A importância do brincar na educação infantil para a psicomotricidade: uma pesquisa de campo

This work had as its theme the importance of play in early childhood education for psychomotor and was developed in a classroom of a Maternal II Educational Center of the City of New Hope, Paraná State. The present study was only possible after observing 18 students 02-03 years of above classroom, d...

ver descrição completa

Autor principal: Trombini, Lacir Mendonça
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21008
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21008
recordtype dspace
spelling riut-1-210082020-11-24T14:50:26Z A importância do brincar na educação infantil para a psicomotricidade: uma pesquisa de campo Trombini, Lacir Mendonça Juliano, Joice Maria Maltauro Psicologia do movimento Capacidade motora em crianças Crianças - Desenvolvimento - Testes Movement, Psychology of Motor ability in children Child development - Testing Educação: Métodos e Técnicas de Ensino This work had as its theme the importance of play in early childhood education for psychomotor and was developed in a classroom of a Maternal II Educational Center of the City of New Hope, Paraná State. The present study was only possible after observing 18 students 02-03 years of above classroom, diagnosing so many difficulties of playing in education Psychomotricity, considering that stimulation should happen appropriately before fundamentals of composition emotional, physical and social. He noted that all learners according to age group has the right to a quality education and access to knowledge, for learning to occur it is necessary to observe the different stages of child development, it is important that teachers analyze their pedagogical actions, to act in accordance with the educational requirements of each student. Thus, the study highlighted the students identified the difficulties encountered in the process of motor skills that are essential for the full development of the child and given the theoretical sought subsidies so that these problems were solved, demonstrating the actions that have been used in practice. Este trabalho teve como temática a importância do brincar na educação infantil para a psicomotricidade e foi desenvolvido em uma sala de aula do Maternal II de um Centro Educacional do Município de Nova Esperança, Estado do Paraná. O estudo apresentado só foi possível após observar 18 alunos de 02 a 03 anos da supracitada sala de aula, diagnosticando assim, várias dificuldades do brincar na educação para a Psicomotricidade, levando em consideração que a estimulação deve acontecer de forma apropriada perante bases fundamentais para a composição emocional, física e social. Observou que todos os educandos de acordo com a faixa etária têm direito a uma educação de qualidade e acesso ao conhecimento, pois, para que o aprendizado ocorra é necessário respeitar os diferentes estágios do desenvolvimento infantil, sendo importante que os professores analisem as suas ações pedagógicas, para atuar de acordo com as obrigações educacionais de cada educando. Assim, o estudo em destaque identificou nos alunos as dificuldades encontradas no processo da psicomotricidade que são essenciais para o pleno desenvolvimento da criança e diante da fundamentação teórica buscou subsídios para que esta problemática fosse solucionada, demonstrando as ações que foram utilizadas na prática. 2020-11-24T14:50:25Z 2020-11-24T14:50:25Z 2012-12-01 specializationThesis TROMBINI, Lacir Mendonça. A importância do brincar na educação infantil para a psicomotricidade: uma pesquisa de campo. 2012. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21008 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Psicologia do movimento
Capacidade motora em crianças
Crianças - Desenvolvimento - Testes
Movement, Psychology of
Motor ability in children
Child development - Testing
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
spellingShingle Psicologia do movimento
Capacidade motora em crianças
Crianças - Desenvolvimento - Testes
Movement, Psychology of
Motor ability in children
Child development - Testing
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
Trombini, Lacir Mendonça
A importância do brincar na educação infantil para a psicomotricidade: uma pesquisa de campo
description This work had as its theme the importance of play in early childhood education for psychomotor and was developed in a classroom of a Maternal II Educational Center of the City of New Hope, Paraná State. The present study was only possible after observing 18 students 02-03 years of above classroom, diagnosing so many difficulties of playing in education Psychomotricity, considering that stimulation should happen appropriately before fundamentals of composition emotional, physical and social. He noted that all learners according to age group has the right to a quality education and access to knowledge, for learning to occur it is necessary to observe the different stages of child development, it is important that teachers analyze their pedagogical actions, to act in accordance with the educational requirements of each student. Thus, the study highlighted the students identified the difficulties encountered in the process of motor skills that are essential for the full development of the child and given the theoretical sought subsidies so that these problems were solved, demonstrating the actions that have been used in practice.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Trombini, Lacir Mendonça
author_sort Trombini, Lacir Mendonça
title A importância do brincar na educação infantil para a psicomotricidade: uma pesquisa de campo
title_short A importância do brincar na educação infantil para a psicomotricidade: uma pesquisa de campo
title_full A importância do brincar na educação infantil para a psicomotricidade: uma pesquisa de campo
title_fullStr A importância do brincar na educação infantil para a psicomotricidade: uma pesquisa de campo
title_full_unstemmed A importância do brincar na educação infantil para a psicomotricidade: uma pesquisa de campo
title_sort importância do brincar na educação infantil para a psicomotricidade: uma pesquisa de campo
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation TROMBINI, Lacir Mendonça. A importância do brincar na educação infantil para a psicomotricidade: uma pesquisa de campo. 2012. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21008
_version_ 1805297723507736576
score 10,814766