Uma análise reflexiva acerca do uso dos contos de fadas na educação infantil

The questions about pedagogical contributions that fairy tales can provide in the process of the child´s development to serve as resource for teacher of childhood education was the starting point to the development of this research.After a bibliographical review, contemplating authors who researched...

ver descrição completa

Autor principal: Carnietto, Alessa Regina
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20687
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20687
recordtype dspace
spelling riut-1-206872020-11-24T14:08:19Z Uma análise reflexiva acerca do uso dos contos de fadas na educação infantil Carnietto, Alessa Regina Lima, Ivone Teresinha Carletto Lima, Ivone Teresina Carletto Scherpinski, Neusa Idick Santos, Cidmar Ortiz dos Literatura Professores Contos de fadas Literature Teachers Fairy tales CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO The questions about pedagogical contributions that fairy tales can provide in the process of the child´s development to serve as resource for teacher of childhood education was the starting point to the development of this research.After a bibliographical review, contemplating authors who researched in depth the elements of fairy tales, it was considered the hypothesis that the teachers of Early Childhood Education were aware of the pedagogical functions of the fairy tales, although they did not make use of it in a systematized way, planned, articulated, as proposed by theoretical references. The development of the research occurred through the analysis of data collected in the application of questionnaires to teachers of the municipal network of São Sebastião -SP,in the light of authors such as Lanz (2000), Bethelleim (2007), B. Coelho (1987), N. Coelho (1990), Makarenko (1981), it was possible to create a dialogue with field research, it was possible to understand the perception of the educators about the role of fairy and how it occurs in practice. This is a fantastic journey to the world of fairies, in which the real and imaginary become very close. As indagações acerca das contribuições pedagógicas que os contos de fadas podem proporcionar no processo de desenvolvimento da criança, servindo como ferramenta ao professor de Educação Infantil, foi o ponto de partida para o desenvolvimento desta pesquisa. Após uma revisão bibliográfica, contemplando autores que pesquisaram em profundidade os elementos dos contos de fadas, considerou-se a hipótese de que os professores de Educação Infantil eram cientes das funções pedagógicas dos contos de fadas, embora não fizessem o seu uso de maneira sistematizada, planejada, articulada, como propunham os referenciais teóricos. O desenvolvimento da pesquisa ocorreu mediante a análise de dados coletados na aplicação de questionários aos professores da rede municipal de São Sebastião –SP, e analisado à luz de autores como Lanz (2000), Bethelleim(2007), B. Coelho (1987), N. Coelho (1990), Makarenko (1981), criando um diálogo com os resultados adquiridos na pesquisa de campo, sendo possível compreender as percepções dos educadores acerca do papel dos contos de fadas na Educação Infantil e como este ocorre na prática pedagógica. Trata-se de uma viagem fantástica, no qual o real e o imaginário tornam-se muito próximos. 2020-11-24T14:08:18Z 2020-11-24T14:08:18Z 2018-08-16 specializationThesis CARNIETTO, Alessa Regina. Uma análise reflexiva acerca do uso dos contos de fadas na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20687 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Literatura
Professores
Contos de fadas
Literature
Teachers
Fairy tales
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Literatura
Professores
Contos de fadas
Literature
Teachers
Fairy tales
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Carnietto, Alessa Regina
Uma análise reflexiva acerca do uso dos contos de fadas na educação infantil
description The questions about pedagogical contributions that fairy tales can provide in the process of the child´s development to serve as resource for teacher of childhood education was the starting point to the development of this research.After a bibliographical review, contemplating authors who researched in depth the elements of fairy tales, it was considered the hypothesis that the teachers of Early Childhood Education were aware of the pedagogical functions of the fairy tales, although they did not make use of it in a systematized way, planned, articulated, as proposed by theoretical references. The development of the research occurred through the analysis of data collected in the application of questionnaires to teachers of the municipal network of São Sebastião -SP,in the light of authors such as Lanz (2000), Bethelleim (2007), B. Coelho (1987), N. Coelho (1990), Makarenko (1981), it was possible to create a dialogue with field research, it was possible to understand the perception of the educators about the role of fairy and how it occurs in practice. This is a fantastic journey to the world of fairies, in which the real and imaginary become very close.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Carnietto, Alessa Regina
author_sort Carnietto, Alessa Regina
title Uma análise reflexiva acerca do uso dos contos de fadas na educação infantil
title_short Uma análise reflexiva acerca do uso dos contos de fadas na educação infantil
title_full Uma análise reflexiva acerca do uso dos contos de fadas na educação infantil
title_fullStr Uma análise reflexiva acerca do uso dos contos de fadas na educação infantil
title_full_unstemmed Uma análise reflexiva acerca do uso dos contos de fadas na educação infantil
title_sort uma análise reflexiva acerca do uso dos contos de fadas na educação infantil
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation CARNIETTO, Alessa Regina. Uma análise reflexiva acerca do uso dos contos de fadas na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20687
_version_ 1805299083105009664
score 10,814766