O gestor e sua contribuição para a relação ensino-aprendizagem

The current political, scientific and pedagogical context requires managers and the entire school community, a reflection on the educational management and its reflection on the process of teaching and learning. The manager's role should be grounded in the proposal of providing a support admini...

ver descrição completa

Autor principal: Scarpante, Claudinéia Aparecida Pilegi
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20722
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20722
recordtype dspace
spelling riut-1-207222020-11-24T14:11:01Z O gestor e sua contribuição para a relação ensino-aprendizagem Scarpante, Claudinéia Aparecida Pilegi Santos, Ricardo dos Administradores escolares Democracia Ambiente escolar School administrators Democracy School environment Educação: Métodos e Técnicas de Ensino The current political, scientific and pedagogical context requires managers and the entire school community, a reflection on the educational management and its reflection on the process of teaching and learning. The manager's role should be grounded in the proposal of providing a support administrative and / or teaching character to improving the quality of education offered in public schools, with the aim of promoting the development of subjects and proactive participatory. This issue has been a major issue in the struggle of educators in defense of a quality school. The society is not indifferent to the events of the school, which has increasingly expected by an increasingly competent education institution. Thus, this study was subject to understand the contribution of the manager in the teaching-learning process so that the work done in the classroom and the relationships between the people who make up the school really conducive conditions and effective pedagogical actions in the development of educating. To better realization of scientific work, two surveys were conducted: a literature and other means of data collection, using a questionnaire as a resource, which was applied in one of the public schools of the state schools in the city of Londrina. O atual contexto político, científico e pedagógico requer dos gestores e de toda a comunidade escolar, uma reflexão sobre a gestão educacional e seu reflexo sobre o processo de ensino-aprendizagem. O papel do gestor deve estar embasado na proposta de disponibilizar um suporte de caráter administrativo e/ou pedagógico para a melhoria da qualidade do ensino ofertado nas escolas públicas, com o objetivo de promover o desenvolvimento de sujeitos proativos e participativos. Esse assunto tem se constituído uma questão importante na luta de educadores em defesa de uma escola de qualidade. A sociedade não é mais indiferente aos acontecimentos da escola, a qual tem esperado cada vez mais por uma Instituição de Ensino cada vez mais competente. Desta forma , este trabalho teve como temática entender qual a contribuição do gestor no processo de ensino-aprendizagem para que o trabalho realizado em sala de aula e as relações existentes entre as pessoas que compõem a escola realmente propiciem condições e atuações pedagógicas eficazes no desenvolvimento do educando. Para melhor efetivação do trabalho científico, foram realizadas duas pesquisas: uma bibliográfica e outra através de uma pesquisa de campo, utilizando um questionário como recurso, a qual foi aplicada em uma das escolas públicas da rede estadual de ensino do município de Nova Londrina. 2020-11-24T14:11:01Z 2020-11-24T14:11:01Z 2014-12-11 specializationThesis SCARPANTE, Claudinéia Aparecida Pilegi. O gestor e sua contribuição para a relação ensino-aprendizagem. 2014. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20722 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Administradores escolares
Democracia
Ambiente escolar
School administrators
Democracy
School environment
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
spellingShingle Administradores escolares
Democracia
Ambiente escolar
School administrators
Democracy
School environment
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
Scarpante, Claudinéia Aparecida Pilegi
O gestor e sua contribuição para a relação ensino-aprendizagem
description The current political, scientific and pedagogical context requires managers and the entire school community, a reflection on the educational management and its reflection on the process of teaching and learning. The manager's role should be grounded in the proposal of providing a support administrative and / or teaching character to improving the quality of education offered in public schools, with the aim of promoting the development of subjects and proactive participatory. This issue has been a major issue in the struggle of educators in defense of a quality school. The society is not indifferent to the events of the school, which has increasingly expected by an increasingly competent education institution. Thus, this study was subject to understand the contribution of the manager in the teaching-learning process so that the work done in the classroom and the relationships between the people who make up the school really conducive conditions and effective pedagogical actions in the development of educating. To better realization of scientific work, two surveys were conducted: a literature and other means of data collection, using a questionnaire as a resource, which was applied in one of the public schools of the state schools in the city of Londrina.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Scarpante, Claudinéia Aparecida Pilegi
author_sort Scarpante, Claudinéia Aparecida Pilegi
title O gestor e sua contribuição para a relação ensino-aprendizagem
title_short O gestor e sua contribuição para a relação ensino-aprendizagem
title_full O gestor e sua contribuição para a relação ensino-aprendizagem
title_fullStr O gestor e sua contribuição para a relação ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed O gestor e sua contribuição para a relação ensino-aprendizagem
title_sort o gestor e sua contribuição para a relação ensino-aprendizagem
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation SCARPANTE, Claudinéia Aparecida Pilegi. O gestor e sua contribuição para a relação ensino-aprendizagem. 2014. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20722
_version_ 1805315184495951872
score 10,814766