O contexto da educação física para pessoas com deficiência física: a paralisia cerebral

This work was to analyze the thematic context of Physical Education for Persons with physical disabilities, specifically cerebral palsy, seeing its benefits and emphasizing the importance of physical activity for these students. A survey of teachers working in this area was also relevant in search t...

ver descrição completa

Autor principal: Baruzzi, Gislaine Aparecida Muccio
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20812
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20812
recordtype dspace
spelling riut-1-208122020-11-24T14:20:00Z O contexto da educação física para pessoas com deficiência física: a paralisia cerebral Baruzzi, Gislaine Aparecida Muccio Santos, Ricardo dos Educação especial Educação física para deficientes Exercícios físicos Special education Physical education for people with disabilities Exercise Educação: Métodos e Técnicas de Ensino This work was to analyze the thematic context of Physical Education for Persons with physical disabilities, specifically cerebral palsy, seeing its benefits and emphasizing the importance of physical activity for these students. A survey of teachers working in this area was also relevant in search to check how is the practice for these students as well as their physical condition and also the difficulties faced by these professionals in minister's activities, when the moving object of study Physical Education becomes restricted mostly. Thus, with a theoretical study of the terms that fit this theme and then a search field using a semi-structured questionnaire, the research took place, which certainly comes from meeting the needs of professionals in embedded Physical Education Special Education and working directly with these students. Este trabalho teve como temática analisar o contexto da Educação Física para Pessoas com deficiência física, especificamente a Paralisia Cerebral, vislumbrando seus benefícios e enfatizando a importância da atividade física para esses alunos. Um levantamento realizado com os professores atuantes nesta área também foi pertinente em busca de verificar como se dá a prática para esses alunos, bem como suas condições físicas e também as dificuldades enfrentadas por esses profissionais em ministrarem as atividades, quando o movimento, objeto de estudo da Educação Física, se torna restrito na maioria das vezes. Assim, com um estudo teórico dos termos que cabem a este tema e posteriormente uma busca em campo através de um questionário semi-estruturado, realizou-se a pesquisa, que certamente vem de encontro com as necessidades dos profissionais da Educação Física inseridos na Educação Especial e que trabalham diretamente com esses alunos. 2020-11-24T14:19:59Z 2020-11-24T14:19:59Z 2013-11-30 specializationThesis BARUZZI, Gislaine Aparecida Muccio. O contexto da educação física para pessoas com deficiência física: a paralisia cerebral. 2013. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20812 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Educação especial
Educação física para deficientes
Exercícios físicos
Special education
Physical education for people with disabilities
Exercise
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
spellingShingle Educação especial
Educação física para deficientes
Exercícios físicos
Special education
Physical education for people with disabilities
Exercise
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
Baruzzi, Gislaine Aparecida Muccio
O contexto da educação física para pessoas com deficiência física: a paralisia cerebral
description This work was to analyze the thematic context of Physical Education for Persons with physical disabilities, specifically cerebral palsy, seeing its benefits and emphasizing the importance of physical activity for these students. A survey of teachers working in this area was also relevant in search to check how is the practice for these students as well as their physical condition and also the difficulties faced by these professionals in minister's activities, when the moving object of study Physical Education becomes restricted mostly. Thus, with a theoretical study of the terms that fit this theme and then a search field using a semi-structured questionnaire, the research took place, which certainly comes from meeting the needs of professionals in embedded Physical Education Special Education and working directly with these students.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Baruzzi, Gislaine Aparecida Muccio
author_sort Baruzzi, Gislaine Aparecida Muccio
title O contexto da educação física para pessoas com deficiência física: a paralisia cerebral
title_short O contexto da educação física para pessoas com deficiência física: a paralisia cerebral
title_full O contexto da educação física para pessoas com deficiência física: a paralisia cerebral
title_fullStr O contexto da educação física para pessoas com deficiência física: a paralisia cerebral
title_full_unstemmed O contexto da educação física para pessoas com deficiência física: a paralisia cerebral
title_sort o contexto da educação física para pessoas com deficiência física: a paralisia cerebral
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation BARUZZI, Gislaine Aparecida Muccio. O contexto da educação física para pessoas com deficiência física: a paralisia cerebral. 2013. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20812
_version_ 1805323123756630016
score 10,814766