Lateralidade: um estudo de caso de crianças canhotas
Muitos estudos mostram que a lateralidade é um dos aspectos mais importantes para o desenvolvimento das capacidades de aprendizagem, Essa afirmação não quer dizer que necessariamente todas as crianças que apresentam dificuldade de aprendizagem apresentam também alterações na lateralidade. Nesse sent...
Autor principal: | Alvão, Leandra Cauneto |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20662 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-20662 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-206622020-11-24T14:06:37Z Lateralidade: um estudo de caso de crianças canhotas Alvão, Leandra Cauneto Bogoni, Rosangela Marcilio Bogoni, Rosangela Marcilio Bogoni, Rosangela Marcilio Bogoni, Rosangela Marcilio Desempenho Lateralidade Destrismo e sinistrismo Performance Lalerality Left-and-right-handedness CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Muitos estudos mostram que a lateralidade é um dos aspectos mais importantes para o desenvolvimento das capacidades de aprendizagem, Essa afirmação não quer dizer que necessariamente todas as crianças que apresentam dificuldade de aprendizagem apresentam também alterações na lateralidade. Nesse sentido, esse estudo tem como objetivo refletir como a lateralização esquerda dificulta o processo de ensino e aprendizagem em crianças no início da alfabetização. Tendo em vistas que o destro possui inúmeros privilégios manuais dentro da escola, como exemplo, a carteira escolar, o caderno, a utilização da tesoura, entre outros. Para tanto, em um primeiro momento foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico com base em referenciais teóricos já publicados em livros e artigos e em um segundo momento a coleta de dados por meio de atividades aplicadas a uma criança de seis anos diagnosticada como sinistra/canhota, ou seja, lateralidade esquerdista. Assim, foi possível constatar que o canhoto tem as mesmas possibilidades que o destro, no entanto, no inicio da alfabetização tem mais dificuldades na escrita, já que escinde com a própria mão o que acabou de escrever, além de borrar o que escreve. Essas situações afetam emotivamente o aluno canhoto, pois acabam se vendo como diferentes e tendem a contrariar a própria lateralidade tentando imitar a maioria dos alunos que são destros. 2020-11-24T14:06:37Z 2020-11-24T14:06:37Z 2015-10-16 specializationThesis ALVÃO, Leandra Cauneto. Lateralidade: um estudo de casos de crianças canhotas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20662 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Desempenho Lateralidade Destrismo e sinistrismo Performance Lalerality Left-and-right-handedness CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Desempenho Lateralidade Destrismo e sinistrismo Performance Lalerality Left-and-right-handedness CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Alvão, Leandra Cauneto Lateralidade: um estudo de caso de crianças canhotas |
description |
Muitos estudos mostram que a lateralidade é um dos aspectos mais importantes para o desenvolvimento das capacidades de aprendizagem, Essa afirmação não quer dizer que necessariamente todas as crianças que apresentam dificuldade de aprendizagem apresentam também alterações na lateralidade. Nesse sentido, esse estudo tem como objetivo refletir como a lateralização esquerda dificulta o processo de ensino e aprendizagem em crianças no início da alfabetização. Tendo em vistas que o destro possui inúmeros privilégios manuais dentro da escola, como exemplo, a carteira escolar, o caderno, a utilização da tesoura, entre outros. Para tanto, em um primeiro momento foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico com base em referenciais teóricos já publicados em livros e artigos e em um segundo momento a coleta de dados por meio de atividades aplicadas a uma criança de seis anos diagnosticada como sinistra/canhota, ou seja, lateralidade esquerdista. Assim, foi possível constatar que o canhoto tem as mesmas possibilidades que o destro, no entanto, no inicio da alfabetização tem mais dificuldades na escrita, já que escinde com a própria mão o que acabou de escrever, além de borrar o que escreve. Essas situações afetam emotivamente o aluno canhoto, pois acabam se vendo como diferentes e tendem a contrariar a própria lateralidade tentando imitar a maioria dos alunos que são destros. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Alvão, Leandra Cauneto |
author_sort |
Alvão, Leandra Cauneto |
title |
Lateralidade: um estudo de caso de crianças canhotas |
title_short |
Lateralidade: um estudo de caso de crianças canhotas |
title_full |
Lateralidade: um estudo de caso de crianças canhotas |
title_fullStr |
Lateralidade: um estudo de caso de crianças canhotas |
title_full_unstemmed |
Lateralidade: um estudo de caso de crianças canhotas |
title_sort |
lateralidade: um estudo de caso de crianças canhotas |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
ALVÃO, Leandra Cauneto. Lateralidade: um estudo de casos de crianças canhotas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20662 |
_version_ |
1805304205771014144 |
score |
10,814766 |