Jogos pedagógicos: uma proposta didática no ensino de ciências

In addressing the content food chain and the relationships among living things verified the effectiveness of educational games as pedagogical material, with the aim of making a didactic material generated by reusing recyclable materials in the school environment, reflecting learning in the classroom...

ver descrição completa

Autor principal: Teixeira, Diana Maria Campos
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20699
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20699
recordtype dspace
spelling riut-1-206992020-11-24T14:09:13Z Jogos pedagógicos: uma proposta didática no ensino de ciências Teixeira, Diana Maria Campos Periotto, Fernando Jogos educativos Jogos no ensino de ciências Ensino - Meios auxiliares Cadeias alimentares (Ecologia) Educational games Ensino de ciências com jogos Teaching - Aids and devices Food chains (Ecology) Educação: Métodos e Técnicas de Ensino In addressing the content food chain and the relationships among living things verified the effectiveness of educational games as pedagogical material, with the aim of making a didactic material generated by reusing recyclable materials in the school environment, reflecting learning in the classroom lesson in the discipline of science, besides contributing to the collection of play materials for use in the games room of the school. The research was conducted in the State College Carlos Drummond de Andrade with students from 6th grade; grades of elementary school, Foz do Iguaçu / Paraná, covering a total of 70 students. This research was qualitative and the method of training activity is highlighted by the game-didactic education, the importance of which is in the process of learning sciences students. A presente pesquisa tem o objetivo de confeccionar um material didático gerado através da reutilização de materiais recicláveis no ambiente escolar, refletindo o aprendizado em sala de aula na disciplina de ciências, além da contribuir com a coleção de materiais lúdicos para utilização na sala de jogos da escola. A pesquisa foi realizada no Colégio Estadual Carlos Drummond de Andrade com alunos do 6º anos, séries finais do ensino Fundamental, Foz do Iguaçu / Paraná, abrangendo um total de 70 alunos. A presente pesquisa teve cunho qualitativo e o método da atividade se destacou pela formação de jogos educativo-didáticos, cuja importância está no processo de aprendizagem de ciências dos educandos na abordagem do conteúdo cadeia alimentar e as relações entre os seres vivos. 2020-11-24T14:09:12Z 2020-11-24T14:09:12Z 2013-04-04 specializationThesis TEIXEIRA, Diana Maria Campos. Jogos pedagógicos: uma proposta didática no ensino de ciências. 2012. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20699 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Jogos educativos
Jogos no ensino de ciências
Ensino - Meios auxiliares
Cadeias alimentares (Ecologia)
Educational games
Ensino de ciências com jogos
Teaching - Aids and devices
Food chains (Ecology)
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
spellingShingle Jogos educativos
Jogos no ensino de ciências
Ensino - Meios auxiliares
Cadeias alimentares (Ecologia)
Educational games
Ensino de ciências com jogos
Teaching - Aids and devices
Food chains (Ecology)
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
Teixeira, Diana Maria Campos
Jogos pedagógicos: uma proposta didática no ensino de ciências
description In addressing the content food chain and the relationships among living things verified the effectiveness of educational games as pedagogical material, with the aim of making a didactic material generated by reusing recyclable materials in the school environment, reflecting learning in the classroom lesson in the discipline of science, besides contributing to the collection of play materials for use in the games room of the school. The research was conducted in the State College Carlos Drummond de Andrade with students from 6th grade; grades of elementary school, Foz do Iguaçu / Paraná, covering a total of 70 students. This research was qualitative and the method of training activity is highlighted by the game-didactic education, the importance of which is in the process of learning sciences students.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Teixeira, Diana Maria Campos
author_sort Teixeira, Diana Maria Campos
title Jogos pedagógicos: uma proposta didática no ensino de ciências
title_short Jogos pedagógicos: uma proposta didática no ensino de ciências
title_full Jogos pedagógicos: uma proposta didática no ensino de ciências
title_fullStr Jogos pedagógicos: uma proposta didática no ensino de ciências
title_full_unstemmed Jogos pedagógicos: uma proposta didática no ensino de ciências
title_sort jogos pedagógicos: uma proposta didática no ensino de ciências
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation TEIXEIRA, Diana Maria Campos. Jogos pedagógicos: uma proposta didática no ensino de ciências. 2012. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20699
_version_ 1805311363027828736
score 10,814766