O uso de imagens no ensino de história - a Segunda Guerra mundial em fotos
O presente artigo se constitui em trabalho de conclusão de curso da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), para o curso de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino, que apresenta um estudo sobre a utilização da imagem na disciplina de História com relação ao estudo da se...
Autor principal: | Stangret, Carine Aparecida Barbosa Oliveira |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20679 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-20679 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-206792020-11-24T14:07:45Z O uso de imagens no ensino de história - a Segunda Guerra mundial em fotos Stangret, Carine Aparecida Barbosa Oliveira Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Alfabetização visual Estratégias de aprendizagem Questionários Visual literacy Learning strategies Questionnaires CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O presente artigo se constitui em trabalho de conclusão de curso da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), para o curso de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino, que apresenta um estudo sobre a utilização da imagem na disciplina de História com relação ao estudo da segunda Guerra Mundial, um dos períodos mais importantes da História do Mundo em uma turma de terceiro ano do ensino médio de um Colégio estadual no município de Ibaiti Nos dias atuais a realidade escolar brasileira é muito complexa, pois a produção historiográfica e educacional, sobre ensino e aprendizagem da História e a utilização de novos métodos de ensino induzem os educadores a buscar trabalhar com novas abordagens e com fontes relevantes para o ensino de História, produzidos por historiadores em várias fontes disponíveis. As imagens fazem parte do nosso cotidiano e ajudam a formar nossa memória, nosso imaginário social, por isso são ferramentas importantes entre os alunos e o conteúdo a ser tratado em sala de aula. Os dados levantados mostram a efetividade da utilização desta metodologia e seus benefícios quando o assunto é facilitar e transmitir conhecimento. 2020-11-24T14:07:44Z 2020-11-24T14:07:44Z 2015-10-23 specializationThesis STANGRET, Carine Aparecida Barbosa Oliveira. O uso de imagens no ensino de história - a Segunda Guerra mundial em fotos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015 http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20679 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Alfabetização visual Estratégias de aprendizagem Questionários Visual literacy Learning strategies Questionnaires CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Alfabetização visual Estratégias de aprendizagem Questionários Visual literacy Learning strategies Questionnaires CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Stangret, Carine Aparecida Barbosa Oliveira O uso de imagens no ensino de história - a Segunda Guerra mundial em fotos |
description |
O presente artigo se constitui em trabalho de conclusão de curso da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), para o curso de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino, que apresenta um estudo sobre a utilização da imagem na disciplina de História com relação ao estudo da segunda Guerra Mundial, um dos períodos mais importantes da História do Mundo em uma turma de terceiro ano do ensino médio de um Colégio estadual no município de Ibaiti Nos dias atuais a realidade escolar brasileira é muito complexa, pois a produção historiográfica e educacional, sobre ensino e aprendizagem da História e a utilização de novos métodos de ensino induzem os educadores a buscar trabalhar com novas abordagens e com fontes relevantes para o ensino de História, produzidos por historiadores em várias fontes disponíveis. As imagens fazem parte do nosso cotidiano e ajudam a formar nossa memória, nosso imaginário social, por isso são ferramentas importantes entre os alunos e o conteúdo a ser tratado em sala de aula. Os dados levantados mostram a efetividade da utilização desta metodologia e seus benefícios quando o assunto é facilitar e transmitir conhecimento. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Stangret, Carine Aparecida Barbosa Oliveira |
author_sort |
Stangret, Carine Aparecida Barbosa Oliveira |
title |
O uso de imagens no ensino de história - a Segunda Guerra mundial em fotos |
title_short |
O uso de imagens no ensino de história - a Segunda Guerra mundial em fotos |
title_full |
O uso de imagens no ensino de história - a Segunda Guerra mundial em fotos |
title_fullStr |
O uso de imagens no ensino de história - a Segunda Guerra mundial em fotos |
title_full_unstemmed |
O uso de imagens no ensino de história - a Segunda Guerra mundial em fotos |
title_sort |
o uso de imagens no ensino de história - a segunda guerra mundial em fotos |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
STANGRET, Carine Aparecida Barbosa Oliveira. O uso de imagens no ensino de história - a Segunda Guerra mundial em fotos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015 |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20679 |
_version_ |
1805315827983974400 |
score |
10,814766 |