Jogos pedagógicos: uma proposta didática no ensino de ciências
In addressing the content food chain and the relationships among living things verified the effectiveness of educational games as pedagogical material, with the aim of making a didactic material generated by reusing recyclable materials in the school environment, reflecting learning in the classroom...
Autor principal: | Teixeira, Diana Maria Campos |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20699 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-20699 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-206992020-11-24T14:09:13Z Jogos pedagógicos: uma proposta didática no ensino de ciências Teixeira, Diana Maria Campos Periotto, Fernando Jogos educativos Jogos no ensino de ciências Ensino - Meios auxiliares Cadeias alimentares (Ecologia) Educational games Ensino de ciências com jogos Teaching - Aids and devices Food chains (Ecology) Educação: Métodos e Técnicas de Ensino In addressing the content food chain and the relationships among living things verified the effectiveness of educational games as pedagogical material, with the aim of making a didactic material generated by reusing recyclable materials in the school environment, reflecting learning in the classroom lesson in the discipline of science, besides contributing to the collection of play materials for use in the games room of the school. The research was conducted in the State College Carlos Drummond de Andrade with students from 6th grade; grades of elementary school, Foz do Iguaçu / Paraná, covering a total of 70 students. This research was qualitative and the method of training activity is highlighted by the game-didactic education, the importance of which is in the process of learning sciences students. A presente pesquisa tem o objetivo de confeccionar um material didático gerado através da reutilização de materiais recicláveis no ambiente escolar, refletindo o aprendizado em sala de aula na disciplina de ciências, além da contribuir com a coleção de materiais lúdicos para utilização na sala de jogos da escola. A pesquisa foi realizada no Colégio Estadual Carlos Drummond de Andrade com alunos do 6º anos, séries finais do ensino Fundamental, Foz do Iguaçu / Paraná, abrangendo um total de 70 alunos. A presente pesquisa teve cunho qualitativo e o método da atividade se destacou pela formação de jogos educativo-didáticos, cuja importância está no processo de aprendizagem de ciências dos educandos na abordagem do conteúdo cadeia alimentar e as relações entre os seres vivos. 2020-11-24T14:09:12Z 2020-11-24T14:09:12Z 2013-04-04 specializationThesis TEIXEIRA, Diana Maria Campos. Jogos pedagógicos: uma proposta didática no ensino de ciências. 2012. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20699 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Jogos educativos Jogos no ensino de ciências Ensino - Meios auxiliares Cadeias alimentares (Ecologia) Educational games Ensino de ciências com jogos Teaching - Aids and devices Food chains (Ecology) Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
spellingShingle |
Jogos educativos Jogos no ensino de ciências Ensino - Meios auxiliares Cadeias alimentares (Ecologia) Educational games Ensino de ciências com jogos Teaching - Aids and devices Food chains (Ecology) Educação: Métodos e Técnicas de Ensino Teixeira, Diana Maria Campos Jogos pedagógicos: uma proposta didática no ensino de ciências |
description |
In addressing the content food chain and the relationships among living things verified the effectiveness of educational games as pedagogical material, with the aim of making a didactic material generated by reusing recyclable materials in the school environment, reflecting learning in the classroom lesson in the discipline of science, besides contributing to the collection of play materials for use in the games room of the school. The research was conducted in the State College Carlos Drummond de Andrade with students from 6th grade; grades of elementary school, Foz do Iguaçu / Paraná, covering a total of 70 students. This research was qualitative and the method of training activity is highlighted by the game-didactic education, the importance of which is in the process of learning sciences students. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Teixeira, Diana Maria Campos |
author_sort |
Teixeira, Diana Maria Campos |
title |
Jogos pedagógicos: uma proposta didática no ensino de ciências |
title_short |
Jogos pedagógicos: uma proposta didática no ensino de ciências |
title_full |
Jogos pedagógicos: uma proposta didática no ensino de ciências |
title_fullStr |
Jogos pedagógicos: uma proposta didática no ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
Jogos pedagógicos: uma proposta didática no ensino de ciências |
title_sort |
jogos pedagógicos: uma proposta didática no ensino de ciências |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
TEIXEIRA, Diana Maria Campos. Jogos pedagógicos: uma proposta didática no ensino de ciências. 2012. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20699 |
_version_ |
1805311363027828736 |
score |
10,814766 |