Avaliação da aprendizagem no ensino fundamental

O objetivo deste artigo é analisar as diferentes concepções do processo avaliativo no ensino aprendizagem escolar. Analisar de que forma a avaliação contribui para o processo de desenvolvimento e conhecimento dos educandos para formação cidadã e social. E, para atingir o objetivo proposto, serão ob...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Luzinete Aparecida da
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20695
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20695
recordtype dspace
spelling riut-1-206952020-11-24T14:08:54Z Avaliação da aprendizagem no ensino fundamental Silva, Luzinete Aparecida da Santos, Cidmar Ortiz dos Santos, Cidmar Ortiz dos Santos, Cidmar Ortiz dos Santos, Cidmar Ortiz dos Rendimento escolar Aprendizagem Crianças - Desenvolvimento Academic achievement Learning Child development CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O objetivo deste artigo é analisar as diferentes concepções do processo avaliativo no ensino aprendizagem escolar. Analisar de que forma a avaliação contribui para o processo de desenvolvimento e conhecimento dos educandos para formação cidadã e social. E, para atingir o objetivo proposto, serão observadas diversas teorias de diversos autores. Tendo em vista ,que, a avaliação é concebida por muitos professores e educadores como parte integradora ao processo de ensino. Nessa perspectiva, pretende – se observar, o ato amoroso de avaliar, a forma diagnóstica, classificatória, continua, os diversos instrumentos utilizados para coleta de dados para ao desenvolvimento desse processo entre outras ações aplicadas pelos professores, como forma de obter os resultados dos conteúdos ensinados em sala de aula, dos avanços ou fracassos dos avaliadores e, com base nos resultados, planejar intervir de modo a reforçar ou mudar a prática e conteúdos trabalhados, de acordo com a proposta pedagógica respeitando a especificidade de cada educando ou, seja, a forma com que cada educando apresenta para assimilação do conteúdo. A avaliação da aprendizagem deve permitir ao professor e ao educando, meios de diagnosticar os fatores positivos ou negativos no que tange o ensino e a aprendizagem. 2020-11-24T14:08:54Z 2020-11-24T14:08:54Z 2015-10-10 specializationThesis SILVA, Luzinete Aparecida da. Avaliação da aprendizagem no ensino fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20695 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Rendimento escolar
Aprendizagem
Crianças - Desenvolvimento
Academic achievement
Learning
Child development
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Rendimento escolar
Aprendizagem
Crianças - Desenvolvimento
Academic achievement
Learning
Child development
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Silva, Luzinete Aparecida da
Avaliação da aprendizagem no ensino fundamental
description O objetivo deste artigo é analisar as diferentes concepções do processo avaliativo no ensino aprendizagem escolar. Analisar de que forma a avaliação contribui para o processo de desenvolvimento e conhecimento dos educandos para formação cidadã e social. E, para atingir o objetivo proposto, serão observadas diversas teorias de diversos autores. Tendo em vista ,que, a avaliação é concebida por muitos professores e educadores como parte integradora ao processo de ensino. Nessa perspectiva, pretende – se observar, o ato amoroso de avaliar, a forma diagnóstica, classificatória, continua, os diversos instrumentos utilizados para coleta de dados para ao desenvolvimento desse processo entre outras ações aplicadas pelos professores, como forma de obter os resultados dos conteúdos ensinados em sala de aula, dos avanços ou fracassos dos avaliadores e, com base nos resultados, planejar intervir de modo a reforçar ou mudar a prática e conteúdos trabalhados, de acordo com a proposta pedagógica respeitando a especificidade de cada educando ou, seja, a forma com que cada educando apresenta para assimilação do conteúdo. A avaliação da aprendizagem deve permitir ao professor e ao educando, meios de diagnosticar os fatores positivos ou negativos no que tange o ensino e a aprendizagem.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Silva, Luzinete Aparecida da
author_sort Silva, Luzinete Aparecida da
title Avaliação da aprendizagem no ensino fundamental
title_short Avaliação da aprendizagem no ensino fundamental
title_full Avaliação da aprendizagem no ensino fundamental
title_fullStr Avaliação da aprendizagem no ensino fundamental
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem no ensino fundamental
title_sort avaliação da aprendizagem no ensino fundamental
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation SILVA, Luzinete Aparecida da. Avaliação da aprendizagem no ensino fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20695
_version_ 1805318656687603712
score 10,814766