Contribuição da afetividade no ensino da matemática na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA)

This work was thematic highlight the contribution of affect in mathematics education in the form of Youth and Adult Education (EJA), noting that the EJA is the emotional bond becomes a fundamental element in the teaching and learning process and students remaining in school. Whereas students EJA com...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Márcia Yuriko Nishimura da
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20831
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20831
recordtype dspace
spelling riut-1-208312020-11-24T14:22:20Z Contribuição da afetividade no ensino da matemática na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA) Silva, Márcia Yuriko Nishimura da Gasparin, Priscila Pigatto Educação afetiva Educação de adultos Aprendizagem de adultos Affective education Adult education Adult learning Educação: Métodos e Técnicas de Ensino This work was thematic highlight the contribution of affect in mathematics education in the form of Youth and Adult Education (EJA), noting that the EJA is the emotional bond becomes a fundamental element in the teaching and learning process and students remaining in school. Whereas students EJA comprise a heterogeneous in terms of age audience, experiences, cultures, different levels of mathematical and scientific knowledge. In this perspective affection arises in the teacher and student as an important tool in motivation, interest in the acquisition of scientific knowledge and learning significantly. To emphasize the affective influences on the teaching and learning of mathematics in EJA process, conducted a qualitative field research with questionnaires for students and professors of mathematics at EJA embodiment, the State Center for Basic Education and Youth Adults from Paranavai (CEEBJA), complemented by a literature review and comparisons with other related articles affectivity. Through the survey it was possible to observe the influence of affective aspects of learning as a key factor in student interest in studying. Highlighting the importance of teachers reflecting on their methodological practice and seek affection as a tool in promoting a favorable environment for learning. Este trabalho teve como temática evidenciar a contribuição da afetividade no ensino da matemática na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), ressaltando que é nesta modalidade que o vínculo afetivo se torna elemento fundamental no processo de ensino e aprendizagem e permanência do aluno na escola. Considerando que os alunos da EJA são compostos por um público heterogêneo em termos de faixa etária, vivências, culturas, níveis diferentes de conhecimentos matemáticos e científicos. Nesta perspectiva surge a afetividade na relação professor e aluno como ferramenta importante na motivação, no interesse pela aquisição do conhecimento científico e da aprendizagem de maneira significativa. Para salientar que a afetividade influencia no processo de ensino e aprendizagem da matemática na EJA, realizou-se pesquisa qualitativa de campo, com aplicação de questionários para alunos e professores da disciplina de matemática na modalidade EJA, do Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos de Paranavaí (CEEBJA), complementando com revisão bibliográfica e comparações com outros artigos relacionados à afetividade. Através da pesquisa realizada foi possível observar a influência dos aspectos afetivos na aprendizagem como fator fundamental no interesse do aluno prosseguir os estudos. Evidenciando a importância de o professor refletir sobre sua prática metodológica e buscar a afetividade como instrumento na promoção de um ambiente favorável a aprendizagem. 2020-11-24T14:22:19Z 2020-11-24T14:22:19Z 2013-11-30 specializationThesis SILVA, Márcia Yuriko Nishimura da. Contribuição da afetividade no ensino da matemática na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA). 2013. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20831 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Educação afetiva
Educação de adultos
Aprendizagem de adultos
Affective education
Adult education
Adult learning
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
spellingShingle Educação afetiva
Educação de adultos
Aprendizagem de adultos
Affective education
Adult education
Adult learning
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
Silva, Márcia Yuriko Nishimura da
Contribuição da afetividade no ensino da matemática na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA)
description This work was thematic highlight the contribution of affect in mathematics education in the form of Youth and Adult Education (EJA), noting that the EJA is the emotional bond becomes a fundamental element in the teaching and learning process and students remaining in school. Whereas students EJA comprise a heterogeneous in terms of age audience, experiences, cultures, different levels of mathematical and scientific knowledge. In this perspective affection arises in the teacher and student as an important tool in motivation, interest in the acquisition of scientific knowledge and learning significantly. To emphasize the affective influences on the teaching and learning of mathematics in EJA process, conducted a qualitative field research with questionnaires for students and professors of mathematics at EJA embodiment, the State Center for Basic Education and Youth Adults from Paranavai (CEEBJA), complemented by a literature review and comparisons with other related articles affectivity. Through the survey it was possible to observe the influence of affective aspects of learning as a key factor in student interest in studying. Highlighting the importance of teachers reflecting on their methodological practice and seek affection as a tool in promoting a favorable environment for learning.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Silva, Márcia Yuriko Nishimura da
author_sort Silva, Márcia Yuriko Nishimura da
title Contribuição da afetividade no ensino da matemática na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA)
title_short Contribuição da afetividade no ensino da matemática na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA)
title_full Contribuição da afetividade no ensino da matemática na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA)
title_fullStr Contribuição da afetividade no ensino da matemática na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA)
title_full_unstemmed Contribuição da afetividade no ensino da matemática na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA)
title_sort contribuição da afetividade no ensino da matemática na modalidade de educação de jovens e adultos (eja)
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation SILVA, Márcia Yuriko Nishimura da. Contribuição da afetividade no ensino da matemática na modalidade de educação de jovens e adultos (EJA). 2013. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20831
_version_ 1805318658832990208
score 10,814766