O uso de imagens no ensino de história - a Segunda Guerra mundial em fotos

O presente artigo se constitui em trabalho de conclusão de curso da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), para o curso de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino, que apresenta um estudo sobre a utilização da imagem na disciplina de História com relação ao estudo da se...

ver descrição completa

Autor principal: Stangret, Carine Aparecida Barbosa Oliveira
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20679
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20679
recordtype dspace
spelling riut-1-206792020-11-24T14:07:45Z O uso de imagens no ensino de história - a Segunda Guerra mundial em fotos Stangret, Carine Aparecida Barbosa Oliveira Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Alfabetização visual Estratégias de aprendizagem Questionários Visual literacy Learning strategies Questionnaires CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O presente artigo se constitui em trabalho de conclusão de curso da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), para o curso de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino, que apresenta um estudo sobre a utilização da imagem na disciplina de História com relação ao estudo da segunda Guerra Mundial, um dos períodos mais importantes da História do Mundo em uma turma de terceiro ano do ensino médio de um Colégio estadual no município de Ibaiti Nos dias atuais a realidade escolar brasileira é muito complexa, pois a produção historiográfica e educacional, sobre ensino e aprendizagem da História e a utilização de novos métodos de ensino induzem os educadores a buscar trabalhar com novas abordagens e com fontes relevantes para o ensino de História, produzidos por historiadores em várias fontes disponíveis. As imagens fazem parte do nosso cotidiano e ajudam a formar nossa memória, nosso imaginário social, por isso são ferramentas importantes entre os alunos e o conteúdo a ser tratado em sala de aula. Os dados levantados mostram a efetividade da utilização desta metodologia e seus benefícios quando o assunto é facilitar e transmitir conhecimento. 2020-11-24T14:07:44Z 2020-11-24T14:07:44Z 2015-10-23 specializationThesis STANGRET, Carine Aparecida Barbosa Oliveira. O uso de imagens no ensino de história - a Segunda Guerra mundial em fotos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015 http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20679 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Alfabetização visual
Estratégias de aprendizagem
Questionários
Visual literacy
Learning strategies
Questionnaires
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Alfabetização visual
Estratégias de aprendizagem
Questionários
Visual literacy
Learning strategies
Questionnaires
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Stangret, Carine Aparecida Barbosa Oliveira
O uso de imagens no ensino de história - a Segunda Guerra mundial em fotos
description O presente artigo se constitui em trabalho de conclusão de curso da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), para o curso de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino, que apresenta um estudo sobre a utilização da imagem na disciplina de História com relação ao estudo da segunda Guerra Mundial, um dos períodos mais importantes da História do Mundo em uma turma de terceiro ano do ensino médio de um Colégio estadual no município de Ibaiti Nos dias atuais a realidade escolar brasileira é muito complexa, pois a produção historiográfica e educacional, sobre ensino e aprendizagem da História e a utilização de novos métodos de ensino induzem os educadores a buscar trabalhar com novas abordagens e com fontes relevantes para o ensino de História, produzidos por historiadores em várias fontes disponíveis. As imagens fazem parte do nosso cotidiano e ajudam a formar nossa memória, nosso imaginário social, por isso são ferramentas importantes entre os alunos e o conteúdo a ser tratado em sala de aula. Os dados levantados mostram a efetividade da utilização desta metodologia e seus benefícios quando o assunto é facilitar e transmitir conhecimento.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Stangret, Carine Aparecida Barbosa Oliveira
author_sort Stangret, Carine Aparecida Barbosa Oliveira
title O uso de imagens no ensino de história - a Segunda Guerra mundial em fotos
title_short O uso de imagens no ensino de história - a Segunda Guerra mundial em fotos
title_full O uso de imagens no ensino de história - a Segunda Guerra mundial em fotos
title_fullStr O uso de imagens no ensino de história - a Segunda Guerra mundial em fotos
title_full_unstemmed O uso de imagens no ensino de história - a Segunda Guerra mundial em fotos
title_sort o uso de imagens no ensino de história - a segunda guerra mundial em fotos
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation STANGRET, Carine Aparecida Barbosa Oliveira. O uso de imagens no ensino de história - a Segunda Guerra mundial em fotos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20679
_version_ 1805315827983974400
score 10,814766