A Lei 11.645/08 no PPP e PPC do 4º e 5º anos da rede de ensino fundamental de Umuarama
O processo de implementação da lei 11.645/2008 tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena, como conteúdos a serem inseridos em todas as disciplinas do currículo escolar, bem como, discussões pertinentes à educação das relações étnico-raciais. Desta forma, o presente...
Autor principal: | Siqueira, Edivaldo Alves |
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Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20950 |
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Resumo: |
O processo de implementação da lei 11.645/2008 tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena, como conteúdos a serem inseridos em todas as disciplinas do currículo escolar, bem como, discussões pertinentes à educação das relações étnico-raciais. Desta forma, o presente artigo propõe analisar como é trabalhada a temática no projeto ppp e na ppc de história das escolas municipais de umuarama especificamente à questão indígena. A metodologia constitui-se de pesquisa documental, na análise documental do ppp e ppc para ensino de história do 4º e 5º ano relativo ao 2º ciclo do ensino fundamental. Após a leitura e análise dos documentos, a saber: apresentação do ppp; abordagem dos conteúdos da ppc; objetivos; metodologia e avaliação; após realizar a análise verificou-se além de poucas contribuições no que diz respeito à lei 11.645/08 especificamente ao ensino da história e cultura indígena abrangendo a educação das relações étnico-raciais com vistas a combater o preconceito racial, a valorização da diversidade cultural e o respeito às diferenças, também se constataram a padronização e semelhança entre as escolas de seu ppc. |
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