O lúdico como recurso pedagógico no desenvolvimento psicomotor da criança

This work was themed as a study of playfulness as a teaching resource in the psychomotor development of the child. The psychomotor is seen as an instrument to help the child overcome difficulties in the classroom and also provide students with some minimal conditions to achieve good school performan...

ver descrição completa

Autor principal: Orfan, Neusa Maria Marques Nogueira
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20892
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20892
recordtype dspace
spelling riut-1-208922020-11-24T14:30:36Z O lúdico como recurso pedagógico no desenvolvimento psicomotor da criança Orfan, Neusa Maria Marques Nogueira Santos, Ricardo dos Psicologia do movimento Jogos educativos Capacidade motora em crianças Movement, Psychology of Educational games Motor ability in children Educação: Métodos e Técnicas de Ensino This work was themed as a study of playfulness as a teaching resource in the psychomotor development of the child. The psychomotor is seen as an instrument to help the child overcome difficulties in the classroom and also provide students with some minimal conditions to achieve good school performance, helping the child overcome difficulties and inadequacies related to reading and writing in first years of their schooling. The objective of this research was to present the conception about the play as a teaching resource in the development and early learning, reflecting on the play as a pedagogical resource directed to psychomotor development, discussing the importance of psychomotor development of the child and stimulating reflections on the role of the educator in their practice. A pedagogical action is necessary because the school seeks to improve the quality of education by promoting a more meaningful learning. Therefore, a literature search was performed, through books, websites, magazines and seeking knowledge, theoretical foundation aiming to guide the work of professionals who work with school-age children. Este trabalho teve como temática um estudo sobre a ludicidade como recurso pedagógico no desenvolvimento psicomotor da criança. A psicomotricidade é vista como um instrumento capaz de auxiliar a criança a superar dificuldades em sala de aula e também de proporcionar aos alunos algumas condições mínimas para alcançar um bom desempenho escolar, contribuindo para que a criança supere dificuldades e inadaptações relacionadas à leitura e escrita nos primeiros anos de sua escolaridade. O objetivo desta pesquisa foi apresentar a concepção sobre o lúdico como recurso pedagógico no desenvolvimento e na aprendizagem infantil, refletindo sobre o lúdico como recurso pedagógico direcionado ao desenvolvimento psicomotor, discutindo a importância da psicomotricidade no desenvolvimento da criança e estimulando reflexões sobre o papel do educador em sua prática pedagógica. Uma ação pedagógica faz-se necessária, pois a escola busca a melhoraria da qualidade de ensino promovendo uma aprendizagem mais significativa. Portanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, através de livros, sites, revistas e artigos buscando conhecimento, fundamentação teórica objetivando nortear o trabalho de profissionais que atuam com crianças em idade escolar. 2020-11-24T14:30:35Z 2020-11-24T14:30:35Z 2014-03-27 specializationThesis ORFAN, Neusa Maria Marques Nogueira. O lúdico como recurso pedagógico no desenvolvimento psicomotor da criança. 2014. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20892 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Psicologia do movimento
Jogos educativos
Capacidade motora em crianças
Movement, Psychology of
Educational games
Motor ability in children
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
spellingShingle Psicologia do movimento
Jogos educativos
Capacidade motora em crianças
Movement, Psychology of
Educational games
Motor ability in children
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
Orfan, Neusa Maria Marques Nogueira
O lúdico como recurso pedagógico no desenvolvimento psicomotor da criança
description This work was themed as a study of playfulness as a teaching resource in the psychomotor development of the child. The psychomotor is seen as an instrument to help the child overcome difficulties in the classroom and also provide students with some minimal conditions to achieve good school performance, helping the child overcome difficulties and inadequacies related to reading and writing in first years of their schooling. The objective of this research was to present the conception about the play as a teaching resource in the development and early learning, reflecting on the play as a pedagogical resource directed to psychomotor development, discussing the importance of psychomotor development of the child and stimulating reflections on the role of the educator in their practice. A pedagogical action is necessary because the school seeks to improve the quality of education by promoting a more meaningful learning. Therefore, a literature search was performed, through books, websites, magazines and seeking knowledge, theoretical foundation aiming to guide the work of professionals who work with school-age children.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Orfan, Neusa Maria Marques Nogueira
author_sort Orfan, Neusa Maria Marques Nogueira
title O lúdico como recurso pedagógico no desenvolvimento psicomotor da criança
title_short O lúdico como recurso pedagógico no desenvolvimento psicomotor da criança
title_full O lúdico como recurso pedagógico no desenvolvimento psicomotor da criança
title_fullStr O lúdico como recurso pedagógico no desenvolvimento psicomotor da criança
title_full_unstemmed O lúdico como recurso pedagógico no desenvolvimento psicomotor da criança
title_sort o lúdico como recurso pedagógico no desenvolvimento psicomotor da criança
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation ORFAN, Neusa Maria Marques Nogueira. O lúdico como recurso pedagógico no desenvolvimento psicomotor da criança. 2014. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20892
_version_ 1805305939859865600
score 10,814766