Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade na educação infantil: um estudo de caso

This work was the study of the subject with attention deficit disorder ( ADHD ) in children's education, hoping to understand this disorder that appears not only by the" lack of standing" of the child but also in their movements towards objects and his own body. The work was developed...

ver descrição completa

Autor principal: Souza, Lucimar Pereira de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20841
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20841
recordtype dspace
spelling riut-1-208412020-11-24T14:23:35Z Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade na educação infantil: um estudo de caso Souza, Lucimar Pereira de Obana, João Enzio Gomes Inclusão escolar Estratégias de aprendizagem Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade Mainstreaming in education Learning strategies Attention-deficit hyperactivity disorder Educação: Métodos e Técnicas de Ensino This work was the study of the subject with attention deficit disorder ( ADHD ) in children's education, hoping to understand this disorder that appears not only by the" lack of standing" of the child but also in their movements towards objects and his own body. The work was developed through a descriptive literature review and a case study, with a note held in the classroom of a student who showed symptoms of the disorder, attention deficit hyperactivity disorder. The central objective of this study was to elucidate the disorder and attention deficit hyperactivity disorder and understand their pedagogical implications and proposes ways to aid the teacher, trying to define ADHD as well as its characteristics and possible causes, informing teachers possible symptoms a child in kindergarten may present as ADHD and even collaborating with some suggestions of how early childhood teachers can deal with ADHD. Before the finished work, we conclude that the teacher plays an essential role in the learning process and the mental health of the student with ADHD and needs to be worked and permanently oriented so that they can go developing their skills to do a good job. Este trabalho teve como temática o estudo sobre ao transtorno com déficit de atenção (TDAH) na educação infantil, na intenção de compreender esse distúrbio que não aparece apenas pela “falta de parada” da criança mas também nos seus movimentos em direção aos objetos e do seu próprio corpo. O trabalho foi desenvolvido através de uma pesquisa bibliográfica descritiva e um estudo de caso, sendo realizada uma observação em sala de aula de um aluno que apresentou sintomas do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. O objetivo central deste trabalho foi o de elucidar o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e entender suas implicações pedagógicas, propondo formas de auxilio ao professor, buscando definir o TDAH, bem como suas características e possíveis causas, informando os professores os possíveis sintomas que uma criança na educação infantil possa apresentar quanto ao TDAH e ainda colaborando com algumas sugestões de como os professores de educação infantil podem lidar com o TDAH. Diante do trabalho finalizado, podemos concluir que o professor tem papel fundamental no processo de aprendizagem e na saúde mental do aluno com TDAH e precisa ser trabalhado e orientado permanentemente para que possam ir desenvolvendo suas competências para realizar um bom trabalho. 2020-11-24T14:23:35Z 2020-11-24T14:23:35Z 2014-03-26 specializationThesis SOUZA, Lucimar Pereira de. Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade na educação infantil: um estudo de caso. 2014. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20841 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Inclusão escolar
Estratégias de aprendizagem
Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade
Mainstreaming in education
Learning strategies
Attention-deficit hyperactivity disorder
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
spellingShingle Inclusão escolar
Estratégias de aprendizagem
Distúrbio do déficit de atenção com hiperatividade
Mainstreaming in education
Learning strategies
Attention-deficit hyperactivity disorder
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
Souza, Lucimar Pereira de
Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade na educação infantil: um estudo de caso
description This work was the study of the subject with attention deficit disorder ( ADHD ) in children's education, hoping to understand this disorder that appears not only by the" lack of standing" of the child but also in their movements towards objects and his own body. The work was developed through a descriptive literature review and a case study, with a note held in the classroom of a student who showed symptoms of the disorder, attention deficit hyperactivity disorder. The central objective of this study was to elucidate the disorder and attention deficit hyperactivity disorder and understand their pedagogical implications and proposes ways to aid the teacher, trying to define ADHD as well as its characteristics and possible causes, informing teachers possible symptoms a child in kindergarten may present as ADHD and even collaborating with some suggestions of how early childhood teachers can deal with ADHD. Before the finished work, we conclude that the teacher plays an essential role in the learning process and the mental health of the student with ADHD and needs to be worked and permanently oriented so that they can go developing their skills to do a good job.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Souza, Lucimar Pereira de
author_sort Souza, Lucimar Pereira de
title Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade na educação infantil: um estudo de caso
title_short Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade na educação infantil: um estudo de caso
title_full Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade na educação infantil: um estudo de caso
title_fullStr Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade na educação infantil: um estudo de caso
title_full_unstemmed Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade na educação infantil: um estudo de caso
title_sort transtorno de déficit de atenção com hiperatividade na educação infantil: um estudo de caso
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation SOUZA, Lucimar Pereira de. Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade na educação infantil: um estudo de caso. 2014. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20841
_version_ 1805302121791225856
score 10,814766