O uso da tecnologia ead no ensino público: uma visão de usuários de um polo do norte pioneiro

Esta pesquisa mostra os caminhos da educação à distância no Brasil e no mundo contemporâneo, abordando desde a criação deste método de ensino até sua utilização nos dias atuais. Hoje a tecnologia da informação foi incorporada e tornou possível a formatação e adaptação dos métodos de educação à distâ...

ver descrição completa

Autor principal: Barros, Arnaldo Xavier de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20928
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20928
recordtype dspace
spelling riut-1-209282020-11-24T14:36:11Z O uso da tecnologia ead no ensino público: uma visão de usuários de um polo do norte pioneiro Barros, Arnaldo Xavier de Santos, Ricardo dos Santos, Ricardo dos Santos, Ricardo dos Santos, Ricardo dos Aprendizagem Metodologia Tecnologia educacional Learning Methodology Educational technology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Esta pesquisa mostra os caminhos da educação à distância no Brasil e no mundo contemporâneo, abordando desde a criação deste método de ensino até sua utilização nos dias atuais. Hoje a tecnologia da informação foi incorporada e tornou possível a formatação e adaptação dos métodos de educação à distância ás condições e limitações do aluno, muitos por não se adaptarem ao horário regular para estudar, ou pelas suas localizações, acabam ficando fora do alcance de universidades convencionais. Com a evolução tecnológica ead se tornou uma ferramenta de ensino plenamente viável, tendo em vista que seu lastro de alcance é algo continental, e que permite à instituição de ensino expandir os cursos além das fronteiras sem incorrer nas mesmas limitações de uma instituição convencional, que aplica o ensino apenas em seus limites físicos. O texto explora o método de ensino no contexto geral e ainda observa pormenores em uma unidade de ensino o polo UAB Ibaiti PR, observados números e os dados estatísticos da unidade em questão, reafirmando os resultados práticos apresentados pelo local de pesquisa. Para avaliar o sistema ead foi elaborado um questionário com sete questões, a fim de coletar dados sobre o nível de satisfação dos alunos com a estrutura tecnológica, tutoria, material pedagógico entre outros. O questionário foi aplicado por meio de email e via presencial no polo de Ibaiti, utilizando técnicas de pesquisa de campo, com sete questões avaliando a estrutura do polo ead UAB de Ibaiti. 2020-11-24T14:36:10Z 2020-11-24T14:36:10Z 2015-10-23 specializationThesis BARROS, Arnaldo Xavier de. O uso da tecnologia ead no ensino público: uma visão de usuários de um polo do norte pioneiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20928 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Aprendizagem
Metodologia
Tecnologia educacional
Learning
Methodology
Educational technology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Aprendizagem
Metodologia
Tecnologia educacional
Learning
Methodology
Educational technology
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Barros, Arnaldo Xavier de
O uso da tecnologia ead no ensino público: uma visão de usuários de um polo do norte pioneiro
description Esta pesquisa mostra os caminhos da educação à distância no Brasil e no mundo contemporâneo, abordando desde a criação deste método de ensino até sua utilização nos dias atuais. Hoje a tecnologia da informação foi incorporada e tornou possível a formatação e adaptação dos métodos de educação à distância ás condições e limitações do aluno, muitos por não se adaptarem ao horário regular para estudar, ou pelas suas localizações, acabam ficando fora do alcance de universidades convencionais. Com a evolução tecnológica ead se tornou uma ferramenta de ensino plenamente viável, tendo em vista que seu lastro de alcance é algo continental, e que permite à instituição de ensino expandir os cursos além das fronteiras sem incorrer nas mesmas limitações de uma instituição convencional, que aplica o ensino apenas em seus limites físicos. O texto explora o método de ensino no contexto geral e ainda observa pormenores em uma unidade de ensino o polo UAB Ibaiti PR, observados números e os dados estatísticos da unidade em questão, reafirmando os resultados práticos apresentados pelo local de pesquisa. Para avaliar o sistema ead foi elaborado um questionário com sete questões, a fim de coletar dados sobre o nível de satisfação dos alunos com a estrutura tecnológica, tutoria, material pedagógico entre outros. O questionário foi aplicado por meio de email e via presencial no polo de Ibaiti, utilizando técnicas de pesquisa de campo, com sete questões avaliando a estrutura do polo ead UAB de Ibaiti.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Barros, Arnaldo Xavier de
author_sort Barros, Arnaldo Xavier de
title O uso da tecnologia ead no ensino público: uma visão de usuários de um polo do norte pioneiro
title_short O uso da tecnologia ead no ensino público: uma visão de usuários de um polo do norte pioneiro
title_full O uso da tecnologia ead no ensino público: uma visão de usuários de um polo do norte pioneiro
title_fullStr O uso da tecnologia ead no ensino público: uma visão de usuários de um polo do norte pioneiro
title_full_unstemmed O uso da tecnologia ead no ensino público: uma visão de usuários de um polo do norte pioneiro
title_sort o uso da tecnologia ead no ensino público: uma visão de usuários de um polo do norte pioneiro
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation BARROS, Arnaldo Xavier de. O uso da tecnologia ead no ensino público: uma visão de usuários de um polo do norte pioneiro. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20928
_version_ 1805302684219080704
score 10,814766