A Prova Brasil e sua influência na metodologia de sala de aula

O presente trabalho foi desenvolvido a partir de um estudo bibliográfico acerca da avaliação educacional no Brasil e avaliação em larga escala: Prova Brasil. Realizando análise de diversos autores sobre avaliação educacional e de documentos do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de...

ver descrição completa

Autor principal: Ramirez, Aline
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20671
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido a partir de um estudo bibliográfico acerca da avaliação educacional no Brasil e avaliação em larga escala: Prova Brasil. Realizando análise de diversos autores sobre avaliação educacional e de documentos do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais “Anísio Teixeira”(INEP). O objetivo geral desde trabalho foi analisar a concepção de qualidade da educação básica através do sistema de avaliação educacional em larga escala adotado pelo MEC/INEP: Prova Brasil analisando a forma como a avaliação educacional em larga escala é desenvolvida nas series iniciais do ensino fundamental buscando uma relação da Prova Brasil com a qualidade do ensino nas series iniciais do ensino fundamental e verificando se há influência desta avaliação na prática didática de sala de aula. Desta forma foi observado o conteúdo das questões já aplicadas na Prova Brasil e comparado aos conteúdos programáticos anuais das disciplinas das séries do 5º ano do ensino fundamental de 9 anos. As conclusões foram baseadas nas contribuições didático-pedagógicas que este sistema está proporcionando para as escolas de educação básica.