Atividades corporais e qualidade de vida: o desafio da educação física atual nas escolas

This work had as its theme the study of bodily activities and quality of life while challenging the current physical education in schools, given that the concepts of discipline gone through many transformations and prints contemporary society needs and values questionable. Currently, the cult of the...

ver descrição completa

Autor principal: Alves, Fabíola Regina de Araújo
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20946
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20946
recordtype dspace
spelling riut-1-209462020-11-24T14:39:08Z Atividades corporais e qualidade de vida: o desafio da educação física atual nas escolas Alves, Fabíola Regina de Araújo Santos, Ricardo dos Saúde Exercícios físicos Educação física Adolescência Nutrição Health Exercise Physical education and training Adolescence Nutrition Educação: Métodos e Técnicas de Ensino This work had as its theme the study of bodily activities and quality of life while challenging the current physical education in schools, given that the concepts of discipline gone through many transformations and prints contemporary society needs and values questionable. Currently, the cult of the body overlaps the needs of practicing exercises only to combat sedentary lifestyle, however, many teens still spend a lot of time without performing physical activities at school giving the mandate to encourage and train young to understand the meaning of physical activities and balanced diet, especially during development. The objective of this study is to present the activities of Physical Education as a relevant factor in the quality of life of the student, meeting the standards of health, physical culture and socialization for both analyzes concepts, motivates leisure activities and socialization, encourages physical activity, enhancing the culture, customs and healthy hygiene habits. The research method is qualiquantitativo and beyond the theoretical research conducted a survey with students from 1st year of high school State Center for Professional Education Manoel Moreira Pena of Foz do Iguaçu. Finally, the study showed that teenagers have enough clarity about the validity of performing exercises to achieve health, this demonstrates that physical education plays its role in enlightening school. Este trabalho teve como tema o estudo das atividades corporais e qualidade de vida enquanto desafio da educação física atual nas escolas, tendo em vista que os conceitos da disciplina passaram por muitas transformações e a sociedade contemporânea imprime valores e necessidades questionáveis. Atualmente, o culto ao corpo se sobrepõe às necessidades de se praticar exercícios somente para combater o sedentarismo, no entanto, muitos adolescentes ainda passam muito tempo sem realizar atividades físicas dando à escola a incumbência de incentivar e formar jovens que compreendam o sentido das atividades físicas e da alimentação equilibrada, principalmente na fase de desenvolvimento. Assim, o objetivo deste estudo foi apresentar as atividades da Educação Física como elemento relevante para a qualidade de vida do educando, atendendo aos padrões de saúde, cultura corporal e socialização, para tanto analisa conceitos, motiva as atividades de lazer e socialização, incentiva a prática de atividade física, valorizando a cultura, os hábitos higiênicos e costumes sadios. O método de pesquisa foi quali-quantitativo e além da pesquisa teórica realizou um questionário com alunos do 1º ano do Ensino Médio do Centro Estadual de Educação Profissional Manoel Moreira Pena de Foz do Iguaçu. Enfim, o estudo mostrou que os adolescentes possuem bastante clareza sobre a validade de se realizar exercícios para se alcançar a saúde, isto demonstra que a educação física cumpre seu papel esclarecedor na escola. 2020-11-24T14:39:07Z 2020-11-24T14:39:07Z 2012-11-24 specializationThesis ALVES, Fabíola Regina de Araújo. Atividades corporais e qualidade de vida: o desafio da educação física atual nas escolas. 2012. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20946 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Saúde
Exercícios físicos
Educação física
Adolescência
Nutrição
Health
Exercise
Physical education and training
Adolescence
Nutrition
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
spellingShingle Saúde
Exercícios físicos
Educação física
Adolescência
Nutrição
Health
Exercise
Physical education and training
Adolescence
Nutrition
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
Alves, Fabíola Regina de Araújo
Atividades corporais e qualidade de vida: o desafio da educação física atual nas escolas
description This work had as its theme the study of bodily activities and quality of life while challenging the current physical education in schools, given that the concepts of discipline gone through many transformations and prints contemporary society needs and values questionable. Currently, the cult of the body overlaps the needs of practicing exercises only to combat sedentary lifestyle, however, many teens still spend a lot of time without performing physical activities at school giving the mandate to encourage and train young to understand the meaning of physical activities and balanced diet, especially during development. The objective of this study is to present the activities of Physical Education as a relevant factor in the quality of life of the student, meeting the standards of health, physical culture and socialization for both analyzes concepts, motivates leisure activities and socialization, encourages physical activity, enhancing the culture, customs and healthy hygiene habits. The research method is qualiquantitativo and beyond the theoretical research conducted a survey with students from 1st year of high school State Center for Professional Education Manoel Moreira Pena of Foz do Iguaçu. Finally, the study showed that teenagers have enough clarity about the validity of performing exercises to achieve health, this demonstrates that physical education plays its role in enlightening school.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Alves, Fabíola Regina de Araújo
author_sort Alves, Fabíola Regina de Araújo
title Atividades corporais e qualidade de vida: o desafio da educação física atual nas escolas
title_short Atividades corporais e qualidade de vida: o desafio da educação física atual nas escolas
title_full Atividades corporais e qualidade de vida: o desafio da educação física atual nas escolas
title_fullStr Atividades corporais e qualidade de vida: o desafio da educação física atual nas escolas
title_full_unstemmed Atividades corporais e qualidade de vida: o desafio da educação física atual nas escolas
title_sort atividades corporais e qualidade de vida: o desafio da educação física atual nas escolas
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation ALVES, Fabíola Regina de Araújo. Atividades corporais e qualidade de vida: o desafio da educação física atual nas escolas. 2012. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20946
_version_ 1805320335562637312
score 10,814766