A alfabetização através do uso dos gêneros textuais na Escola Municipal Germana Afonso

This work had as its theme the importance of using different textual genres in literacy of students in the early grades of elementary school, now called the First Cycle or Cycle I. The children of the 1st, 2nd and 3rd years should receive the end of this cycle, a process teaching / learning which en...

ver descrição completa

Autor principal: Nunes, Luciana de Souza Molina
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20824
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20824
recordtype dspace
spelling riut-1-208242020-11-24T14:21:27Z A alfabetização através do uso dos gêneros textuais na Escola Municipal Germana Afonso Nunes, Luciana de Souza Molina Santos, Nelson dos Ensino Leitura - Desenvolvimento Escrita Teaching Development reading Writing Educação: Métodos e Técnicas de Ensino This work had as its theme the importance of using different textual genres in literacy of students in the early grades of elementary school, now called the First Cycle or Cycle I. The children of the 1st, 2nd and 3rd years should receive the end of this cycle, a process teaching / learning which enable them to read, write and understand the literate world around them with mastery and fluency. Until then witness and even witnessed students who can read but do not understand the reading, ie, has the mastery of the written code, but has not developed the ability to understand the languages, the information contained in what you read. In this study it was observed that the use of textual genres explored in a playful way with innovative methodologies and educational activities that encourage students' thinking about the medium of which it is part , brings a consistent learning and an important literary consciousness early in our students , more than learning the writing system, code , signs seize their duties in their daily lives. Este trabalho teve como temática a importância do uso dos diferentes gêneros textuais na alfabetização dos alunos nas séries iniciais do ensino fundamental, hoje denominado de Primeiro ciclo ou Ciclo I. As crianças do 1º, 2º e 3º anos devem receber ao final deste ciclo um processo de ensino/aprendizagem que lhes permitam ler, escrever e perceber o mundo letrado à sua volta com domínio e fluência. Até então presenciávamos e ainda presenciamos alunos que conseguem ler, mas não compreender a leitura, ou seja, tem o domínio do código escrito, mas não desenvolveu a habilidade de entender as linguagens, as informações contidas naquilo que lê. Neste estudo foi possível observar que o uso dos gêneros textuais explorados de forma lúdica, com metodologias inovadoras e atividades pedagógicas que instiguem o pensamento do aluno acerca do meio do qual ele faz parte, traz um aprendizado consistente e uma consciência literária importante desde cedo em nossos alunos que, mais que aprender o sistema escrito, o código, os signos, apreende as funções destes em seu cotidiano. 2020-11-24T14:21:27Z 2020-11-24T14:21:27Z 2014-03-24 specializationThesis NUNES, Luciana de Souza Molina. A alfabetização através do uso dos gêneros textuais na Escola Municipal Germana Afonso. 2013. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20824 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ensino
Leitura - Desenvolvimento
Escrita
Teaching
Development reading
Writing
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
spellingShingle Ensino
Leitura - Desenvolvimento
Escrita
Teaching
Development reading
Writing
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
Nunes, Luciana de Souza Molina
A alfabetização através do uso dos gêneros textuais na Escola Municipal Germana Afonso
description This work had as its theme the importance of using different textual genres in literacy of students in the early grades of elementary school, now called the First Cycle or Cycle I. The children of the 1st, 2nd and 3rd years should receive the end of this cycle, a process teaching / learning which enable them to read, write and understand the literate world around them with mastery and fluency. Until then witness and even witnessed students who can read but do not understand the reading, ie, has the mastery of the written code, but has not developed the ability to understand the languages, the information contained in what you read. In this study it was observed that the use of textual genres explored in a playful way with innovative methodologies and educational activities that encourage students' thinking about the medium of which it is part , brings a consistent learning and an important literary consciousness early in our students , more than learning the writing system, code , signs seize their duties in their daily lives.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Nunes, Luciana de Souza Molina
author_sort Nunes, Luciana de Souza Molina
title A alfabetização através do uso dos gêneros textuais na Escola Municipal Germana Afonso
title_short A alfabetização através do uso dos gêneros textuais na Escola Municipal Germana Afonso
title_full A alfabetização através do uso dos gêneros textuais na Escola Municipal Germana Afonso
title_fullStr A alfabetização através do uso dos gêneros textuais na Escola Municipal Germana Afonso
title_full_unstemmed A alfabetização através do uso dos gêneros textuais na Escola Municipal Germana Afonso
title_sort alfabetização através do uso dos gêneros textuais na escola municipal germana afonso
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation NUNES, Luciana de Souza Molina. A alfabetização através do uso dos gêneros textuais na Escola Municipal Germana Afonso. 2013. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20824
_version_ 1805313457187192832
score 10,814766