Estratégia para o ensino das frações no sexto ano do ensino fundamental

This study aimed to investigate the difficulties presented by 40 students from a public school in the city of Foz do Iguaçu, in relation to the content of the fractions and propose a teaching strategy to try to minimize the difficulties pointed out. Initially, a Diagnostic Assessment, which aimed to...

ver descrição completa

Autor principal: Matioli, Cristiane Elise Reich
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20967
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20967
recordtype dspace
spelling riut-1-209672020-11-24T14:42:44Z Estratégia para o ensino das frações no sexto ano do ensino fundamental Matioli, Cristiane Elise Reich Sehn, Elizandra Matemática - Estudo e ensino Jogos no ensino de matemática Estratégias de aprendizagem Mathematics - Study and teaching Games in mathematics education Learning strategies Educação: Métodos e Técnicas de Ensino This study aimed to investigate the difficulties presented by 40 students from a public school in the city of Foz do Iguaçu, in relation to the content of the fractions and propose a teaching strategy to try to minimize the difficulties pointed out. Initially, a Diagnostic Assessment, which aimed to point out the main difficulties for this content, then the game has been proposed as a mediator strategy to achieve better results in learning of fractions was performed. After using the game the students conducted a new assessment of whether there has been progress in relation to learning this content. The data obtained were very satisfactory, as was proved by the results that the games contributed significantly to the learning of these students. These results concluded that games are a valuable and significant teaching strategy due to its potential for the development of thinking, creativity and autonomy of students. Este trabalho teve como objetivo investigar as dificuldades apresentadas por 40 alunos de uma Escola Pública, no município de Foz do Iguaçu, em relação ao conteúdo das frações, e propor uma estratégia de ensino para tentar minimizar as dificuldades apontadas. Inicialmente foi realizada uma Avaliação Diagnóstica, a qual teve por objetivo apontar as principais dificuldades em relação a este conteúdo, em seguida foi proposto o jogo como estratégia mediadora para alcançar melhores resultados na aprendizagem das frações. Após a utilização do jogo, os alunos realizaram uma nova avaliação para verificar se houve progresso em relação à aprendizagem deste conteúdo. Os dados obtidos foram muito satisfatórios, pois ficou comprovado através dos resultados que os jogos contribuíram significativamente para o aprendizado desses alunos. Estes resultados levam-nos a concluir que os jogos são uma valiosa e expressiva estratégia de ensino devido a sua potencialidade para o desenvolvimento do pensar, da criatividade e autonomia dos alunos. 2020-11-24T14:42:43Z 2020-11-24T14:42:43Z 2014-10-03 specializationThesis MATIOLI, Cristiane Elise Reich. Estratégia para o ensino das frações no sexto ano do ensino fundamental. 2014. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20967 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Matemática - Estudo e ensino
Jogos no ensino de matemática
Estratégias de aprendizagem
Mathematics - Study and teaching
Games in mathematics education
Learning strategies
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
spellingShingle Matemática - Estudo e ensino
Jogos no ensino de matemática
Estratégias de aprendizagem
Mathematics - Study and teaching
Games in mathematics education
Learning strategies
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
Matioli, Cristiane Elise Reich
Estratégia para o ensino das frações no sexto ano do ensino fundamental
description This study aimed to investigate the difficulties presented by 40 students from a public school in the city of Foz do Iguaçu, in relation to the content of the fractions and propose a teaching strategy to try to minimize the difficulties pointed out. Initially, a Diagnostic Assessment, which aimed to point out the main difficulties for this content, then the game has been proposed as a mediator strategy to achieve better results in learning of fractions was performed. After using the game the students conducted a new assessment of whether there has been progress in relation to learning this content. The data obtained were very satisfactory, as was proved by the results that the games contributed significantly to the learning of these students. These results concluded that games are a valuable and significant teaching strategy due to its potential for the development of thinking, creativity and autonomy of students.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Matioli, Cristiane Elise Reich
author_sort Matioli, Cristiane Elise Reich
title Estratégia para o ensino das frações no sexto ano do ensino fundamental
title_short Estratégia para o ensino das frações no sexto ano do ensino fundamental
title_full Estratégia para o ensino das frações no sexto ano do ensino fundamental
title_fullStr Estratégia para o ensino das frações no sexto ano do ensino fundamental
title_full_unstemmed Estratégia para o ensino das frações no sexto ano do ensino fundamental
title_sort estratégia para o ensino das frações no sexto ano do ensino fundamental
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation MATIOLI, Cristiane Elise Reich. Estratégia para o ensino das frações no sexto ano do ensino fundamental. 2014. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20967
_version_ 1805300738197291008
score 10,814766