O uso da tecnologia ead no ensino público: uma visão de usuários de um polo do norte pioneiro
Esta pesquisa mostra os caminhos da educação à distância no Brasil e no mundo contemporâneo, abordando desde a criação deste método de ensino até sua utilização nos dias atuais. Hoje a tecnologia da informação foi incorporada e tornou possível a formatação e adaptação dos métodos de educação à distâ...
Autor principal: | Barros, Arnaldo Xavier de |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20928 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-20928 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-209282020-11-24T14:36:11Z O uso da tecnologia ead no ensino público: uma visão de usuários de um polo do norte pioneiro Barros, Arnaldo Xavier de Santos, Ricardo dos Santos, Ricardo dos Santos, Ricardo dos Santos, Ricardo dos Aprendizagem Metodologia Tecnologia educacional Learning Methodology Educational technology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Esta pesquisa mostra os caminhos da educação à distância no Brasil e no mundo contemporâneo, abordando desde a criação deste método de ensino até sua utilização nos dias atuais. Hoje a tecnologia da informação foi incorporada e tornou possível a formatação e adaptação dos métodos de educação à distância ás condições e limitações do aluno, muitos por não se adaptarem ao horário regular para estudar, ou pelas suas localizações, acabam ficando fora do alcance de universidades convencionais. Com a evolução tecnológica ead se tornou uma ferramenta de ensino plenamente viável, tendo em vista que seu lastro de alcance é algo continental, e que permite à instituição de ensino expandir os cursos além das fronteiras sem incorrer nas mesmas limitações de uma instituição convencional, que aplica o ensino apenas em seus limites físicos. O texto explora o método de ensino no contexto geral e ainda observa pormenores em uma unidade de ensino o polo UAB Ibaiti PR, observados números e os dados estatísticos da unidade em questão, reafirmando os resultados práticos apresentados pelo local de pesquisa. Para avaliar o sistema ead foi elaborado um questionário com sete questões, a fim de coletar dados sobre o nível de satisfação dos alunos com a estrutura tecnológica, tutoria, material pedagógico entre outros. O questionário foi aplicado por meio de email e via presencial no polo de Ibaiti, utilizando técnicas de pesquisa de campo, com sete questões avaliando a estrutura do polo ead UAB de Ibaiti. 2020-11-24T14:36:10Z 2020-11-24T14:36:10Z 2015-10-23 specializationThesis BARROS, Arnaldo Xavier de. O uso da tecnologia ead no ensino público: uma visão de usuários de um polo do norte pioneiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20928 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Aprendizagem Metodologia Tecnologia educacional Learning Methodology Educational technology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
spellingShingle |
Aprendizagem Metodologia Tecnologia educacional Learning Methodology Educational technology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Barros, Arnaldo Xavier de O uso da tecnologia ead no ensino público: uma visão de usuários de um polo do norte pioneiro |
description |
Esta pesquisa mostra os caminhos da educação à distância no Brasil e no mundo contemporâneo, abordando desde a criação deste método de ensino até sua utilização nos dias atuais. Hoje a tecnologia da informação foi incorporada e tornou possível a formatação e adaptação dos métodos de educação à distância ás condições e limitações do aluno, muitos por não se adaptarem ao horário regular para estudar, ou pelas suas localizações, acabam ficando fora do alcance de universidades convencionais. Com a evolução tecnológica ead se tornou uma ferramenta de ensino plenamente viável, tendo em vista que seu lastro de alcance é algo continental, e que permite à instituição de ensino expandir os cursos além das fronteiras sem incorrer nas mesmas limitações de uma instituição convencional, que aplica o ensino apenas em seus limites físicos. O texto explora o método de ensino no contexto geral e ainda observa pormenores em uma unidade de ensino o polo UAB Ibaiti PR, observados números e os dados estatísticos da unidade em questão, reafirmando os resultados práticos apresentados pelo local de pesquisa. Para avaliar o sistema ead foi elaborado um questionário com sete questões, a fim de coletar dados sobre o nível de satisfação dos alunos com a estrutura tecnológica, tutoria, material pedagógico entre outros. O questionário foi aplicado por meio de email e via presencial no polo de Ibaiti, utilizando técnicas de pesquisa de campo, com sete questões avaliando a estrutura do polo ead UAB de Ibaiti. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Barros, Arnaldo Xavier de |
author_sort |
Barros, Arnaldo Xavier de |
title |
O uso da tecnologia ead no ensino público: uma visão de usuários de um polo do norte pioneiro |
title_short |
O uso da tecnologia ead no ensino público: uma visão de usuários de um polo do norte pioneiro |
title_full |
O uso da tecnologia ead no ensino público: uma visão de usuários de um polo do norte pioneiro |
title_fullStr |
O uso da tecnologia ead no ensino público: uma visão de usuários de um polo do norte pioneiro |
title_full_unstemmed |
O uso da tecnologia ead no ensino público: uma visão de usuários de um polo do norte pioneiro |
title_sort |
o uso da tecnologia ead no ensino público: uma visão de usuários de um polo do norte pioneiro |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
BARROS, Arnaldo Xavier de. O uso da tecnologia ead no ensino público: uma visão de usuários de um polo do norte pioneiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20928 |
_version_ |
1805302684219080704 |
score |
10,814766 |