O papel do professor de educação física na promoção da saúde de alunos do ensino médio das escolas públicas de Paranavaí - PR

A educação em saúde é o primeiro passo para estimular a Prática de Atividades Física Regular, medidas adotadas para combater o sedentarismo e as condições patológicas decorrente da inatividade física. O processo educativo em saúde é um importante instrumento para diminuir a mortalidade por Doenças C...

ver descrição completa

Autor principal: Assis, Marcelo de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20906
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20906
recordtype dspace
spelling riut-1-209062020-11-24T14:32:43Z O papel do professor de educação física na promoção da saúde de alunos do ensino médio das escolas públicas de Paranavaí - PR Assis, Marcelo de Santos, Ricardo dos Santos, Ricardo dos Santos, Ricardo dos Santos, Ricardo dos Exercícios físicos Atitudes em relação à saúde Estudantes Exercise Health attitudes Students CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO A educação em saúde é o primeiro passo para estimular a Prática de Atividades Física Regular, medidas adotadas para combater o sedentarismo e as condições patológicas decorrente da inatividade física. O processo educativo em saúde é um importante instrumento para diminuir a mortalidade por Doenças Crônicas. Não Transmissíveis (DCNT), sendo o professor de Educação Física o agente promotor e difusor da ideia de um estilo de vida ativo e hábitos saudáveis. O objetivo desse estudo foi analisar os métodos e técnicas utilizando pelos professores de Educação Física do Ensino Médio das escolas da Rede Pública de Paranavaí – PR, para desenvolvera a temática saúde. Essas informações foram coletadas pela aplicação de um questionário com dez questões de múltiplas escolhas, abordando aspectos de formativos, relevância da educação física na escola, conteúdos estruturantes, desenvolvimento da temática saúde, abordagens/tendências metodológicas e recursos metodológicos aplicados em aulas e avaliações. Para isso foi realizado uma pesquisa de campo envolvendo 15 professores que ministra ou ministraram aulas no Ensino Médio. Com resultado da pesquisa, observou- se que a maioria desenvolve a temática saúde escola, porém a prática esportiva ainda é predominante no meio da escolar. Por meio da amostra coletada foi possível observar que os docentes que fizeram especialização da área da saúde, corpo ou aptidão física relacionada á saúde, desenvolvem uma maior desenvolvem uma maior quantidade de assuntos relacionados á saúde e corpo. As tendências/Abordagens utilizadas por eles com maior recorrência foram a Esportivista, Saúde Renovada e os Parâmetros Curriculares Nacionais, respectivamente. O processo avaliativo na escola ocorre por meio de avaliação teóricas práticas e trabalhos em sala ou em casa. De modo geral, a pesquisa revelou que os professores de Educação Física estão desenvolvendo a temática saúde na escola, contribuindo positivamente para o estimulo de hábitos saudáveis e a Prática Regular de Atividade Física. No entanto necessita-se realizar outros estudos de caráter observatório (aulas ministradas) juntamente com uma coleta de medidas antropométrica e anamnese com os alunos, a fim de avaliar se a orientação sobre saúde e a prática de Atividades Físicas está surtindo o efeito desejado sobre mudanças de hábitos e composição corporal. 2020-11-24T14:32:42Z 2020-11-24T14:32:42Z 2015-10-16 specializationThesis ASSIS, Marcelo de. O papel do professor de educação física na promoção da saúde de alunos do ensino médio das escolas públicas de Paranavaí - PR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20906 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Exercícios físicos
Atitudes em relação à saúde
Estudantes
Exercise
Health attitudes
Students
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Exercícios físicos
Atitudes em relação à saúde
Estudantes
Exercise
Health attitudes
Students
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Assis, Marcelo de
O papel do professor de educação física na promoção da saúde de alunos do ensino médio das escolas públicas de Paranavaí - PR
description A educação em saúde é o primeiro passo para estimular a Prática de Atividades Física Regular, medidas adotadas para combater o sedentarismo e as condições patológicas decorrente da inatividade física. O processo educativo em saúde é um importante instrumento para diminuir a mortalidade por Doenças Crônicas. Não Transmissíveis (DCNT), sendo o professor de Educação Física o agente promotor e difusor da ideia de um estilo de vida ativo e hábitos saudáveis. O objetivo desse estudo foi analisar os métodos e técnicas utilizando pelos professores de Educação Física do Ensino Médio das escolas da Rede Pública de Paranavaí – PR, para desenvolvera a temática saúde. Essas informações foram coletadas pela aplicação de um questionário com dez questões de múltiplas escolhas, abordando aspectos de formativos, relevância da educação física na escola, conteúdos estruturantes, desenvolvimento da temática saúde, abordagens/tendências metodológicas e recursos metodológicos aplicados em aulas e avaliações. Para isso foi realizado uma pesquisa de campo envolvendo 15 professores que ministra ou ministraram aulas no Ensino Médio. Com resultado da pesquisa, observou- se que a maioria desenvolve a temática saúde escola, porém a prática esportiva ainda é predominante no meio da escolar. Por meio da amostra coletada foi possível observar que os docentes que fizeram especialização da área da saúde, corpo ou aptidão física relacionada á saúde, desenvolvem uma maior desenvolvem uma maior quantidade de assuntos relacionados á saúde e corpo. As tendências/Abordagens utilizadas por eles com maior recorrência foram a Esportivista, Saúde Renovada e os Parâmetros Curriculares Nacionais, respectivamente. O processo avaliativo na escola ocorre por meio de avaliação teóricas práticas e trabalhos em sala ou em casa. De modo geral, a pesquisa revelou que os professores de Educação Física estão desenvolvendo a temática saúde na escola, contribuindo positivamente para o estimulo de hábitos saudáveis e a Prática Regular de Atividade Física. No entanto necessita-se realizar outros estudos de caráter observatório (aulas ministradas) juntamente com uma coleta de medidas antropométrica e anamnese com os alunos, a fim de avaliar se a orientação sobre saúde e a prática de Atividades Físicas está surtindo o efeito desejado sobre mudanças de hábitos e composição corporal.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Assis, Marcelo de
author_sort Assis, Marcelo de
title O papel do professor de educação física na promoção da saúde de alunos do ensino médio das escolas públicas de Paranavaí - PR
title_short O papel do professor de educação física na promoção da saúde de alunos do ensino médio das escolas públicas de Paranavaí - PR
title_full O papel do professor de educação física na promoção da saúde de alunos do ensino médio das escolas públicas de Paranavaí - PR
title_fullStr O papel do professor de educação física na promoção da saúde de alunos do ensino médio das escolas públicas de Paranavaí - PR
title_full_unstemmed O papel do professor de educação física na promoção da saúde de alunos do ensino médio das escolas públicas de Paranavaí - PR
title_sort o papel do professor de educação física na promoção da saúde de alunos do ensino médio das escolas públicas de paranavaí - pr
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation ASSIS, Marcelo de. O papel do professor de educação física na promoção da saúde de alunos do ensino médio das escolas públicas de Paranavaí - PR. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20906
_version_ 1805305411169943552
score 10,814766