A formação crítica por meio de práticas pedagógicas que estimulem a autonomia
Este artigo se constitui em um trabalho de conclusão do curso de especialização na modalidade lato senso em Educação. Métodos e Técnicas de Ensino, ofertado pela Universidade Tecnológica do Paraná, e pretende apresentar os resultados de um projeto desenvolvido pela autora do presente artigo, e reali...
Autor principal: | Oliveira, Andiara Drielli de |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20663 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-20663 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-206632020-11-24T14:06:41Z A formação crítica por meio de práticas pedagógicas que estimulem a autonomia Oliveira, Andiara Drielli de Simonetto, Kátia Cardoso Campos Simonetto, Kátia Cardoso Campos Simonetto, Kátia Cardoso Campos Simonetto, Kátia Cardoso Campos Motivação na educação Autodeterminação (Educação) Pensamento crítico Motivation in education Student government Critical thinking CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este artigo se constitui em um trabalho de conclusão do curso de especialização na modalidade lato senso em Educação. Métodos e Técnicas de Ensino, ofertado pela Universidade Tecnológica do Paraná, e pretende apresentar os resultados de um projeto desenvolvido pela autora do presente artigo, e realizado no ano de 2014, com crianças do 4° ano da Escola Municipal Jorge Amado, em Foz do Iguaçu que diante da constatação do comportamento acomodado dos alunos e da falta de autoconsciência dos mesmos quanto a sua participação ativa na construção social visava oportunizar aos alunos uma experiência educacional para desenvolver autonomia, buscar analisar criticamente as contradições da sociedade e estimular sua participação ativa enquanto seres históricos. O projeto tratou de não só analisar o contexto, mas interferir na atuação da escola, trazendo a realidade social dos alunos como elemento de discussão, pesquisa e aprofundamento, com ênfase na necessidade de uma formação que desenvolvesse a autonomia dos alunos, a necessidade de pensar a sociedade e mover ações para transformá- la 2020-11-24T14:06:41Z 2020-11-24T14:06:41Z 2015-10-09 specializationThesis OLIVEIRA, Andiara Drielli de. A formação crítica por meio de práticas pedagógicas que estimulem a autonomia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20663 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Motivação na educação Autodeterminação (Educação) Pensamento crítico Motivation in education Student government Critical thinking CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Motivação na educação Autodeterminação (Educação) Pensamento crítico Motivation in education Student government Critical thinking CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Oliveira, Andiara Drielli de A formação crítica por meio de práticas pedagógicas que estimulem a autonomia |
description |
Este artigo se constitui em um trabalho de conclusão do curso de especialização na modalidade lato senso em Educação. Métodos e Técnicas de Ensino, ofertado pela Universidade Tecnológica do Paraná, e pretende apresentar os resultados de um projeto desenvolvido pela autora do presente artigo, e realizado no ano de 2014, com crianças do 4° ano da Escola Municipal Jorge Amado, em Foz do Iguaçu que diante da constatação do comportamento acomodado dos alunos e da falta de autoconsciência dos mesmos quanto a sua participação ativa na construção social visava oportunizar aos alunos uma experiência educacional para desenvolver autonomia, buscar analisar criticamente as contradições da sociedade e estimular sua participação ativa enquanto seres históricos. O projeto tratou de não só analisar o contexto, mas interferir na atuação da escola, trazendo a realidade social dos alunos como elemento de discussão, pesquisa e aprofundamento, com ênfase na necessidade de uma formação que desenvolvesse a autonomia dos alunos, a necessidade de pensar a sociedade e mover ações para transformá- la |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Oliveira, Andiara Drielli de |
author_sort |
Oliveira, Andiara Drielli de |
title |
A formação crítica por meio de práticas pedagógicas que estimulem a autonomia |
title_short |
A formação crítica por meio de práticas pedagógicas que estimulem a autonomia |
title_full |
A formação crítica por meio de práticas pedagógicas que estimulem a autonomia |
title_fullStr |
A formação crítica por meio de práticas pedagógicas que estimulem a autonomia |
title_full_unstemmed |
A formação crítica por meio de práticas pedagógicas que estimulem a autonomia |
title_sort |
formação crítica por meio de práticas pedagógicas que estimulem a autonomia |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
OLIVEIRA, Andiara Drielli de. A formação crítica por meio de práticas pedagógicas que estimulem a autonomia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20663 |
_version_ |
1805324184717361152 |
score |
10,814766 |