A importância do lúdico na educação infantil
Este artigo remete-se a questão da importância do lúdico na educação infantil para evidenciar que o lúdico pode servir de estratégia de ensino, auxiliando na aprendizagem e destacando, também, como foi incorporado na sala de aula e sua efetividade. Para tanto, recorreu-se da pesquisa de natureza bib...
Autor principal: | Santos, Laudeci Nunes dos |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20651 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-20651 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-206512020-11-24T14:05:57Z A importância do lúdico na educação infantil Santos, Laudeci Nunes dos Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso Brincadeiras Recreação Professores - Formação Play Recreation Teachers, Training of CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este artigo remete-se a questão da importância do lúdico na educação infantil para evidenciar que o lúdico pode servir de estratégia de ensino, auxiliando na aprendizagem e destacando, também, como foi incorporado na sala de aula e sua efetividade. Para tanto, recorreu-se da pesquisa de natureza bibliográfica, destacando como objetivos: A reflexão da trajetória do lúdico ao longo da história e como a estratégia lúdica foi agregada ao ensino nos centros de educação infantil, bem como a importância desse uso para o ensino e a notável relevância da formação do professor como contribuição para o processo de ensino aprendizagem. Esses propósitos foram discutidos e analisados dentro do trabalho, de modo que se conseguiu alcançar metas propostas. Buscou-se nas bibliografias conhecimentos referentes à temática, apresentando pontualmente a evolução desse conceito ao longo do tempo, além de discutir assuntos pertinentes em relação ao tema como, por exemplo, as leis que implementaram e legalizaram os centros de educação infantil e a formação do professor e suas contribuições, pensando que isso pode surtir efeitos positivos diretamente na sala de aula. Consultando o referencial teórico citado observou-se o quanto a estratégia lúdica é bem vista no meio teórico, visto que segundo estudos é algo que auxilia no processo de ensino aprendizagem, porém na prática ainda existe muito preconceito e rejeição a ela, o caminho é longo e, ainda, há muito que estudar e extrair dele. 2020-11-24T14:05:57Z 2020-11-24T14:05:57Z 2015-12-08 specializationThesis SANTOS, Laudeci Nunes dos. Importância do lúdico na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20651 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Brincadeiras Recreação Professores - Formação Play Recreation Teachers, Training of CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Brincadeiras Recreação Professores - Formação Play Recreation Teachers, Training of CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Santos, Laudeci Nunes dos A importância do lúdico na educação infantil |
description |
Este artigo remete-se a questão da importância do lúdico na educação infantil para evidenciar que o lúdico pode servir de estratégia de ensino, auxiliando na aprendizagem e destacando, também, como foi incorporado na sala de aula e sua efetividade. Para tanto, recorreu-se da pesquisa de natureza bibliográfica, destacando como objetivos: A reflexão da trajetória do lúdico ao longo da história e como a estratégia lúdica foi agregada ao ensino nos centros de educação infantil, bem como a importância desse uso para o ensino e a notável relevância da formação do professor como contribuição para o processo de ensino aprendizagem. Esses propósitos foram discutidos e analisados dentro do trabalho, de modo que se conseguiu alcançar metas propostas. Buscou-se nas bibliografias conhecimentos referentes à temática, apresentando pontualmente a evolução desse conceito ao longo do tempo, além de discutir assuntos pertinentes em relação ao tema como, por exemplo, as leis que implementaram e legalizaram os centros de educação infantil e a formação do professor e suas contribuições, pensando que isso pode surtir efeitos positivos diretamente na sala de aula. Consultando o referencial teórico citado observou-se o quanto a estratégia lúdica é bem vista no meio teórico, visto que segundo estudos é algo que auxilia no processo de ensino aprendizagem, porém na prática ainda existe muito preconceito e rejeição a ela, o caminho é longo e, ainda, há muito que estudar e extrair dele. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Santos, Laudeci Nunes dos |
author_sort |
Santos, Laudeci Nunes dos |
title |
A importância do lúdico na educação infantil |
title_short |
A importância do lúdico na educação infantil |
title_full |
A importância do lúdico na educação infantil |
title_fullStr |
A importância do lúdico na educação infantil |
title_full_unstemmed |
A importância do lúdico na educação infantil |
title_sort |
importância do lúdico na educação infantil |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
SANTOS, Laudeci Nunes dos. Importância do lúdico na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20651 |
_version_ |
1805300719910125568 |
score |
10,814766 |