Os gêneros textuais e sua abordagem no livro didático de língua portuguesa

The textbook is the material, theoretically, more used by the teacher in the classroom. Therefore deserves to be the subject of constant discussion. Moreover, it is necessary to meet current education proposals. Currently, with regard to the teaching of Portuguese language is the orientation for the...

ver descrição completa

Autor principal: Matos, Tatiane Louise Torres
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20874
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20874
recordtype dspace
spelling riut-1-208742020-11-24T14:28:00Z Os gêneros textuais e sua abordagem no livro didático de língua portuguesa Matos, Tatiane Louise Torres Ribeiro, Janete Santa Maria Livros didáticos Estratégias de aprendizagem Gêneros literários Textbooks Learning strategies Literary form Educação: Métodos e Técnicas de Ensino The textbook is the material, theoretically, more used by the teacher in the classroom. Therefore deserves to be the subject of constant discussion. Moreover, it is necessary to meet current education proposals. Currently, with regard to the teaching of Portuguese language is the orientation for the work is done based on text genres. In this sense, this research want to understand the importance of working with text genres observing how the proposal is being used in the classroom through teaching materials adopted. Whereas it is extremely important to use the textual diversity in classroom, for connections between the discursive activities proposed by the school and student life in society, recognizes, the use of diverse text genres as way of bringing the unique situations of student productions of oral and written texts, effectively contributing to the meaningful learning of reading practice, production and comprehension. Working with text genres is an excellent opportunity to deal with language in its different uses in everyday life. This trend through education aims to propose, so that students can find meaning in the study of language. O livro didático é o material, em tese, mais utilizado pelo professor em sala de aula. Assim sendo, merece ser objeto de constante reflexão. Além disso, é necessário que atenda às propostas pedagógicas vigentes. Na atualidade, no que se refere ao ensino de Língua Portuguesa, a orientação é para que o trabalho se realize com base nos gêneros textuais. Nesse sentido, essa pesquisa, tem como finalidade compreender á importância do trabalho com gêneros textuais observando como a proposta está sendo utilizada na sala de aula, através do material didático adotado. Considerando ser de extrema importância a utilização da diversidade textual nas salas de aula, para conexões entre as atividades discursivas propostas pela escola e a vida do aluno na sociedade, reconhece a utilização dos gêneros textuais diversificados como uma forma de aproximar o discente das situações originais de produções de textos orais e escritos, contribuindo efetivamente para o aprendizado significativo da prática de leitura, produção e compreensão. Trabalhar com gêneros textuais é uma excelente oportunidade de se lidar com a língua nos seus mais diversos usos do cotidiano. O ensino, através dessa tendência, tem como finalidade analisar os diferentes propósitos, a fim de que os estudantes possam encontrar sentido no estudo da linguagem. 2020-11-24T14:27:59Z 2020-11-24T14:27:59Z 2014-04-08 specializationThesis MATOS, Tatiane Louise Torres. Os gêneros textuais e sua abordagem no livro didático de língua portuguesa. 2013. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20874 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Livros didáticos
Estratégias de aprendizagem
Gêneros literários
Textbooks
Learning strategies
Literary form
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
spellingShingle Livros didáticos
Estratégias de aprendizagem
Gêneros literários
Textbooks
Learning strategies
Literary form
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
Matos, Tatiane Louise Torres
Os gêneros textuais e sua abordagem no livro didático de língua portuguesa
description The textbook is the material, theoretically, more used by the teacher in the classroom. Therefore deserves to be the subject of constant discussion. Moreover, it is necessary to meet current education proposals. Currently, with regard to the teaching of Portuguese language is the orientation for the work is done based on text genres. In this sense, this research want to understand the importance of working with text genres observing how the proposal is being used in the classroom through teaching materials adopted. Whereas it is extremely important to use the textual diversity in classroom, for connections between the discursive activities proposed by the school and student life in society, recognizes, the use of diverse text genres as way of bringing the unique situations of student productions of oral and written texts, effectively contributing to the meaningful learning of reading practice, production and comprehension. Working with text genres is an excellent opportunity to deal with language in its different uses in everyday life. This trend through education aims to propose, so that students can find meaning in the study of language.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Matos, Tatiane Louise Torres
author_sort Matos, Tatiane Louise Torres
title Os gêneros textuais e sua abordagem no livro didático de língua portuguesa
title_short Os gêneros textuais e sua abordagem no livro didático de língua portuguesa
title_full Os gêneros textuais e sua abordagem no livro didático de língua portuguesa
title_fullStr Os gêneros textuais e sua abordagem no livro didático de língua portuguesa
title_full_unstemmed Os gêneros textuais e sua abordagem no livro didático de língua portuguesa
title_sort os gêneros textuais e sua abordagem no livro didático de língua portuguesa
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation MATOS, Tatiane Louise Torres. Os gêneros textuais e sua abordagem no livro didático de língua portuguesa. 2013. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20874
_version_ 1805307281141661696
score 10,814766