância de atividades lúdicas no processo de recuperação da criança hospitalizada |
title_full |
Pedagogia hospitalar: a importância de atividades lúdicas no processo de recuperação da criança hospitalizada |
title_fullStr |
Pedagogia hospitalar: a importância de atividades lúdicas no processo de recuperação da criança hospitalizada |
title_full_unstemmed |
Pedagogia hospitalar: a importância de atividades lúdicas no processo de recuperação da criança hospitalizada |
title_sort |
pedagogia hospitalar: a importância de atividades lúdicas no processo de recuperação da criança hospitalizada |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
ABREU, Joseane Valéria de. Pedagogia hospitalar: a importância de atividades lúdicas no processo de recuperação da criança hospitalizada. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20647 |
_version_ |
1805311359723765760 |
score |
10,814766 |