A utilização das mídias nas aulas de filosofia no ensino médio

In philosophy classes in most colleges, there is little communication between teacher and students and vice versa. The language as communicative resource, is still limited to the teacher speaks in explanations of classes, and the student to answer questions from the teacher. The written record is th...

ver descrição completa

Autor principal: Oliveira, Keila de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20943
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20943
recordtype dspace
spelling riut-1-209432020-11-24T14:38:38Z A utilização das mídias nas aulas de filosofia no ensino médio Oliveira, Keila de Lima, Ivone Teresinha Carletto Ensino - Meios auxiliares Filosofia Tecnologia Teaching - Aids and devices Philosophy Technology Educação: Métodos e Técnicas de Ensino In philosophy classes in most colleges, there is little communication between teacher and students and vice versa. The language as communicative resource, is still limited to the teacher speaks in explanations of classes, and the student to answer questions from the teacher. The written record is the most used, since the resolution of activity predominates. Other resources, such as music, drama and texts are rarely used in this area of knowledge. Reading, writing and solving activities are considered basic skills for learning philosophy, but if these skills are not developed and strengthened through their approach with other features such as the use of media, the development of philosophical concepts ends up being harmed. This study sought to demonstrate what are the technological resources used in philosophy classes in high school and how these affect the teaching-learning process. Through an exploratory research, this study sought to substantiate the issue at hand, calling the discipline of philosophy to technology media. And, using field research, sought to demonstrate the vision and attitudes of teachers of philosophy regarding the use of media. Nas aulas de Filosofia, na maioria dos colégios, existe pouca comunicação entre professor e alunos e vice-versa. A linguagem, como recurso comunicativo, ainda se limita à fala do professor nas explicações das aulas, e do aluno ao responder às perguntas do professor. O registro escrito é o mais utilizado, uma vez que a resolução de atividades predomina. Outros recursos, como a música, a dramatização e produção de textos são pouco utilizados nesta área do conhecimento. Ler, escrever e resolver atividades são consideradas habilidades básicas para a aprendizagem da filosofia, porém se estas habilidades não são desenvolvidas e fortalecidas por meio de sua aproximação com outros recursos como a utilização das mídias, o desenvolvimento de conceitos filosóficos acaba sendo prejudicado. A presente pesquisa procurou demonstrar quais são os recursos tecnológicos usados nas aulas de filosofia do ensino médio e como estes repercutem no processo ensino-aprendizagem. Através de uma pesquisa exploratória, o presente estudo procurou fundamentar o assunto em questão, ligando a disciplina de Filosofia à tecnologia de mídias. E, utilizando a pesquisa de campo, procurou demonstrar a visão e atitudes de professores de Filosofia com relação à utilização das mídias. 2020-11-24T14:38:37Z 2020-11-24T14:38:37Z 2012-11-23 specializationThesis OLIVEIRA, Keila de. A utilização das mídias nas aulas de filosofia no ensino médio. 2012. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20943 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ensino - Meios auxiliares
Filosofia
Tecnologia
Teaching - Aids and devices
Philosophy
Technology
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
spellingShingle Ensino - Meios auxiliares
Filosofia
Tecnologia
Teaching - Aids and devices
Philosophy
Technology
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
Oliveira, Keila de
A utilização das mídias nas aulas de filosofia no ensino médio
description In philosophy classes in most colleges, there is little communication between teacher and students and vice versa. The language as communicative resource, is still limited to the teacher speaks in explanations of classes, and the student to answer questions from the teacher. The written record is the most used, since the resolution of activity predominates. Other resources, such as music, drama and texts are rarely used in this area of knowledge. Reading, writing and solving activities are considered basic skills for learning philosophy, but if these skills are not developed and strengthened through their approach with other features such as the use of media, the development of philosophical concepts ends up being harmed. This study sought to demonstrate what are the technological resources used in philosophy classes in high school and how these affect the teaching-learning process. Through an exploratory research, this study sought to substantiate the issue at hand, calling the discipline of philosophy to technology media. And, using field research, sought to demonstrate the vision and attitudes of teachers of philosophy regarding the use of media.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Oliveira, Keila de
author_sort Oliveira, Keila de
title A utilização das mídias nas aulas de filosofia no ensino médio
title_short A utilização das mídias nas aulas de filosofia no ensino médio
title_full A utilização das mídias nas aulas de filosofia no ensino médio
title_fullStr A utilização das mídias nas aulas de filosofia no ensino médio
title_full_unstemmed A utilização das mídias nas aulas de filosofia no ensino médio
title_sort utilização das mídias nas aulas de filosofia no ensino médio
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation OLIVEIRA, Keila de. A utilização das mídias nas aulas de filosofia no ensino médio. 2012. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20943
_version_ 1760451331223453696
score 10,966579