A utilização de recursos educacionais por acadêmicos de licenciatura do curso de ciências biológicas

Biology, in many content, is characterized by its complexity and high degree of abstraction. Why is often taught in a decontextualized and without tools to assist in their understanding. The educational resources are key tools in the teaching of biology because they can participate as facilitators o...

ver descrição completa

Autor principal: Gasques, Luciano Seraphim
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20732
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20732
recordtype dspace
spelling riut-1-207322020-11-24T14:11:52Z A utilização de recursos educacionais por acadêmicos de licenciatura do curso de ciências biológicas Gasques, Luciano Seraphim Periotto, Fernando Ensino - Meios auxiliares Recursos audiovisuais Aprendizagem Teaching - Aids and devices Audio-visual materials Learning Educação: Métodos e Técnicas de Ensino Biology, in many content, is characterized by its complexity and high degree of abstraction. Why is often taught in a decontextualized and without tools to assist in their understanding. The educational resources are key tools in the teaching of biology because they can participate as facilitators of the teaching and learning process. Therefore, this study aimed to investigate the level of knowledge and acceptance of the course graduates degree in Biological Sciences with respect to the use of educational technology in the teaching process as well as its use in teaching practice during the course of the internship. For this purpose, one semi-structured questionnaire was administered to subjects who were willing to participate. The results featured a good acceptance of educational resources, pointing highlight the importance given to audiovisual resources and visit the natural environments. Em muitos conteúdos, a disciplina Biologia é caracterizada por sua complexidade e alto grau de abstração, por vezes é ensinada de forma descontextualizada e sem instrumentos que auxiliem a sua compreensão. Os recursos educacionais são instrumentos importantes no ensino desta disciplina, uma vez que podem participar como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem. Visando lançar luz sobre a utilização destes recursos, este trabalho teve como objetivo averiguar o nível de conhecimento dos formandos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas com relação às condições reais encontrada nas escolas e a sua aceitação com relação à utilização dos recursos educacionais no processo de ensino e a sua utilização na prática docente. Para esse fim utilizamos na pesquisa um questionário semi estruturado que foi aplicado aos sujeitos predefinidos que se dispuseram a participar. Os resultados caracterizaram uma boa aceitação dos recursos educacionais, apontando uma predileção aos recursos audiovisuais e às visitas aos ambientes naturais. 2020-11-24T14:11:52Z 2020-11-24T14:11:52Z 2012-12-14 specializationThesis GASQUES, Luciano Seraphim. A utilização de recursos educacionais por acadêmicos de licenciatura do curso de ciências biológicas. 2012. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20732 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ensino - Meios auxiliares
Recursos audiovisuais
Aprendizagem
Teaching - Aids and devices
Audio-visual materials
Learning
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
spellingShingle Ensino - Meios auxiliares
Recursos audiovisuais
Aprendizagem
Teaching - Aids and devices
Audio-visual materials
Learning
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
Gasques, Luciano Seraphim
A utilização de recursos educacionais por acadêmicos de licenciatura do curso de ciências biológicas
description Biology, in many content, is characterized by its complexity and high degree of abstraction. Why is often taught in a decontextualized and without tools to assist in their understanding. The educational resources are key tools in the teaching of biology because they can participate as facilitators of the teaching and learning process. Therefore, this study aimed to investigate the level of knowledge and acceptance of the course graduates degree in Biological Sciences with respect to the use of educational technology in the teaching process as well as its use in teaching practice during the course of the internship. For this purpose, one semi-structured questionnaire was administered to subjects who were willing to participate. The results featured a good acceptance of educational resources, pointing highlight the importance given to audiovisual resources and visit the natural environments.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Gasques, Luciano Seraphim
author_sort Gasques, Luciano Seraphim
title A utilização de recursos educacionais por acadêmicos de licenciatura do curso de ciências biológicas
title_short A utilização de recursos educacionais por acadêmicos de licenciatura do curso de ciências biológicas
title_full A utilização de recursos educacionais por acadêmicos de licenciatura do curso de ciências biológicas
title_fullStr A utilização de recursos educacionais por acadêmicos de licenciatura do curso de ciências biológicas
title_full_unstemmed A utilização de recursos educacionais por acadêmicos de licenciatura do curso de ciências biológicas
title_sort utilização de recursos educacionais por acadêmicos de licenciatura do curso de ciências biológicas
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation GASQUES, Luciano Seraphim. A utilização de recursos educacionais por acadêmicos de licenciatura do curso de ciências biológicas. 2012. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20732
_version_ 1805315186236588032
score 10,814766