O uso da brinquedoteca no processo de ensino aprendizagem: “uma reflexão sobre a prática docente que considere a ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental”

This work had as thematic the use of the brinquedoteca in the education process learning “a reflection on the practical professor who considers the ludicidade in the initial years of basic education”, analyzed under the perspective of the proposal of Catherine Lives, Kleiman, Magda Soares, amongst o...

ver descrição completa

Autor principal: Oliveira, Lidiana de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20819
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20819
recordtype dspace
spelling riut-1-208192021-12-10T21:27:53Z O uso da brinquedoteca no processo de ensino aprendizagem: “uma reflexão sobre a prática docente que considere a ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental” Oliveira, Lidiana de Aprigio, Antonio Brinquedotecas Educação afetiva Professores e alunos Toy lending libraries Affective education Teacher-student relationships Educação: Métodos e Técnicas de Ensino This work had as thematic the use of the brinquedoteca in the education process learning “a reflection on the practical professor who considers the ludicidade in the initial years of basic education”, analyzed under the perspective of the proposal of Catherine Lives, Kleiman, Magda Soares, amongst other scholars in education. With the objective to rethink on the joint between playing and learning in a playful perspective in the pedagogical work mediating to the construction of the knowledge of the Written System Alphabetical, in the agreement of that a optics that the learnings can be stimulated in situations and uses of toys, as well as listing some activities that explore the ludicidade that relates the brinquedoteca. In intention to make possible a script of procedures that favors the four axles of the Portuguese Language; the Orality, the Linguística Analysis, the production and the reading, in the perspective of the letramento. Thus, in the perspective of the playful one in the alfabetização process, we perceive that many professors find resistance in relation to the practical one of playful activities, the same ones confuse the concept of authors who define playing well. Este trabalho teve como temática o uso da brinquedoteca no processo de ensino aprendizagem– “Uma reflexão sobre a prática docente que considere a ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental”, analisado sob a perspectiva da proposta de Catarina Moro, Kleiman, Magda Soares, dentre outros estudiosos em educação. Com o objetivo de repensar sobre a articulação entre o brincar e o aprender numa perspectiva lúdica no trabalho pedagógico mediando à construção do conhecimento do Sistema Escrito Alfabético, no entendimento de que uma ótica que as aprendizagens podem ser estimuladas em situações e usos de brinquedos, bem como listar algumas atividades que explorem a ludicidade que relacione a brinquedoteca. No intuito de possibilitar um roteiro de procedimentos que favoreça os quatro eixos da Língua portuguesa; a Oralidade, a Análise Linguística, a produção e a leitura, na perspectiva do letramento. Assim, na perspectiva do lúdico no processo de alfabetização, percebemos que muitos professores encontram resistência em relação à prática de atividades lúdicas, os mesmos confundem o conceito de autores que definem bem o brincar. 2020-11-24T14:20:50Z 2020-11-24T14:20:50Z 2013-12-06 specializationThesis OLIVEIRA, Lidiana de. O uso da brinquedoteca no processo de ensino aprendizagem: “uma reflexão sobre a prática docente que considere a ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental”. 2013. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20819 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Brinquedotecas
Educação afetiva
Professores e alunos
Toy lending libraries
Affective education
Teacher-student relationships
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
spellingShingle Brinquedotecas
Educação afetiva
Professores e alunos
Toy lending libraries
Affective education
Teacher-student relationships
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
Oliveira, Lidiana de
O uso da brinquedoteca no processo de ensino aprendizagem: “uma reflexão sobre a prática docente que considere a ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental”
description This work had as thematic the use of the brinquedoteca in the education process learning “a reflection on the practical professor who considers the ludicidade in the initial years of basic education”, analyzed under the perspective of the proposal of Catherine Lives, Kleiman, Magda Soares, amongst other scholars in education. With the objective to rethink on the joint between playing and learning in a playful perspective in the pedagogical work mediating to the construction of the knowledge of the Written System Alphabetical, in the agreement of that a optics that the learnings can be stimulated in situations and uses of toys, as well as listing some activities that explore the ludicidade that relates the brinquedoteca. In intention to make possible a script of procedures that favors the four axles of the Portuguese Language; the Orality, the Linguística Analysis, the production and the reading, in the perspective of the letramento. Thus, in the perspective of the playful one in the alfabetização process, we perceive that many professors find resistance in relation to the practical one of playful activities, the same ones confuse the concept of authors who define playing well.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Oliveira, Lidiana de
author_sort Oliveira, Lidiana de
title O uso da brinquedoteca no processo de ensino aprendizagem: “uma reflexão sobre a prática docente que considere a ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental”
title_short O uso da brinquedoteca no processo de ensino aprendizagem: “uma reflexão sobre a prática docente que considere a ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental”
title_full O uso da brinquedoteca no processo de ensino aprendizagem: “uma reflexão sobre a prática docente que considere a ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental”
title_fullStr O uso da brinquedoteca no processo de ensino aprendizagem: “uma reflexão sobre a prática docente que considere a ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental”
title_full_unstemmed O uso da brinquedoteca no processo de ensino aprendizagem: “uma reflexão sobre a prática docente que considere a ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental”
title_sort o uso da brinquedoteca no processo de ensino aprendizagem: “uma reflexão sobre a prática docente que considere a ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental”
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation OLIVEIRA, Lidiana de. O uso da brinquedoteca no processo de ensino aprendizagem: “uma reflexão sobre a prática docente que considere a ludicidade nos anos iniciais do ensino fundamental”. 2013. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20819
_version_ 1805308804078764032
score 10,814766