A importância da sala de apoio na aprendizagem: um olhar docente

The present study aimed to verify the benefits of the resource room in the learning process concerning math and Portuguese, the students who attend the 6th grade of elementary school. For this we used the analysis of the documentation relating to the records of the progress of students learning supp...

ver descrição completa

Autor principal: Ribeiro, Márcia Vieira
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20807
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20807
recordtype dspace
spelling riut-1-208072020-11-24T14:19:25Z A importância da sala de apoio na aprendizagem: um olhar docente Ribeiro, Márcia Vieira Santos, Cidmar Ortiz dos Crianças de aprendizagem lenta Rendimento escolar Capacidade de aprendizagem Slow learning children Academic achievement Learning ability Educação: Métodos e Técnicas de Ensino The present study aimed to verify the benefits of the resource room in the learning process concerning math and Portuguese, the students who attend the 6th grade of elementary school. For this we used the analysis of the documentation relating to the records of the progress of students learning support rooms, together with a brief analysis of the current view of 4 teachers, both on students attending the environment, as about the development of system itself. From the data collected, the analysis of reports and research on the perceptions of teachers who work in this field has been possible to explain the relevance of the existence of support rooms with regard to aid learning quality of students or the inefficiency of the same relative individual pupils, as well as items that are falling short related system, the need for improvement to promote students' learning development. O presente trabalho teve como objetivo verificar os benefícios da sala de apoio no processo de aprendizagem, relativo às disciplinas de matemática e português, dos alunos que cursam o 6º ano do ensino fundamental. Para isso utilizou-se a análise da documentação referente aos registros de evolução dos alunos das Salas de Apoio a Aprendizagem, associada a uma breve análise da visão dos 4 professores vigentes, tanto sobre os alunos que frequentam o ambiente, quanto a respeito do desenvolvimento do sistema em si. A partir dos dados coletados, da análise dos relatórios e pesquisa da percepção dos professores que atuam neste campo foi possível explicitar a relevância da existência das salas de apoio no que diz respeito ao auxílio no aprendizado de qualidade dos alunos ou a ineficiência da mesma em relação a determinados alunos, bem como os pontos que ainda deixam a desejar relacionados ao sistema, a necessidade de melhora para a promoção do desenvolvimento aprendizagem dos alunos. 2020-11-24T14:19:24Z 2020-11-24T14:19:24Z 2013-11-14 specializationThesis RIBEIRO, Márcia Vieira. A importância da sala de apoio na aprendizagem: um olhar docente. 2013. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20807 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Crianças de aprendizagem lenta
Rendimento escolar
Capacidade de aprendizagem
Slow learning children
Academic achievement
Learning ability
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
spellingShingle Crianças de aprendizagem lenta
Rendimento escolar
Capacidade de aprendizagem
Slow learning children
Academic achievement
Learning ability
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
Ribeiro, Márcia Vieira
A importância da sala de apoio na aprendizagem: um olhar docente
description The present study aimed to verify the benefits of the resource room in the learning process concerning math and Portuguese, the students who attend the 6th grade of elementary school. For this we used the analysis of the documentation relating to the records of the progress of students learning support rooms, together with a brief analysis of the current view of 4 teachers, both on students attending the environment, as about the development of system itself. From the data collected, the analysis of reports and research on the perceptions of teachers who work in this field has been possible to explain the relevance of the existence of support rooms with regard to aid learning quality of students or the inefficiency of the same relative individual pupils, as well as items that are falling short related system, the need for improvement to promote students' learning development.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Ribeiro, Márcia Vieira
author_sort Ribeiro, Márcia Vieira
title A importância da sala de apoio na aprendizagem: um olhar docente
title_short A importância da sala de apoio na aprendizagem: um olhar docente
title_full A importância da sala de apoio na aprendizagem: um olhar docente
title_fullStr A importância da sala de apoio na aprendizagem: um olhar docente
title_full_unstemmed A importância da sala de apoio na aprendizagem: um olhar docente
title_sort importância da sala de apoio na aprendizagem: um olhar docente
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation RIBEIRO, Márcia Vieira. A importância da sala de apoio na aprendizagem: um olhar docente. 2013. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20807
_version_ 1805325685444575232
score 10,814766