Lateralidade: um estudo de caso de crianças canhotas

Muitos estudos mostram que a lateralidade é um dos aspectos mais importantes para o desenvolvimento das capacidades de aprendizagem, Essa afirmação não quer dizer que necessariamente todas as crianças que apresentam dificuldade de aprendizagem apresentam também alterações na lateralidade. Nesse sent...

ver descrição completa

Autor principal: Alvão, Leandra Cauneto
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20662
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20662
recordtype dspace
spelling riut-1-206622020-11-24T14:06:37Z Lateralidade: um estudo de caso de crianças canhotas Alvão, Leandra Cauneto Bogoni, Rosangela Marcilio Bogoni, Rosangela Marcilio Bogoni, Rosangela Marcilio Bogoni, Rosangela Marcilio Desempenho Lateralidade Destrismo e sinistrismo Performance Lalerality Left-and-right-handedness CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Muitos estudos mostram que a lateralidade é um dos aspectos mais importantes para o desenvolvimento das capacidades de aprendizagem, Essa afirmação não quer dizer que necessariamente todas as crianças que apresentam dificuldade de aprendizagem apresentam também alterações na lateralidade. Nesse sentido, esse estudo tem como objetivo refletir como a lateralização esquerda dificulta o processo de ensino e aprendizagem em crianças no início da alfabetização. Tendo em vistas que o destro possui inúmeros privilégios manuais dentro da escola, como exemplo, a carteira escolar, o caderno, a utilização da tesoura, entre outros. Para tanto, em um primeiro momento foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico com base em referenciais teóricos já publicados em livros e artigos e em um segundo momento a coleta de dados por meio de atividades aplicadas a uma criança de seis anos diagnosticada como sinistra/canhota, ou seja, lateralidade esquerdista. Assim, foi possível constatar que o canhoto tem as mesmas possibilidades que o destro, no entanto, no inicio da alfabetização tem mais dificuldades na escrita, já que escinde com a própria mão o que acabou de escrever, além de borrar o que escreve. Essas situações afetam emotivamente o aluno canhoto, pois acabam se vendo como diferentes e tendem a contrariar a própria lateralidade tentando imitar a maioria dos alunos que são destros. 2020-11-24T14:06:37Z 2020-11-24T14:06:37Z 2015-10-16 specializationThesis ALVÃO, Leandra Cauneto. Lateralidade: um estudo de casos de crianças canhotas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20662 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Desempenho
Lateralidade
Destrismo e sinistrismo
Performance
Lalerality
Left-and-right-handedness
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Desempenho
Lateralidade
Destrismo e sinistrismo
Performance
Lalerality
Left-and-right-handedness
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Alvão, Leandra Cauneto
Lateralidade: um estudo de caso de crianças canhotas
description Muitos estudos mostram que a lateralidade é um dos aspectos mais importantes para o desenvolvimento das capacidades de aprendizagem, Essa afirmação não quer dizer que necessariamente todas as crianças que apresentam dificuldade de aprendizagem apresentam também alterações na lateralidade. Nesse sentido, esse estudo tem como objetivo refletir como a lateralização esquerda dificulta o processo de ensino e aprendizagem em crianças no início da alfabetização. Tendo em vistas que o destro possui inúmeros privilégios manuais dentro da escola, como exemplo, a carteira escolar, o caderno, a utilização da tesoura, entre outros. Para tanto, em um primeiro momento foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico com base em referenciais teóricos já publicados em livros e artigos e em um segundo momento a coleta de dados por meio de atividades aplicadas a uma criança de seis anos diagnosticada como sinistra/canhota, ou seja, lateralidade esquerdista. Assim, foi possível constatar que o canhoto tem as mesmas possibilidades que o destro, no entanto, no inicio da alfabetização tem mais dificuldades na escrita, já que escinde com a própria mão o que acabou de escrever, além de borrar o que escreve. Essas situações afetam emotivamente o aluno canhoto, pois acabam se vendo como diferentes e tendem a contrariar a própria lateralidade tentando imitar a maioria dos alunos que são destros.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Alvão, Leandra Cauneto
author_sort Alvão, Leandra Cauneto
title Lateralidade: um estudo de caso de crianças canhotas
title_short Lateralidade: um estudo de caso de crianças canhotas
title_full Lateralidade: um estudo de caso de crianças canhotas
title_fullStr Lateralidade: um estudo de caso de crianças canhotas
title_full_unstemmed Lateralidade: um estudo de caso de crianças canhotas
title_sort lateralidade: um estudo de caso de crianças canhotas
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation ALVÃO, Leandra Cauneto. Lateralidade: um estudo de casos de crianças canhotas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20662
_version_ 1805304205771014144
score 10,814766