Educação infantil no movimento dos trabalhadores rurais sem terra: a escola do campo em movimento

This study aimed to understand the Early Childhood Education in Movement of Landless Rural Workers - MST, therefore, we conducted a case study in the Municipal School Peasant Chico Mendes in Querência do Norte / PR. One understands that this research Social movements have increasingly claimed by q...

ver descrição completa

Autor principal: Ghellere, Francielle de Camargo
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20957
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20957
recordtype dspace
spelling riut-1-209572020-11-24T14:41:00Z Educação infantil no movimento dos trabalhadores rurais sem terra: a escola do campo em movimento Ghellere, Francielle de Camargo Berghauser, Neron Alipio Cortes Movimentos sociais Educação Política pública Social movements Education Public policy Educação: Métodos e Técnicas de Ensino This study aimed to understand the Early Childhood Education in Movement of Landless Rural Workers - MST, therefore, we conducted a case study in the Municipal School Peasant Chico Mendes in Querência do Norte / PR. One understands that this research Social movements have increasingly claimed by questions such as: access to land, housing, health, education, demonstrations such express the contradictions of political and economic structure of society. The relationship between and the state is characterized by the contradiction of private property and the means of production, which are juxtaposed on human life, from social relations and exploration of the representatives of capital and ownership of the work and the worker. Social movements have a role in public policy claim, and are not immune to the problems that arise within society, expressing the contradictions of the capitalist mode of production amid struggles waged, represent the principles and concepts of law and justice in a class society. Este estudo teve como objetivo compreender a Educação Infantil no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST, para tanto, foi realizado um estudo de caso na Escola Camponesa Municipal Chico Mendes em Querência do Norte/PR. Compreende-se que os movimentos sociais têm cada vez mais reivindicado por questões como: acesso a terra, habitação, saúde, a educação, tais manifestações expressam as contradições da estrutura política e econômica da sociedade. A relação entre movimentos sociais e Estado é marcado pela contradição da propriedade privada e dos meios de produção, as quais se justapõem sobre a vida humana, a partir das relações sociais e da exploração dos representantes do capital e da propriedade sobre o trabalho e o trabalhador. Os movimentos sociais têm papel fundamental na reivindicação por políticas públicas, e não estão imunes aos problemas que surgem no interior da sociedade, expressam as contradições do modo de produção capitalista em meio às lutas travadas, representam os princípios e conceitos do direito e da justiça em uma sociedade de classe. 2020-11-24T14:40:59Z 2020-11-24T14:40:59Z 2012-11-23 specializationThesis GHELLERE, Francielle de Camargo. Educação infantil no movimento dos trabalhadores rurais sem terra: a escola do campo em movimento. 2112. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20957 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Movimentos sociais
Educação
Política pública
Social movements
Education
Public policy
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
spellingShingle Movimentos sociais
Educação
Política pública
Social movements
Education
Public policy
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
Ghellere, Francielle de Camargo
Educação infantil no movimento dos trabalhadores rurais sem terra: a escola do campo em movimento
description This study aimed to understand the Early Childhood Education in Movement of Landless Rural Workers - MST, therefore, we conducted a case study in the Municipal School Peasant Chico Mendes in Querência do Norte / PR. One understands that this research Social movements have increasingly claimed by questions such as: access to land, housing, health, education, demonstrations such express the contradictions of political and economic structure of society. The relationship between and the state is characterized by the contradiction of private property and the means of production, which are juxtaposed on human life, from social relations and exploration of the representatives of capital and ownership of the work and the worker. Social movements have a role in public policy claim, and are not immune to the problems that arise within society, expressing the contradictions of the capitalist mode of production amid struggles waged, represent the principles and concepts of law and justice in a class society.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Ghellere, Francielle de Camargo
author_sort Ghellere, Francielle de Camargo
title Educação infantil no movimento dos trabalhadores rurais sem terra: a escola do campo em movimento
title_short Educação infantil no movimento dos trabalhadores rurais sem terra: a escola do campo em movimento
title_full Educação infantil no movimento dos trabalhadores rurais sem terra: a escola do campo em movimento
title_fullStr Educação infantil no movimento dos trabalhadores rurais sem terra: a escola do campo em movimento
title_full_unstemmed Educação infantil no movimento dos trabalhadores rurais sem terra: a escola do campo em movimento
title_sort educação infantil no movimento dos trabalhadores rurais sem terra: a escola do campo em movimento
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation GHELLERE, Francielle de Camargo. Educação infantil no movimento dos trabalhadores rurais sem terra: a escola do campo em movimento. 2112. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20957
_version_ 1805317900620267520
score 10,814766