A formação crítica por meio de práticas pedagógicas que estimulem a autonomia

Este artigo se constitui em um trabalho de conclusão do curso de especialização na modalidade lato senso em Educação. Métodos e Técnicas de Ensino, ofertado pela Universidade Tecnológica do Paraná, e pretende apresentar os resultados de um projeto desenvolvido pela autora do presente artigo, e reali...

ver descrição completa

Autor principal: Oliveira, Andiara Drielli de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20663
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20663
recordtype dspace
spelling riut-1-206632020-11-24T14:06:41Z A formação crítica por meio de práticas pedagógicas que estimulem a autonomia Oliveira, Andiara Drielli de Simonetto, Kátia Cardoso Campos Simonetto, Kátia Cardoso Campos Simonetto, Kátia Cardoso Campos Simonetto, Kátia Cardoso Campos Motivação na educação Autodeterminação (Educação) Pensamento crítico Motivation in education Student government Critical thinking CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este artigo se constitui em um trabalho de conclusão do curso de especialização na modalidade lato senso em Educação. Métodos e Técnicas de Ensino, ofertado pela Universidade Tecnológica do Paraná, e pretende apresentar os resultados de um projeto desenvolvido pela autora do presente artigo, e realizado no ano de 2014, com crianças do 4° ano da Escola Municipal Jorge Amado, em Foz do Iguaçu que diante da constatação do comportamento acomodado dos alunos e da falta de autoconsciência dos mesmos quanto a sua participação ativa na construção social visava oportunizar aos alunos uma experiência educacional para desenvolver autonomia, buscar analisar criticamente as contradições da sociedade e estimular sua participação ativa enquanto seres históricos. O projeto tratou de não só analisar o contexto, mas interferir na atuação da escola, trazendo a realidade social dos alunos como elemento de discussão, pesquisa e aprofundamento, com ênfase na necessidade de uma formação que desenvolvesse a autonomia dos alunos, a necessidade de pensar a sociedade e mover ações para transformá- la 2020-11-24T14:06:41Z 2020-11-24T14:06:41Z 2015-10-09 specializationThesis OLIVEIRA, Andiara Drielli de. A formação crítica por meio de práticas pedagógicas que estimulem a autonomia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20663 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Motivação na educação
Autodeterminação (Educação)
Pensamento crítico
Motivation in education
Student government
Critical thinking
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Motivação na educação
Autodeterminação (Educação)
Pensamento crítico
Motivation in education
Student government
Critical thinking
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Oliveira, Andiara Drielli de
A formação crítica por meio de práticas pedagógicas que estimulem a autonomia
description Este artigo se constitui em um trabalho de conclusão do curso de especialização na modalidade lato senso em Educação. Métodos e Técnicas de Ensino, ofertado pela Universidade Tecnológica do Paraná, e pretende apresentar os resultados de um projeto desenvolvido pela autora do presente artigo, e realizado no ano de 2014, com crianças do 4° ano da Escola Municipal Jorge Amado, em Foz do Iguaçu que diante da constatação do comportamento acomodado dos alunos e da falta de autoconsciência dos mesmos quanto a sua participação ativa na construção social visava oportunizar aos alunos uma experiência educacional para desenvolver autonomia, buscar analisar criticamente as contradições da sociedade e estimular sua participação ativa enquanto seres históricos. O projeto tratou de não só analisar o contexto, mas interferir na atuação da escola, trazendo a realidade social dos alunos como elemento de discussão, pesquisa e aprofundamento, com ênfase na necessidade de uma formação que desenvolvesse a autonomia dos alunos, a necessidade de pensar a sociedade e mover ações para transformá- la
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Oliveira, Andiara Drielli de
author_sort Oliveira, Andiara Drielli de
title A formação crítica por meio de práticas pedagógicas que estimulem a autonomia
title_short A formação crítica por meio de práticas pedagógicas que estimulem a autonomia
title_full A formação crítica por meio de práticas pedagógicas que estimulem a autonomia
title_fullStr A formação crítica por meio de práticas pedagógicas que estimulem a autonomia
title_full_unstemmed A formação crítica por meio de práticas pedagógicas que estimulem a autonomia
title_sort formação crítica por meio de práticas pedagógicas que estimulem a autonomia
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation OLIVEIRA, Andiara Drielli de. A formação crítica por meio de práticas pedagógicas que estimulem a autonomia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20663
_version_ 1805324184717361152
score 10,814766